• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Guto-rod

Quero instalar o linux com windows

21 posts neste tópico

E ai.. bom vou formatar o computador.. tenho um drive de 40gb... porque quero aprender a usar o linux... então quero instalar o linux e o windows xp.. só q eu não sei como formatar.. primeiro eu instalo o linux?? depois o win?? ai tem uns negocios de LILO.. FAT32 NTFS não sei como fazer.. eu tenho o partition magic e não sei como fazer.. formatar fat32 pro linux?? ntfs pro win?? como devo fazer?? Conectiva 10 eu vou instalar...

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você deve particionar a quantidade que você quiser onde você vai instalar o windowsXP.

Deixa o resto do hd livre, sem formatação.

Ao instalar o windowsXP, instala em uma partição ntfs, é mais rapida que a fat32.

Instalado o windows, parte pro linux, como existe espaço em branco no seu hd, é possivel você pedir para o instalador do fedora que ele formate sozinho o seu hd.

Depois vem a escolha de pacotes.

Pronto, você ja tem 2 SO instalados na maquina....

Compartilhar este post

Link para o post

O NTFS não é mais rápido que o FAT32 (é mais devagar)... ele é mais seguro... muuuuuuito mais seguro...

Se for colocar NTFS faz uma partição em FAT32 para usar junto com o Linux e o resto deixa para o Linux... mais ou menos 5GB... o Linux tem que ser instalado em ReiserFS (este sim é mais rápido que FAT, NTFS e ext)...

EDIT: Ao dizer que NTFS é um pouco mais devagar que FAT32... isso é verdade... masvocê só conseguiria perceber isso se fosse louco... esta perda de desempenho é imperceptivel para nós...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@21 jan 2005, 01:49

O NTFS não é mais rápido que o FAT32 (é mais devagar)... ele é mais seguro... muuuuuuito mais seguro...

Se for colocar NTFS faz uma partição em FAT32 para usar junto com o Linux e o resto deixa para o Linux... mais ou menos 5GB... o Linux tem que ser instalado em ReiserFS (este sim é mais rápido que FAT, NTFS e ext)...

EDIT: Ao dizer que NTFS é um pouco mais devagar que FAT32... isso é verdade... masvocê só conseguiria perceber isso se fosse louco... esta perda de desempenho é imperceptivel para nós...

T+

Foi mal quanto ao NTFS mais rápido que FAT32, acontece da gente de ves em quando se confundir.... :muro:

Outra coisa, como eu posso formatar uma partição como sendo reiserfs se no instalador do FEDORA não existe essa opção? :blink:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu fiz o seguinte...(pra formatar como reiserfs pondo o fedora)

Peguei o primeiro cd do slack, fui até a parte de particionar, formatei como reiserfs, reiniciei o pc e instalei o fedora na partição já reiserfs. SÓ QUE...eu não terminei a instalação, porquê pede o cd 4 na instalação, para utilitários de criar, editar, e usar o reiserfs (e eu só tenho os 3 primeiros cds), aí foi de Ext3 mesmo...

O Debian que tá ReiserFS :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se eu entendi então.. eu vou coloca o cd do windows.. ele vai formatar o pc... ai eu crio uma particao q vai ser NTFS do windows mesmo.. por exemplo o hd tem 40gb.. eu faco 30gb pro windows... ai o resto q sobrar deixa sem criar a particao.. ai quando instalar o windows eu instalo o partition magic e formato o q restou (os 10gb) em FAT32 e coloco o cd do linux e mando instalar?? mas na instalacao do linux tem q colocar LILO?

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Cara..instale o windows nos 30gb que você tiver. Os outros 10gb, deixa sem sistema de arquivos, parado lá mesmo.

COmeçe a instalação do linux, e no particionador, selecione esses 10 gb restante para o linux, escolhendo o sistema de arquivos lá mesmo (ext3, reiserfs,etc). E pronto, é só instalar.

Se bem que...muitos recomendam a criação de uma partição swap, geralmente tendo o dobro de tamanho de memória ram. No caso..se você tem 256mb de memória, ficaria:

30 GB > Windows

9.5 GB > Linux

512MB > Swap

Compartilhar este post

Link para o post

Pode parecer ***** essa frase, mas é só pra esclarecer, ja vi esse tipo de duvida...

