Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalar o Windows 98SE em um dos HDs de um pc novo


Posts recomendados

Galera eu Preciso de ajuda (principalmente daquela galera Old School) pra instalar o win98 no meu pc (relativamente novo) e como o meu pc não tem Floppy e nem Leitor CD/DVD Estou tentando instalar o windows 98SE Pelo pendrive em um HD Samsung 160GB Sata (mas na bios eu deixei o "sata mode" em IDE por causa do Win Xp no outro HD) e como o meu pc tem 3gb de ram, eu vi que preciso adc um código "MaxPhysPage=30000" no system.ini,até aí tudo bem, formatei o pendrive direitinho pra dar boot com Dos e joguei os arquivos do W98 e bootei com o pendrive e mais tarde eu coloquei o comando. só que no inicio ao invés de aparecer "dar boot com suporte a CD" "dar boot sem suporte a Cd" "dar boot disco rigido" só me aparece 2 opções que são referente ao idioma do teclado, eu escolho a opção portugues com "1" e o Dos Cai em "C:\>" eu tentei digitar a letra do pendrive "K:\>" e nada acontece, além de todos os comandos q eu digito no DOS como fdisk,diskpart,help e ajuda não funciona também aparece uma mensagem "Bad Command or File name" o único comando que funciona é o "instalar" (depois de um tempo o comando que usei também não funcionou mais "Edit" C:\Windows\System.ini"...depois de digitar "instalar" no Dos, abre uma tela do ScanDisk,mas um detalhe o instaldor não pergunta qual dos 3 HDs presentes na máquina eu vou instalar o windows) e dps do ScanDisk ele vai pro "Setup Wizard" que pergunta a pasta pra instalr o windows (2opções C:\WINDOWS ou Outra pasta),eu marco a primeira e tranquilo...dps o pc reinicia e continua...eu não lembro ao certo mas foi nas etapas fináis deu uma tela azul (tipo BSOD) escrito q tava dando erro de leitura (eu tenho uma Foto mas eu fui uma anta e esqueci o flash ligado :mad: e no momento o meu cabo usb do celular ta com mal contato, tentarei upar em breve..)e detalhe:dps de tudo eu entrei no windows 7 e percebi q todos os HDs estavam intactos,o instalador não colocou ou removeu nenhum arquivo sequer em nenhum dos 3 HDs '-'.Eu também testei a mesmíssima ISO do win 98 em uma máquina virtual no Virtual Box e funcionou perfeitamente '-'...meu pc tem 3 Hds um com o W7 (500GB)o outro com o Xp(250GB) e o terceiro(160GB) eu quereia colocar o W98 (eu não curto sistemas emulados eu queria instalar de verdade '-'),c eu consegui eu faço um video explicando melhor como consegui e com um agradecimento a vocês <3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com ate 1GB de memoria você pode instalar o win98 e usá-lo sem problemas, passando disto vais receber uma messagem que tem memoria insuficiente.

Tente instala-lo com apenas 1 hd   no pc, no caso o hd em que o win98 vai ser instalado.

Para Gravação tente usar um programa que grave ISO de CD para Pen-Driver, tem vários.

Ex: UltraISO, entre outros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Guina157

 

Tuas memórias, além de serem de alta capacidade, são de arquitetura mais recente.

 

Além disso ainda tem o clock do processador que é muito elevado para os padrões da época e os drivers que o W98 não tem mais para esse hardware daí a tela azul.

eu ja vi nego usando o w98 sem problemas em pcs com 2 gb c de ram, ddr2, c não me engano o pc do cara era um Pentium D q em termos de clock é bem mais elevado que o do meu cpu '-'..eu consegui tirar o aviso simplesmente inserindo o código"MaxPhysPage=30000"  no system.ini,mas agr o comando "edit" não ta funcionando mais... e os drivers, bom eu vi não existem driver da minha placa-mãe para o w98, porém para os chips de rede e audio tem sim!

adicionado 6 minutos depois
7 horas atrás, cristo78 disse:

Com ate 1GB de memoria você pode instalar o win98 e usá-lo sem problemas, passando disto vais receber uma messagem que tem memoria insuficiente.

