Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hal.dll de novo - assunto velho


salles2000

Posts recomendados

Turma,

Eu pesquisei este assunto aqui no fórum e ví que desde de 2002 muitos já tiveram problemas como este, mas entre as respostas não achei uma que realmente me ajudasse (na verdade separei uma, mas ainda estou na dúvida se vai funcionar).

Vamos aos fatos:

Quando montei a máquina da assinatura aí, tentei de todo jeito instalar o 98 e não consegui, então instalei o XP, mas deixei uma partição para tentativas futuras.

Novamente tentei instalar o 98 e acabei associando os erros apresentados na instalação à alta temperatura do processador (coisa que parece que o XP gerencia melhor), então coloquei um ventilador de frente para o gabinete aberto e talvez por concidência consegui instalar o W98, sempre monitorando a temperatura.

Terminada a instalação consegui rodar +/- bem o sistema e tentei configurar o Dual Boot, mas quando escolhe XP tudo funciona, quando escolho 98, pede a danada da HAL.DLL, então dou boot com cd do 98 e pelo FDISK ativo a partição 2, só assim consigo usar o 98, quando quero usar o XP, uso o FDISK novamente para habilitar a partição do XP.

Tentando de todo jeito, resolver o problema, acabei usando o Partition Magic, agora para ver uma partição tenho que entrar no PM e assinalar "Make Active" na partição que quero usar. O pior é que o PM oculta a outra partição, quando entro pelo FDISK o fdisk vê as duas partição mas uma fica assinalada como "non-dos" e sem a informação do TIPO NTFS/FAT32 ou seja não dá mais para usar o FDISK, estou preso ao PM.

Minhas opções/intenções: (por ordem de preferência)

1- Fazer o Partition Magic não esconder mais a partição não usada.

E fazer o Dual Boot na raça.

(no ínicio tentei pela console de recuperação do XP a opção BOOTCFG /Rebuild, mas ele só enxergava o XP, muito antes de me meter com o PM)

(também tentei FDISK /MBR)

2 - Dá para reinstalar o XP por cima do atual, sem perder os programas já instalados?

3 - Formatar tudo, instalar primeiro o 98 e depois o XP (dizem que isto vai fazer o dual boot funcionar sozinho automáticamente - mas vou me sentir o maior derrotado se tiver que fazer isto)

Já não basta o dia que faltou energia com a máquina ligado e XP ficou tão bichado, que mesmo fazendo a recuperação por CD, fui obrigado a formatar e instalar de novo - péssimo exemplo de confiabilidade do sistema.

Desculpem o texto enorme!

Agradeço qualquer comentário!

Forte abraço a todos

:help: !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito mais fácil você fazer a instalação do win 98 e depois do win xp que fica com dual boot automáticamente , muito melhor ganha tempo e mais confiável.

mas como você quer ser metido

3 - Formatar tudo, instalar primeiro o 98 e depois o XP (dizem que isto vai fazer o dual boot funcionar sozinho automáticamente - mas vou me sentir o maior derrotado se tiver que fazer isto)

e dizer que foi você que fez o dual boot da sua máquina você que tem que estudar como funciona o boot pra você configurar manualmente.

esses problemas

tentei configurar o Dual Boot, mas quando escolhe XP tudo funciona, quando escolho 98, pede a danada da HAL.DLL

pode ter sido problema na configuração de dual boot que você fez. Não sei se é o problema mas se você Formatar tudo, instalar primeiro o 98 e depois o XP e ficar com o mesmo problema isso deve ser outra coisa.

seja humilde instale primeiro o 98 e depois o XP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço seus comentários, apesar de você só ter falado o óbvio.

A questão não é ser é humilde, e sim persistente característica imprescíndivel do profissional de informática, além de que resintalar tudo vai dar ainda mais trabalho.

você como estudante de redes, ao se deparar com um problema num cliente, tem que primeiro tentar resolver o problema de todas as formas, antes de propor refazer toda a rede do cliente.