Para instalar o linux você deve dar boot pelo cd do linux, e não tentar instala-lo de dentro do windows.... :blink:

Desculpe se isso ofendeu alguem... :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Para instalar o Fedora em ReiserFS você tem que iniciar a instalação com um parametro naquela linha de comando que ele mostra na inicialização... digite linux reiserfs e de <ENTER> para começar a instalação e lá no particionamento ele vai mostrar a opção ReiserFS...

T+

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por antonypeople@21 jan 2005, 14:07

Para instalar o Fedora em ReiserFS você tem que iniciar a instalação com um parametro naquela linha de comando que ele mostra na inicialização... digite linux reiserfs e de <ENTER> para começar a instalação e lá no particionamento ele vai mostrar a opção ReiserFS...

T+

Isso vale pra qualquer Fedora??

Num sei, me dei melhor com o 2, o 3 não tá querendo receber o driver da nvidia....

Vou tentar depois....o problema é que não faz nem 2 semanas que eu to com o Fedora 2, só pra baixar as atualizações é uma noite baixando.. :ZZZ:

Mas acho que compensa o fato de poder ser reiserfs...... :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

tipo... to comecando agora com linux... pesquisando umas coisas e tal.. to querendo outras dicas de instalacao...

ja estou com o fedora core 3...

se alguem souber tb a configuracoa minima pro fedora 3 vai ser bem vinda...

essas informações ai em cima ja entendi... so queria mais detalhes sobre essa unidade SWAP... pra que e como cria-la???

Hey Marshall! - no site do fedora http://fedora.redhat.com você pode pegar todos os CDs.. eles fornecem um arquivo .torrent com a imagem .iso de todos os CDs.. usando o Client Azureus (é o que eu conheco), você tem a opcao de baixar so o .iso q quiser.. o 4º CD é o menos com 395mb, e tem tb o rescueCD com 78mb!!

isso ai então!!!

valeu

t+

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

É eu sei, é só a preguiça de baixar o cd 4 mesmo....hehe

Bem, o SWAP funciona como o arquivo de paginação do Windows. No windows ele entra em ação quando não tem mais memória ram para ser usada, o hd passa a fuuncionar como uma "memória ram", porém, bem mais lenta.

O funcionamento no linux é um pouco diferente, eu não sei explicar o quão diferente. Há pessoas que recomendam criar a partição SWAP como o dobro da sua memória RAM. E pra criá-la, você cria em qualquer particionador como partition magic, ou no particionador da própria instalação mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

ok... mas se eu n criar, na hora da instalacao ele me da a opcao de criar, ou eu tenho q cria-la antes??

no caso de criar antes, qual o sistema de arquivos? pode ser fat 32 e depois o linux altera??

outra coisa.. a instalacao é auto explicativa como o win ou tenho q ter conhecimentos previos sobre???

estou querendo estudar depois q tiver dentro d linux!!

valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

A instalação do fedora é auto-explicativa, bem intuitiva.

Você pode tanto criar antes e na instalação só converter pra Ext3, ou criar no próprio particionador.

O recomendável é, já tenha o espaço sobrando no disco, (pariticionado ou não-alocado) e só faça atribuir um sistema de arquivo. Se você for deixar pra separar as partições na hora da instalaçção...aí complica...

Compartilhar este post

Link para o post

ok.. valeu!!

vi que o FD3 vem com varios pacotes q instalo os q quiser... como n conheco.. para comecar, quais você me indicaria??

mais uma vez obrigado!!

t+

:bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, pra começo...

Tem os pacotes já prontos, como o desktop, eu recomendo a 'workstation', vem com as coiass de programação neceessária para compilar vários programas para uso.

Compartilhar este post

Link para o post

ola sou novo aqui no forum desculpem esta entrando aqui mas não achei outros topicos se alguem puder me ajudar, tipo se eu instalar no meu micro o linux, eu terei programas que poderam interagir com o windows, tipo eu faço um texto em um programa de textos do linux, conseguirei abrir o mesmo no word em outro micro, ou também poderei conversar por msn com outras pessoas que usam Windows, obrigado pela ajuda!!!

t + galera!!!! :D

Compartilhar este post

Link para o post
eu terei programas que poderam interagir com o windows, tipo eu faço um texto em um programa de textos do linux, conseguirei abrir o mesmo no word em outro micro,
Linux abre programa Windows mas não o contrário.
ou também poderei conversar por msn com outras pessoas que usam Windows,
Sim, o Linux já roda o Messenger.

Uma dúvida relativa ao tópico.

Qual programa eu usaria para na hora do boot escolher qual SO irei usar, ou isto já é automático?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0