Ir ao conteúdo

Formate seu computador e solucione mais de 50%

JonnyQuest

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas que não sabem formatar um computador... eu irei ajudá-los, e assim espero diminuir o número de problemas que acontece com o windows.. e que são tão comentados no tópico do windows XP..

Sim eu sei.. é incrível... mas seu computador irá parar de travar, não aparecerá mais mensagens de erro.. e sim.. você não precisará mais postar tópicos pedindo ajuda que podem ser classificada como divinas..

Exemplo: "Pelo amor de DEUS.. me ajudemm!!!"

Mas sem mais delongas.. vou apresentar um grande amigo meu chamado Moacyr ..

%7Boption%7Dhttp://www.abcreporter.com.br/fotos/4670_0.jpg' border='0' alt='' />

Este é o Moacyr...

Moacyr Minéro é diretor da Ateliê Digital e docente de Web Design.. mas isso não é o mais importante.. a sua grande façanha é ter criado algo incrível que vai ajudar a diminuir o número de flood no tópico do windows xp... "Tutorial Como formatar o computador" por Moacyr Minéro !!! :palmas:

Cópia de segurança

O primeiro passo antes de começar a limpeza do micro é verificar todos os documentos que você possui - arquivos do Word, do Excel, do PowerPoint, do CorelDRAW, do Photoshop etc. Vai uma lista das coisas que você não pode deixar de checar, seguida dos diretórios onde geralmente ficam documentos: extensões DOC, XLS, PPT, DRW, CPT, PSD, JPG, GIF e outras (C:\Meus Documentos). E-mails: no Windows 9x, copie todos os arquivos da pasta C:\WINDOWS\Application Data\Identities\(um número aleatório)\Microsoft\Outlook Express. Com um gravador de CDs, você pode compactar cada uma dessas pastas e depois gravar os arquivos em um CD-RW, por exemplo. Esse hábito é recomendável, pois evita perda de dados por vírus e outros problemas com o micro. Caso você faça o back up em discos flexíveis, terá de optar por algumas - e não todas - as opções acima, a não ser que sobrem disquetes e muita paciência...

Drivers e programas

Impressora, CD-RW, scanner, monitor, placa de som... Todos esses componentes precisam de drivers para funcionar. Antes de formatar o disco rígido, para que você mantenha tudo funcionando, tenha em mãos os drivers de todos os principais componentes do micro. Em geral, se você possui um micro mais recente (on board - modem, placa de som e placa de vídeo), esses drivers vêm em um CD só, junto ao manual da placa-mãe. Caso você possua placas de fabricantes diferentes, os drivers adequados ficam em disquetes ou CDs que vieram com elas. Tenha em mãos para que, após formatar o disco rígido, você possa reinstalar os componentes do micro de forma adequada. Além disso, você também deve possuir os CDs de instalação dos programas que você costuma utilizar, como o Office, o CorelDRAW ou o Photoshop, por exemplo. Quando formatar o disco rígido, você também precisa reinstalar esses programas.

Disco de inicialização

Imprescindível para que você possa reinstalar o sistema operacional em seu microcomputador. No Windows 9x, vá até o painel de controle, no item adicionar ou remover programas, e selecione a guia disco de inicialização. Basta clicar em criar disco para que o processo se inicie. Insira um disquete em branco no drive de 1,44" e, depois que o serviço estiver pronto, proteja contra gravação (arraste o pino até que o orifício apareça: essa é a forma de proteção). Esse disco serve para inicializar o computador sem precisar do sistema presente no disco rígido. Ele será fundamental quando o HD estiver formatado e você precisar iniciar a instalação do Windows pelo CD.

Formatação

Se você quiser que o disco rígido seja formatado rapidamente (o DOS só apaga os arquivos), utilize a opção (FORMAT C: /Q). Caso você queira que o DOS mantenha os arquivos de sistema (que inicializam o micro sem precisar de disquete), use FORMAT C: /Q/S. Depois, basta dar um nome ao seu disco rígido e teclar enter. Estamos prontos para começar a instalar seu novo sistema operacional.

Instalação

Se você criou um disco de inicialização, agora insira o disquete no drive respectivo e reinicie o computador. O micro perguntará se você quer iniciar o sistema com ou sem suporte a CD-ROM. Escolha começar com suporte a CD-ROM. Agora, basta colocar o CD do sistema operacional em seu drive e executar o comando SETUP (ou INSTALL, ou INSTALAR). Mas, primeiro, vá até o drive do CD-ROM digitando, na linha de comando, a letra que o disquete de instalação lhe informou seguida de dois pontos. Em geral, você deve digitar D: ou E:. Acompanhe com atenção as etapas de instalação do sistema. Lembre de que você precisa dos drivers de seus periféricos para instalar corretamente. Para isso, quando a instalação tiver terminado e você já estiver com o Windows funcionando, siga as instruções de instalação que vieram com cada um desses periféricos.

Eu espero que eu e meu amigo Moacyr tenha ajudado você a resolver seus problemas sem usar o nome de Deus em vão!!! :bye:

Obrigado Moacyr!!! :-BEER

Postado

È ... evita muitos tópicos chato.......

