Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer pra sair som numa porta paralela?


malucocarneiro

Posts recomendados

Olá galera!! Alguem poderia me ajudar a fazer um programinha que faça sair som na porta paralela do pc? Eu preciso fazer o som ficar com 8 bits e sair pela porta!! Tb uma configuração para fazer um conversor digital/analogico e depois liga-lo a um amplificador e um alto-falante!!

Por favor, deem dicas de pelo menos onde eu posso encontrar algo que explique isto!!

Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra sair som, basta espetar um DAC0808 + um amplificadorzinho na porta paralela...

Agora, a parte de software é + complicada... talvez você encontre drivers prontos, alguma coisa parecida..

tente no google "parallel port" DAC dve achar bastante coisa...

tenta aqui também www.beyondlogic.org

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se souber usar o VB dá pra fazer assim:

Terá q peguar o arquivo Win95io.dll na net se não tiver;

No VB, declare a dll como vbOut;

Então mande abrir o arquivo wav, no VB (em modo binário fica mais rápido);

Enquanto abre o arquivo faça o VB ir enviando o bit através do próprio loop do arquivo. :zoio:

+- Assim:

Open Arquivo For Binary As #1

While Not EOF(1)

' DoEvents

Get #1, , som

vbOut 888, som

Wend

Close #1

Use o DoEvents para impedir q o pc "trave" enquanto roda o loop, mas fica mais lento a 'rotação' da música. Pode usar LOF(1) ao EOF(1)..

Agora é só ir ajustando B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0LA, eu andei analizando o código e estive pensando......

no arquivo wav, existem dados que fazem parte das propriedades da musica, tipo kbps,Hz etc...

se o programinha sair enviando td q encontra pela frente , o som nun vai sai errado???

eu programo em vb ha uns 3, 4 anos... e me interessei pelo assunto

você poderia me dar + detalhes pois sempre tive o interesse de faze

um programinha q sai som pela porta paralela

t+

:D

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, essa informações ficam no início do arquivo, mas são poucos bytes. O que pode ocorrer é um 'toc' inicio da música.

Lembrando que o arquivo deve ser mono de 8 bits. Mas até que é um sonzinho legal. Seria interessante programar em C porque o VB é um pouco lento, mas não sei.. Consegui tocar arquivos de 44Khz :D muito bom.

O problema do código fica em como enviar os dados para o porta-paralela no tempo certo, pois dependendo da velocidade ela fica mais rapida e mais lenta. Usei um looping como atraso, mais é um método bem gambiarra.. hehe.

Se alguém conseguir algum avanço me dê um toque!! :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É.. Parece que é mais difícil que eu pensei!!! Não conheço nada de VB, até ja um pouquinho de pascal e matlab somente!!

"O problema do código fica em como enviar os dados para o porta-paralela no tempo certo"---> como eu faço pra controlar esse tempo??

Muito obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim

(MAS TEM QUE SER EM DOS PURO, HEIM!!!)

Se tiver dificuldades com Pascal, sugiro usar C, não é tão complicado assim...

1 - grave um arquivo em WAV - 8 bits - 11025kHz - Mono (a freqüência pode mudar, mas assim é mais fácil. SEMPRE MONO e SEMPRE 8 bits)

2 - faça um looping fazendo alguma coisa demorada (colculando um cosseno) dez mil vezes e meça o tempo que demorou.

3 - A partir desse tempo calcule um atraso para colocar no laço principal do programa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tabgal@22 nov 2004, 10:39

Assim

(MAS TEM QUE SER EM DOS PURO, HEIM!!!)

Se tiver dificuldades com Pascal, sugiro usar C, não é tão complicado assim...

1 - grave um arquivo em WAV - 8 bits - 11025kHz - Mono (a freqüência pode mudar, mas assim é mais fácil. SEMPRE MONO e SEMPRE 8 bits)

2 - faça um looping fazendo alguma coisa demorada (colculando um cosseno) dez mil vezes e meça o tempo que demorou.

3 - A partir desse tempo calcule um atraso  para colocar no laço principal do programa

você sabe onde eu encontro alguma coisa que explique algo sobre esse assunto usando a linguagem c??

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suponho que em C seja mais complicado por ser de nível mais alto, porém o desempenho é melhor. Também a interface gráfica é pior para construir.

Eu fiz um projeto para a facul e não é difícil, só parece.

No VB pois a dll win95io faz quase tudo. Ela pega um byte (8 bits) e manda para a parelela. você deve pegar um byte do arquivo e manda para a paralela pela dll.

Para você fazer um atraso eu uso um looping simples, como comentado, porém deve haver um jeito mais apropriado :unsure: , não sei.

Uma visão geral dum arquivo wave:

Quando alguém grava um wav, um ADC (Analogic-Digital Conversor) irá pegar a intensidade do som a cada intevalo de tempo muito pequeno e transformar num número de 0 a 255 (no caso de som 8 bits) proporcional a esta intensidade.

Esse número é gravado em seqüência num arquivo (o .wav) mas na forma de caracter, ou seja, o arquivo não contém o número mas sim o caracter equivalente na tabela ASCII. Por exemplo, 64 equivale ao 'a', 65 ao 'b'...

O que o programa que tocará tem que fazer é pegar esse caracter, transformar de volta ao valor original (0-255) e mandar para a porta paralela (PP), ou seja o caminho inverso.

Para enviar este valor para a PP você deve transformar em binário antes. Mas a dll win95io.dll já faz isso.

Dependendo do estado dos bits na PP você terá uma tensão total, obtida através de um DAC (Digital-Anologic Conversor) que pode ser uma rede R2R ou mesmo o CI DAC0800, que após amplificada e ligado ao um alto-falante é um som!

Há livros que discorrem este assunto de forma excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!