• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
milanbee

Formatador para SATA?

7 posts neste tópico

Tô com essa dúvida já faz algum tempo, existe formatador próprio para HD SATA (da Segate) ou é o mesmo usado nos IDE's. Alguém sabe?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não existe um formatador próprio para SATA. você formata um HD SATA do mesmo jeito que formata um IDE, o processo é idêntico.

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Aproveitando o tópico, tá certo pra particionar e formatar um hd sata é do mesmo jeito, mas como nunca lidei com um hd desses, queria saber o seguinte; Como no windows XP e 2000 é necessário carreagar os drivers (o tal TXTSETUP.OEM) para que possam ser "vistos" pelo S.O. como um disco com o padrão nativo como os IDE's, pra particionar e formatar baseado em um disco de boot normal não é necessário de alguma foram carregar estes drivers tb ?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Banzai®@02 jan 2005, 18:48

Aproveitando o tópico, tá certo pra particionar e formatar um hd sata é do mesmo jeito, mas como nunca lidei com um hd desses, queria saber o seguinte; Como no windows XP e 2000 é necessário carreagar os drivers (o tal TXTSETUP.OEM) para que possam ser "vistos" pelo S.O. como um disco com o padrão nativo como os IDE's, pra particionar e formatar baseado em um disco de boot normal não é necessário de alguma foram carregar estes drivers tb ?

E aí Banzai®, tudo bom ?!

Respondendo a sua pergunta, não é necessário você usar os drivers de reconhecimento dos HDs SATA para fazer o particionamento e formatação dos mesmos. Basta o seu HD SATA ser reconhecido na BIOS da sua máquina. Os drivers serão solocitados apenas na hora da instalação do SO. Quando preparei o meu SATA para instalação do WindowsXP eu fiz o seguinte:

1- Fiz o download do DiskManager na página da Seagate e preparei os disquetes.

2- Dei boot na máquina com o disquete inserido no drive.

3- Foi me apresentado um menu contendo várias opções, entre elas, as de particionamento e formatação.

4-Particionei e formatei.

5- Coloquei o CD do XP e só aí ele precisou dos drivers, logo após ele ter feito toda a verificação ( no caso ele já tinha drivers para o meu modelo de placa-mãe e eu não precisei usar o disquete com o arquivo TXTSETUP.OEM).

Se não respondi a sua dúvida volte a postar.

Abraços

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

beleza !!! Valeu :bandeira: !!!

Acho que entendi, o negócio dos driver's é só pros windows baseados no NT (2000, XP, ...) no mais é tudo normal como num ide... contudo, você disse que usou o DM do fabricante, então será que não funcionaria tb esse processo com o velho fdisk e o format ? pra instalar um windows 98 por exemplo, seria como num hd ide normal ??

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Banzai®@05 jan 2005, 01:25

beleza !!! Valeu :bandeira: !!!

Acho que entendi, o negócio dos driver's é só pros windows baseados no NT (2000, XP, ...) no mais é tudo normal como num ide... contudo, você disse que usou o DM do fabricante, então será que não funcionaria tb esse processo com o velho fdisk e o format ? pra instalar um windows 98 por exemplo, seria como num hd ide normal ??

Bom, isso não posso te afimar com certeza, mas acredito que o processo seria o mesmo de um HD IDE sim. Mas agora tambem me pintou uma dúvida: Será que tem como instalar o Wndows98 em um HD SATA ? Eu acho que não, porque em nenhum momento da instalação do Win98 ele pede para pressionar F6, ou qualquer outra tecla, para instalar dirvers de terceiros ( que é onde entrariam dos drivers SATA ). Eu acho que particionar e formatar você até conseguiria, mas não teria como o SO ( neste caso o Win98 ) encontrar o HD SATA.

Se eu estiver errado me corrijam por favor.

Abraços

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, se um disquetinho de boot normal consegue acessar (e até particionar e formatar :P ) acho que dá sim pra instalar o windows 98 e compania, acho que o que acontece é que o kernel NT não usa as interrupções de acesso a disco "genéricas" da bios, necessitando de um driver pra ele "falar" diretamente com a controladora já da forma mais adequada.

Bom, eu tinha feito a pergunta por curiosidade mesmo, no entanto já vi maquinas com hd's SCSI e rodando o 98, então se dá pra fazer em SCSI provavelmente o mesmo é válido pro SATA. O que eu queria saber com detalhes é como :rolleyes: ?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0