Pode até evitar, se os usuários fizessem uma pesquisa antes de colocarem posts. Boa parte das dúvidas que tem no fórum são resolvidas com uma simples pesquisa, e, infelizmente, alguns usuários acham que os avisos do fórum são puro enfeite. São feitos pra que os outros leiam. Mas a ideia do tópico é boa. :-BEER

Postado

Essa dica é para usuarios iniciantes. se é pra formatar então nem acesso o fórum mais, se qualquer coisa for formatar o computador bá, aqui ja me livrei de tela azul, erro hall.dll entre outros. E as resposta infelizmente não vieram desse forum. E se não é pra postar vai quebrar o forum por que metade é formatar outros 20% google, outros 10% são perguntas que ja foram respondidas, outros 10 sem perguntas bobas, vai sobra o que, então vamos criar uma area só para usuarios avançados.

Postado
Postado Originalmente por estuder@12 nov 2004, 08:05

Essa dica é para usuarios iniciantes. se é pra formatar então nem acesso o fórum mais, se qualquer coisa for formatar o computador bá, aqui ja me livrei de tela azul, erro hall.dll entre outros. E as resposta infelizmente não vieram desse forum. E se não é pra postar vai quebrar o forum por que metade é formatar outros 20% google, outros 10% são perguntas que ja foram respondidas, outros 10 sem perguntas bobas, vai sobra o que, então vamos criar uma area só para usuarios avançados.

Em parte concordo com você.. mas com alguns poréns...

Vamos tomar como exemplo um usuário que possua uma máquina que ta com o windows XP instalado a mais de 2 anos s/ formatar e ele instala e desinstala inúmeros programas..

As configurações do SO vão mudando com o tempo e vão ficando vestigios dos programas desinstalados.. aí este usuário entra no fórum do Clube do Hardware e posta uma tópico chamado "Socorro.. meu windows só da tela azul" ou pior.. "Me ajudem por favor!" ... esse tipo de tópico que podia ser evitado...]

Mas uma coisa eu concordo plenamente contigo.. Google responde 20% da perguntas... mas eu diria mais .. Google responde muito mais que 50% das perguntas..

Que tipo de enriquecimento a pessoa vai ter acessando um fórum com inúmeros tópicos falando "Socorro, meu windows trava" ou "Pelamordedeus me ajudem".. :blink:

Postado

Eu não gosto pessoas que se apegam a programinhas , antigos , e ficam naquela mesma vidinha , não querem progredir pra outros sistemas e aprender coisas novas.

Quando tem alguma coisa errada no meu computer eu faço da seguinte maneira

Formato e mando tudo pro beleleu das trevas.

Ai voce me pergunta e as coisas que eu tenho vou ter que instalar tudo de novo

não.

Ai que entra o Norton Ghost , quando eu instalo um sistema e instalo tudo que eu quero e configuro ele legal deixando ele completo e bem turbinado , eu pego o Norton Ghost e faço uma imagem do meu hd (tendo o cuidado de fazer a imagem pra caber nun cd ) .

Quando da alguma pira eu formato a maquina e depois coloco o cdzinho do Norton Ghost e dentro de 10 minutos (enquanto eu tomo um cafe) ta tudo la dentro de novo configuradinho e rapidissimo.

Isso quando eu não me injurio formato e pego tudo novo da net so ultima versão

da uma trabalheira de procurar ultima versão mas a recompensa vem no final tudo novo.

e certo que tem alguns programas que as versões antigas são melhores mas são poucos.

Agora tem cara que se apega nas coisas , so porque tem um iconezinho do ursinho puff na maquina fica guardando a tranqueira a instalando sistema por cima de sistema.

Pra voce se dar bem na informatica voce não pode se apegar as coisas , deu problema formata tudo e instala tudo de novo , acaba os virus , worms , trojans e um monte de bagulhada veia que o cara fica juntando e tem medo de se desfazer.

Postado
Postado Originalmente por THNXCYRAX@12 nov 2004, 14:58

Formato e mando tudo pro beleleu das trevas.

Essa é a ideia... e além do northon ghost.. você também pode deixar duas partições.. uma pro windows e outra só pros arquivos... dxa a partição do windows como fat32 e fica até mais barbada ainda pra formatar.. se bem que nem isso precisa mais... com o cd bootavel de instalação do windows você pode dxar como ntfs sem problema..

• mês depois...
Postado

Depois de muito tempo que não acessava o Clube do Hardware, vi que nada mudou, infelizmente o fórum continua poluido de posts como "Alguém pode me responder esta pergunta".. Infelizmente é isso! Total perda de tempo acessar esses tipos de tópicos.

Postado

É que os usuarios iniciantes (leigos) tem MEDO de formatar o PC sozinho. Eles tem MEDO de não conseguir instalar o windows de volta e não vão seguir esse conselho seu, infelizmente o forum vai continuar assim, e as pessoas vão continuar pagando 40, 50, 60 reais para um tecnico da vida ir na casa delas da um "format c:" e fazer isso q voce escreveu.

Postado

Pô, o mais importante é aprender a configurar o pc! Só formatar não resolve! Passa a ser um mero paliativo! :cry:

O importante é aprendermos de verdade! Sabermos o que estamos fazendo!

Para solucionar mais de 50%, nós, os usuários, devemos fazer pesquisas como já foi bem lembrado aqui, e estudarmos, estudarmos, estudarmos, estudarmos! :palmas:

Mas eu respeito muito os usuários, principalmente os iniciantes, por estarem em busca de uma orientação! Isso é o mais importante! E é bom que façamos tópico de melhor qualidade e "pinagens"! :-BEER

Eu acho que o fórum está de parabéns! Está muito muito bom!!! :palmas: :bandeira::D

Muitas Felicidades, Boa Vida e Boa Sorte à TODOS!!!! :palmas: :bandeira:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!