Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
MATS

Evolução dos processadores

Recommended Posts

MATS    0

<font color='#000000'>Olá a todos!!!

Bom, tenho uma dúvida que gostaria de solucionar. Lí que os processadores da 5ª geração, apesar de serem processadores de 32 bits, usam barramento de dados de 64 bits (e o barramento de endereços e de controle?), pois transferem 2 dados por vez (por pulso de clock?).

Como isso funciona?

E o Itanium? Porque dizem que ele é "realmente" de 64 bits e porque deverá ser desenvolvido um sistema operacional de 64 bits para ele?

Valeu pessoal!!!</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Um processador ser de 32-bit, não quer dizer que ele não pode ter barramento de 64-bit ou mesmo 128-bit. São coisas diferentes. O barramento é por onde os dados trafegam (o processador precisa buscar dados na memória, HD, etc..).

Se você é de SP, imagine a imigrantes como sendo o barramento, por onde trafegam os dados entre SP e Santos (o chipset). O que você acha que é melhor, um estrada com 32 vias ou 64-vias, ou até mesmo 128-vias. Poderia até ser um exagero, mas mal não faz. Só que neste caso o processador é capaz de requisitar, e mesmo congestionar essa super via.

O transferem dois dados por vez não está certo. Desde o velho Pentium que o barramento já era de 64-bit (no 486 era de 32-bit). Só recentemente os barramentos são DDR ou QDR. Isso porque aumentar a largura (para 128-bit) iria complicar bastante a construção das boards, e aumentar o clock do barramento pode deixar ele muito sensível a interferência.

A AMD inclusive irá usar o HyperTransport, de 16-bit (800MHz), um de ida e outro de volta (como se fosse 32-bit), no lugar do tradicional barramento. É uma tecnologia que permite facilitar o aumento da largura de banda.

Quanto ao Itanium, é completamente diferente. Os registradores (ou seja internamente ele é 64-bit), são de 64-bit, por isso é um processador 64-bit. O que vale é o tamanho do registradores para cálculo com inteiros e cálculo de endereçamento de memória. Na verdade a arquitetura usada é bem diferente (VLIW), e de qualquer forma um SO tem que ser diferente dos processadores 32-bit que usamos.

Ele emula 32-bit, mas é um lixo, muito lento (desempenho de pentium 100 ou coisa do tipo na maioria das vezes).</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
edurm    0

<font color='#000000'>show de bola sledge, bela explanation, mais você disse que o itanium por ser 64bits emula programas de 32bits como se fosse um p-100

e o tão esperado amd de 64bits também conheçido como sledgehamer ou clawhammer ???

ele vai ter que emular os programas feitos em 32bits? será que só jogos e programas otimizados irão rodar legal?

então como você explica aque suposto bench que fizeram mostrando um amd 64bis de 1.2GHZ batendo de longe um p4 de 1600 no quake3, ?</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Não. O Hammer é feito para ser o mais rápido processador 32-bit e muito competitivo quando rodando em 64-bit (em relação aos outros de 64-bit).

Lembro de dois testes. Hammer 800MHz (L2=256kB) x P4 1.6GHz, e Hammer 1.2GHz (L2=1MB) x P4 2.2GHz. Não sei qual dos dois você viu. Mas todos esses testes foi com ele rodando em 32-bit e não me lembro se era Athlon 64 ou Opteron, que importa por causa da controladora de memória.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×