Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
master225561

PC custo benefício + ddr4 e ssd ?

Recommended Posts

Eae galera, queria a opinião de vocês sobre uma maquina que pretendo montar.

Primeiramente esta maquina será para uso básico, ou seja, paginas web, office, áudios e vídeos, bastante simples, porém tenho algumas limitações como espaço físico e orçamento.

Diante destas informações qual seria minha solução:

Processador intel g4560

placa-mãe h110m-h gigabyte

Memorias Kingston ddr4 2300

ssd wd 120gb 

gabinete Gabinete Sharkoon Micro ATX / Mini ITX CA-M Black

fonte simples

 

O porque destas peças:

Claro que há outros processadores que seriam concorrentes diretos, eu estava entre os processadores fx6300, fx4300, a6 ou a8, ryzen 3 ou o intel dual-core g4560,

finalmente por conta deste gabinete ser bastante compacto, não poderia colocar cpus com alto consumo, como o fx6300 ou fx4300 95w e uma litografia considerada grande para processadores atuais, apesar de eu gostar do desempenho destas cpus, ou seja, estes dois já estão eliminados para esta maquina.

o a6 e o a8 são apus interessantes porém ainda tem a litografia um pouco alta, mas o problema aqui seria que estas ainda trabalham com memorias ddr3 o que não favorece por estas serem apus.

Finalmente sobraram o ryzen 3 e o intel g4560, eu gostaria de tentar o ryzen ele me pareceu interessante, porém ele não vem com uma placa de vídeo onboard e este um dos maiores motivos que fizeram escolher o g4560, pois o custo seria parecido mas qunado eu adiciono a placa ai acaba ficando mais caro.(raramente compro intel por ter um custo absurdo, por este motivo Core i3 e i5 não estão nesta lista) 

 

Alem disso quero falar sobre o porque de usar um ssd, esta maquina seria uma maquina de baixo custo e desempenho, mas queria deixa-la um pouco mais eficiente usando memorias ddr4 e um ssd apenas para o sistema operacional e alguns aquivos pequenos , e os arquivos em sua maioria ficariam em um servidor, creio que estas medidas tornaria este computador muito mais "veloz". (futuramente eu poderia implementar um ldap+samba para criar um servidor de "usuários/dados")

O que vocês acham  ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@master225561 Eu recomendaria o r3;  mas, como você disse que não tem VGA, o g4560 é, sem dúvidas, a melhor opção. Bem melhor que um FX...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o PC será de baixo custo pode muito bem usar DDR3 que ainda tem bom desempenho.DDR4 tem um ganho em consumo de energia, mas só teria sentido para um PC com mais desempenho. Além do mais uma MB com DDR3 tende a ser mais barata.

Quanto ao SSD é recomendável devido ao conforto que dará no boot da máquina e um HD convencional para guardar arquivos está com preços razoáveis.HD+SSD é uma boa.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • galera valeu pelas resposta, @TheSnow então realmente penso dessa forma, eu até gosto da linha fx, mas para este fim não vai ser legal.

    @PedraX, então apesar de ser um pc de baixo custo temos que pensar que esta maquina é para uma empresa e sendo assim, o tempo que a mesma vai durar também influencia muito nas escolhas, com a memoria ddr3 seria sim mais barato.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Em 15/09/2017 às 11:08, PedraX disse:

    uma MB com DDR3 tende a ser mais barata.

    Discordo. A não ser que você compre usada, é difícil achar mobos mais baratas que a h110.

    @master225561 Sim, não faz sentido investir dinheiro em plataformas mortas e antigas. Mesmo sendo para uso básico, plataforma morta é plataforma morta.

    A que você montou vai te dar melhor desempenho e perspectivas para o futuro.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @TheSnow concordo totalmente, porque mais pra frente muito provavelmente terei que dar manutenção nestas maquinas, e pode ser que agora as mobos e memorias ddr3 estejam mais barata mas sabemos que com o passar do tempo este quadro sempre se reverte, ou seja, as peças mais antigas tendem a ter um valor maior por sair de linha.

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×