Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu som não funciona mais!


Pilantra

Posts recomendados

Olá pessoal

Estou até agora acordado pra resolver esse problema, vou tentar resumir tudo que ouve aqui!! Foram vários conflitos!!

Eu compilei o kernel 2.6.7 certinho, com suporte ao meu hardmodem, som, video, tudo certinho!! Ele funcionou e navegou na internet porém o som sumiu, mesmo eu tido habilitado o Alsa e o suporte ao som como nativo no kernel!!! Eu recompilei e desativei o suporte ao som (O maior erro da minha vida) e tentei instalar o Alsa que eu baixei na internet, mas como ele vai instalar os drivers do som se o kernel não deu suporte ao Som?!? Deerrr, recompilei de novo como nativo!!! E ele não instala o Alsa se ele estiver instalado no kernel!!! aí depois disso tudo, fui tentar entrar na internet pra pesquisar, aí meu modem estava conflitando com alguma coisa, tive que reinstalar o driver da nVidia porque ele conflitou com o som!!! Depois disso tudo eu recompilei o kernel com o suporte ao som como modulos, e meu modem e driver de video voltaram ao normal, porém o som ainda está desabilitado, antes ficar sem som do que ficar sem internet né!!

Agora a pergunta!!! Como eu faço pra instalar o som no kernel 2.6.7 sendo que ele tem suporte ao Alsa no próprio kernel!!?!?!?!

Eu estou começando a mexer no 2.6 hoje mesmo, eu já tinha usado um pouco mas não pra valer configurando tudo!!

Por favor se alguém puder me ajudar eu agradeço!!

Obrigado desde já

Abraços

Pilantra :muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então cara não deu certo, ele mostra que instala porém não funciona!! Eu vou fazer o seguinte, reinstalar o alsa, porque aquela vez que eu instalei estava sem suporte a som no kernel, uma das ######## que eu fiz hehe, e agora eu deixei tudo como módulo que nem no kernel 2.4, eu deixei assim, eu acho que dessa vez vai funcionar vamos ver, qualquer dica me ajudem por favor!!! Qualquer coisa volto a postar novamente!!

Esse negócio de som é a pior coisa de mexer no Linux na minha opinião!!!!!! :devil:

Obrigado

Abraços

Pilantra :priv:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sendo absolutamente chato eu diria que sempre que alguem tem algum problema e consegue consertar isso com a ajuda de alguem de fora, sem ser no forum, era bom que quem consertou ou mesmo postou a duvida colocasse aqui como foi que chegou nessa solução. Isso ajuda quem tem os mesmos problemas e pode fazer com que alguns usuarios não coloquem mensagens pedindo ajuda quando já tem essa ajuda escrita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por az_skelton@06 nov 2004, 01:31

Sendo absolutamente chato eu diria que sempre que alguem tem algum problema e consegue consertar isso com a ajuda de alguem de fora, sem ser no forum, era bom que quem consertou ou mesmo postou a duvida colocasse aqui como foi que chegou nessa solução. Isso ajuda quem tem os mesmos problemas e pode fazer com que alguns usuarios não coloquem mensagens pedindo ajuda quando já tem essa ajuda escrita.

Definitivamente certo...

Posta ai como você conseguiu... explica tambem... não é só receber... tem que dar...

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa gente calma calma, não precisam me apedrejar também né!!! O povo responde aqui e não chega nenhum e-mail de notificação e só fiquei sabendo porque eu resolvi da uma entradinha no fórum!!!

Bom então lá vai a solução para o kernel 2.6.x:

Primeiramente e o mais importante tem que ser explicado, os drivers de som já estão no kernel, por tanto não precisa instalar o pacote alsa-driver, então tenha em mãos os pacotes, alsa-lib e alsa-utils, casa já esteja instalado ignores isso.

Bom então vamos lá, se você já compilouo kernel vai ter que compilar novamente, então vá na sessão Device Drivers -> Sound. Habilite como nativo o suporte ao som (Sound card suppot) e entre na sessão Advanced Linux Sound Architeture.

Marque como nativo (y) somente a opção Advanced Linux Sound Architecture e como módulo (m) as opções OSS Mixer API e OSS PCM (digital audio) API e o restante se tiver marcado desmarque tudo!! Bom, agora o mais fácil, entre na sessão PCI ou ISA e escolha a sua placa de som!!! Depois disso, saia salvando e da um make && make modules_install nele!!!! Prontinho, seu kernel já vai carregar a(s) placa(s).

Bom depois de ter dado boot pelo novo kernel compilado, faça o procedimento normal do alsa:

#alsaconf

Escolha a sua placa e divirta-se!!!! Mas não esquecendo de ajustar so volumes no alsamixer, porque eu tinha conseguido uma vez instalar o meu som mas não percebi, porque o som tava mudo, eu achei estranho e comecei tudo de novo hehehe!!!

Bom isso foi o que eu fiz pessoal, espero que me desculpem pela demora de responder, mas como não chegou nenhum e-mai lde notificação eu achei que ninguém respondeu nada aqui!!!

Abraços

Pilantra :ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aproveitando o gancho... eu to configurando um desktop debian e tb tive que dar um "jeito" no som para rodar com alsa... estou com kernel 2.6.8-1 do instalador... que vem com tudo habilitado como módulo... ai os driver OSS eram carregados no boot antes do alsa...

a parte boa é que nem precisei configurar o som... quando instalei o kde c/ servidor arts ele ja estava com som funcionando normal... mas prefiro o ALSA, então instalei os pacotes "unstable" alsa-utils e alsa-base... ai foi só parar o servidor arts e os módulos de som... carreguei o módulo alsa c/ # modprobe snd_intel8x0 e rodei #alsaconf... o som ficou bala!

so que a partir do próximo boot nada som... as configurações estavam ok... ai dei uma fuçada e me liguei do problema... o kernel carregava todos os módulos de som (alsa e oss) juntos... ai dava pau...

então adicionei as seguintes linhas no meu /etc/init.d/bootmisc.sh...

#

#      Ativa corretamente drivers de som ALSA

#

# Desativa módulos de som carregados pelo kernel

echo "Descarregando módulos de som..."

modprobe -r i810_audio

modprobe -r ac97_codec

modprobe -r snd_intel8x0m

echo "OK!"

# Ativa módulos de som corretamente e inicia o ALSA!

echo "Ativando módulos de som e iniciando ALSA..."

/etc/init.d/alsa force-reload

echo "OK!"

o comando do alsa com essa opção # /etc/init.d/alsa force-reload detecta e carrega o módulo correto do alsa... sem dor de cabeça... talvez pareça gambiarra mas ta funcionando de boa...

ai ja deu pra continuar a instalação dos pacotes ouvindo um bad religion, black sabbath & cia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...