Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Ulisses Derzevic

Arduino Lcd nao funciona com potenciometro de 10k

Recommended Posts

tenho que montar um controle de temperatura para faculdade, mas comprei um lcd GDM1602B . ja coloquei  mil skets, e spre a mesma coisa, acende, aparece a linha de baixo, so os quadradinhos, mas nao aparece texto, se ligar direto so fica aceso, se ligar com potenciometro de 10k, na regulagem, ele so aparece os tais quadradinhos, Ja pesquisei mil vezes na net, ja fiz de tudo que tem postado, ja inverti pinos, ja chekei toda ligaçao, ja troquei muitas vezes a sket, enfim, na net, tudo que falaram nada resolveu, fiquei sabendo por um colega que tem que aumentar o valor do potenciometro para 50 ou 100k, ja li que colocaram de 5 k e resolveu, Alguem teve o mesmo problema? e por favor nao falem sobre checar pinagem, porque ja fiz e mudei mil vezes, nao e isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mal contato, inversão de pinos normalmente. Mas se for o pino de dados você pode trocá-los via programação mesmo lá na definição que você coloca os números dos pinos. Dá para usar em qualquer ordem os pinos de dados, desde que você os relacione corretamente no programa.  Pino de energia invertidos nem ligaria ou queimaria alguma coisa.

 

O potenciômetro só serve para aumentar o "contraste" se você pode mexer para meio que ficar meio fraco esse quadradinhos (não desaparecer se não aparece nada). 

 

São 4 pinos de dados então são 4*3*2*1= 24 possibilidades... então só inverter uma vez ou duas complica X) Você tem que procurar por tutoriais ou olhar datasheet ou como são conectados esses lcd e como funciona essa biblioteca do lcd... mas eu nunca precisei fazer isso até agora... já que tem farto material na net.

 

Você tem que ver também se você está usando só o LCD ou tem algum decodificador ou plaquinha a mais conectada nesse lcd, normalmente tem um potenciômetro na parte de trás (um smd).

 

 

 

Se possível, já que você tem amigos nessa área, dê para eles testarem... pode ser defeito também... mas isso em último caso.

 

Fora isso poste teu circuito e código aqui para nós olharmos ^^

adicionado 0 minutos depois

circuito em esquema e circuito na protoboard (foto se possível)...

Editado por Bommu Perneta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

resolvi, este lcd gdm1602, so funciona com a biblioteca lcd4bit, tem que colocar ela no arduino, foi assim e so assim que apareceu o texto, 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×