Ser humilde e saber pedir ajuda, quando não se é capaz de resolver o problema por sí só.

Só respondi por aqui em público, porque fez assim o fez. Se quiser rebater (espero que não) faça-o por MP ou e-mail.

Não leve para o lado pessoal, mas suponho que você seja jovem e na juventude tendemos a ser ansioso por demais.

Apesar de eu ter dito que aceito qualquer comentário, mas vamos manter a qualidade deste que é o melhor de todos os fóruns.

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por salles2000@15 dez 2004, 10:18

Terminada a instalação consegui rodar +/- bem o sistema e tentei configurar o Dual Boot, mas quando escolhe XP tudo funciona, quando escolho 98, pede a danada da HAL.DLL, então dou boot com cd do 98 e pelo FDISK ativo a partição 2, só assim consigo usar o 98, quando quero usar o XP, uso o FDISK novamente para habilitar a partição do XP.

:help: !


http://www.webmundi.net/forumwin/forum.asp...mensagem&id=400

http://www.juliobattisti.com.br/artigos/windows/boot.asp

da uma verificada nos endereços acima. talvez te ajude.

FUI :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala sério.

vocês estão muito estressados hoje. :P

Cara.

Eu particularmente optaria por bkpear o que preciso e fdisk nele...

Cria duas partições e instala o 98 na primária(ativa) e ai coloca o XP na outra.

Instala o XP pelo 98 q vai beleza.

Tive um problema parecido com este só que usando 2 HDs. Um tinha o XP e no outro o 98. Estava utilizando o Partition mAGIC, mas ele me deixou na mao.

Depois de muitas tentativas frustradas resolvi fazer o óbvio e banal. Format neles.

Ps.: Não me leve pelo lado pessoal, já chega o arranca rabo de vocês ai.

FUI

:aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galerinha,

Desculpem o inconveniente, hoje é outro dia, e com certeza será bem melhor.

Ontem a noite cheguei em casa e continuei minha batalha com a máquina.

Primeiro me acertei com Partition Magic, pois ao usá-lo para ativar a partição que eu queria bootar ele escondia a outra, retirando a letra do drive, isto era meio chato.

Enquanto não concluo isto estou me virando com o Fdisk, pelo menos assim quando estou no XP consigo ver o 98.

Fora isto algum progresso ocorreu: com uma pesquisa obtida aqui no fórum consegui pegar hal.dll no cd do XP dentro do arquivo \i386\driver.cab e coloquei no 98 na pasta \windows\system32, feito isto ao tentar executar o dual boot, ele reconheceu a dll e pediu o arquivo NTOSKRNL.EXE (Network Operational System Kernel) que encontrei no mesmo local do arquivo anterior.

Tentei novamente o dual boot, então empacou outra vez, ele disse que falta algumas dlls necessárias para o kernel, mas não diz quais.

Eu ia pedi aqui no fórum para quem tem XP rodando com 98 para listar o conteúdo da pasta system32 do Win98 e me mandar para eu ir pondo os arquivos que faltam

mas antes vou olhar os links que os colegas Estuder e UserBoyCrk mandaram.

Também vou seguir o conselho do Luis.Pacheco, acho que o PM não vai me ajudar nesta tarefa.

Se alguem tiver o XP e 98 no mesmo HD e puder me mandar os nomes dos arquivos que preciso, utilizem o seguinte procedimento:

Prompt do Dos

cd\windows\system32

dir /s > lista.txt [este comando vai criar um arquivo lista.txt com o nome dos arquivos que eu preciso saber, mande-me por e-mail]

Forte abraço a todos (a todos mesmo) !!!

E que a força esteja com vocês !!!

:-BEER

Ps. Na pior das hipóteses, caso eu não consiga fazer isto (mas vou conseguir), poderia ainda tentar instalar um outro gerenciador de boot, como por exemplo o Grub do Linux que eu já usei em outra ocasião e gostei muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!