Tente instala-lo com apenas 1 hd   no pc, no caso o hd em que o win98 vai ser instalado.

Para Gravação tente usar um programa que grave ISO de CD para Pen-Driver, tem vários.

Ex: UltraISO, entre outros.

psé amigo, eu vi q dava pra contornar o problema de memoria adicionando um comando "MaxPhysPage=30000'' no system.ini, porém o setup windows 98 não mostra em qual dos HDs eu quero instalar c eu vou formatar ou criar partição, ele simplesmente instala,e quando eu dou boot em outro SO e olho os HDs todos os arquivos e pastas ainda estão lá, e os comandos q a galera dos tutoriais usaram no MS-DOS simplesmente não funcionam,quando eu os digito aparece a seguinte mensagem no console do DOS: "BAD COMMAND OR FILE NAME" '-' Obs: eu utilizei o meu pendrive é um Kingston DT101 G2 4GB e eu utilizei o Rufus Para formata-lo em fat 32 e tentei as 2 opções (DOS e FREE DOS) e joguei a os arquivos da ISO no pendrive (quando eu tento colocar a iso no pendrive pelo rufus ele diz q a iso não tem suporte a inicialização do rufus (o mesmo acontece com a iso do windows xp x64 mas não com a do Windows 7),mas eu não entendi a parte "grave iso de cd para pen-drive" é para simulador um Cd no pendrive? poderia explicar? :),seria possivel adicionar os driver USB do windows 98 pelo nLite? igual a galera faz com os drivers sata no windows Xp? obrigado

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Guina157 disse:

eu ja vi nego usando o w98 sem problemas em pcs com 2 gb c de ram, ddr2, c não me engano o pc do cara era um Pentium D q em termos de clock é bem mais elevado que o do meu cpu '-'..eu consegui tirar o aviso simplesmente inserindo o código"MaxPhysPage=30000"  no system.ini,mas agr o comando "edit" não ta funcionando mais... e os drivers, bom eu vi não existem driver da minha placa-mãe para o w98, porém para os chips de rede e audio tem sim!

adicionado 6 minutos depois

psé amigo, eu vi q dava pra contornar o problema de memoria adicionando um comando "MaxPhysPage=30000'' no system.ini, porém o setup windows 98 não mostra em qual dos HDs eu quero instalar c eu vou formatar ou criar partição, ele simplesmente instala,e quando eu dou boot em outro SO e olho os HDs todos os arquivos e pastas ainda estão lá, e os comandos q a galera dos tutoriais usaram no MS-DOS simplesmente não funcionam,quando eu os digito aparece a seguinte mensagem no console do DOS: "BAD COMMAND OR FILE NAME" '-' Obs: eu utilizei o meu pendrive é um Kingston DT101 G2 4GB e eu utilizei o Rufus Para formata-lo em fat 32 e tentei as 2 opções (DOS e FREE DOS) e joguei a os arquivos da ISO no pendrive (quando eu tento colocar a iso no pendrive pelo rufus ele diz q a iso não tem suporte a inicialização do rufus (o mesmo acontece com a iso do windows xp x64 mas não com a do Windows 7),mas eu não entendi a parte "grave iso de cd para pen-drive" é para simulador um Cd no pendrive? poderia explicar? :),seria possivel adicionar os driver USB do windows 98 pelo nLite? igual a galera faz com os drivers sata no windows Xp? obrigado

 

 

Quando eu citei, "Para Gravação tente usar um programa que grave ISO de CD para Pen-Driver, tem vários".

Ex: UltraISO, entre outros.

Foi exatamente isso dei como exemplo o UltraISO pois ele faz exatamente isso, que é gravar uma imagem ISO em um pendrive como se fosse um CD.

 

Pois pelo que vi no seu caso não podes utilizar um gravador de CD ou DVD, (se bem que poderias utilizar um adaptador de SATA para USB, que na minha opinião é ótimo, pois utilizo quando preciso)

 

Mas o processo de gravar a imagem ISO no Pendrive também funciona pois já utilizei varias vezes, só por questão de gosto e praticidade prefiro o adaptador (Sata para USB).

 

Quanto a adicionar drives sim é possível, mais não tentei nem me interesso pela complicação.

Se for possível, sugiro que depois de formatar a unidade c: crie uma pasta com o nome win98 nesta unidade e copie para dentro dela os arquivos de instalação do sistema, pois depois irar facilitar sua vida evitando de estar te pedindo o cd o win98 para tudo.

Caso tenha alguma duvida quanto a instalação dê uma olhada neste tutorial.

https://cristo78.wordpress.com/2008/01/06/instalando-o-windows-98-passo-a-passo/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahta, eu tava pensando que tinha um programa para fazer o win 98 pensar que estava em um Cd ao invés de um pendrive,no meu caso eu não tenho um gravador cd/dvd a uns 3 anos '-', nem esse adaptador sata usb, tenho apenas um leitor de cartão,eu tava pensando aqui, teria como eu pegar os arquivos do windows 98 já instalado em uma máquina virtual e jogar no meu Hd 160gb? e tentar a "recupera-lo"? (só instalei o windows vista em diante quando instalei o windows xp pela primeira vez foi bem estranho, agr mais estranho ainda com win98 ) e realmente formatar o pc via pendrive é bem melhor,pois ja não tenho um Gravador de Cd  '-',agora vou ver se consigo achar os drivers usb do w98  e uma versão do nlite com suporte ao windows 98

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Guina157 disse:

ahta, eu tava pensando que tinha um programa para fazer o win 98 pensar que estava em um Cd ao invés de um pendrive,no meu caso eu não tenho um gravador cd/dvd a uns 3 anos '-', nem esse adaptador sata usb, tenho apenas um leitor de cartão,eu tava pensando aqui, teria como eu pegar os arquivos do windows 98 já instalado em uma máquina virtual e jogar no meu Hd 160gb? e tentar a "recupera-lo"? (só instalei o windows vista em diante quando instalei o windows xp pela primeira vez foi bem estranho, agr mais estranho ainda com win98 ) e realmente formatar o pc via pendrive é bem melhor,pois ja não tenho um Gravador de Cd  '-',agora vou ver se consigo achar os drivers usb do w98  e uma versão do nlite com suporte ao windows 98

Acho que não entendeste o que eu tentei explicar, não precisas ter um driver de cd no pc, como falei anteriormente o programa que citei ele grava uma imagem de cd, que no caso é a imagem ISO em um pendrive.

Feito isso é só utilizar o pendrive com se foce um cd e seguir este tutorial (https://cristo78.wordpress.com/2008/01/06/instalando-o-windows-98-passo-a-passo/)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

psé amigo,eu ja vi varios tutorias como este porém o problema começa ja na primeira parte porque aparece somente 2 opções q diz referencia a o idioma do teclado e nada mais, e depois quase todos os comandos q digito no console do dos (incluindo os deste tutorial )

aparece a msg Bad command or file name, mas vou tentar o que você me sugeriu

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkkkk no meu caso não tenho medo porque eu tenho 3 HDs na minha máquina,então c der ruim em um tem mais 2 SO q posso usar (agr tenho só mais 1 porque o 3 hd ta formatado pro win 98 =/),eu não curto muito sistemas emulados,mas acho que seria legal ver um SO de 20 anos atras rodando "nativamente"em um pc recente S2,mas forum gringo fica oco,porque o meu inglês é bem ruim, e o inglês do google não é muita coisa melhor que o meu '-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guina157

 

Porque não compra um PC desses antigos que é barato e instala o seu W98 ou outro para ficar curtindo ?

 

Como comentei acima, nessa sua máquina atual só pesquisando em sites estrangeiros para ter mais chances de conseguir. Eu chego a acessar sites até em chinês para resolver meus assuntos.

 

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!