• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware,

Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
fpessoa

Shutdown pelo user

13 posts neste tópico

pessoal eu criei um shel bsta para minha mãe conseguir desligar o micro.

eu criei um shell como comando halt dentro como não funcionou eu coloquei

#sudo halt

no shell mas tb não deu certo ai eu entrei no console do user dela e dei o comando sudo halt mas ai aparece q esse user não pertence ao arquivo sudoers como adiciono o user dela mas somente para usar o halt?

valeu mmesmo t+

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

E por acaso só o usuário root desliga o pc ?

Faz um launcher desse só com 'halt' ou 'shutdown -h now' mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Depende..

Tem o launcher gráfico, que é aqueles ícones da área de trabalho asuehase, clique direito 'create a launcher', aí você bota o comando que você quer nele...

Ou então dá pra fazer um pseudo-launcher no shell, usando uma espécie de alias, bem simples

por exemplo:

desligarpc=shutdown -h now

quando a pessoa digitar 'desligarpc', o computador executa o shutdown, a gente coloca isso num arquivo do bash, só esqueci o nome completo agora...

Compartilhar este post

Link para o post

Dá permissão para todo mundo usar o halt...

Vai no diretório em que ele está e execute o comando:

chmod a+s halt

Talvez seja necessário fazer isso para o comando shutdown também.

Compartilhar este post

Link para o post

ahhh simmm! lembrei... não sabia que se chamava launcher mas no caso do alias toda vez que eu coloco uma regra no alias ele esqueçe quando reinicia o sistema... tem como resolver?

Compartilhar este post

Link para o post

ahhh simmm! lembrei... não sabia que se chamava launcher mas no caso do alias toda vez que eu coloco uma regra no alias ele esqueçe quando reinicia o sistema... tem como resolver?

Skyfox,

acho que você deve mandar bem no linux e eu sou novato, então me perdoe se eu estiver falando besteira.

não conheço o slackware, só um pouco do CL e RH.

no conectiva você pode adicionar um alias para todos os usuários editando o " /etc/bashrc ", mas se quiser adicionar para um usuário específico, deve adicionar no " /home/seu usuário/.bashrc ".

no redhat você pode adicionar o alias no " /home/seu usuário/.alias ".

não sei se era essa a sua dúvida, mas espero ter ajudado.

:bored:

Compartilhar este post

Link para o post

o meu slack10 tem algumas alias salvas, mas não tem os aquivos bashrc e alias, com que nome ele pode estar???? eu posso criar na cara de pau esses arquivos???

Compartilhar este post

Link para o post

O arquivo bashrc é oculto.

ls -a

Mostra todos os arquivos ocultos (são todos que tem um '.' antes do nome, como .wine)

Compartilhar este post

Link para o post

Os alias normalmente estão:

~/.bashrc

~/.bash_profile (menos comum)

/etc/bashrc

/etc/profile (menos comum)

Compartilhar este post

Link para o post

fala galera!!! vocês acreditam se eu falar que esses arquivos não existem aqui no sistema??? tirando o /etc/profile mas que tb não tem regras do alias... isso e normal??? posso criar esse arquivos na cara de pau??

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Skyfox@26 jan 2005, 21:38

fala galera!!! vocês acreditam se eu falar que esses arquivos não existem aqui no sistema??? tirando o /etc/profile mas que tb não tem regras do alias... isso e normal??? posso criar esse arquivos na cara de pau??

adiciona a regra alias no /etc/profile

Não tem problemas...

Faça o seguinte:

- abra uma seção com o root

- edite este arquivo

- use Ctrl+Alt+F2 logue com usuário comum e veja se funciona, se não funcionar volte pra seção anterior e desfaça a mudança.

O comando chmod a+s halt não resolve a sua vida não?? É um pouco menso seguro, mas você não tá configurando um servidor mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Skyfox, dê uma olhadinha no site do vivaolinux ou clique aqui para ir direto ao fórum que interessa.

encontrei um fórum com várias dicas diferentes de como resolver este probleminha do alias.

teste pra ver qual vai funcionar contigo.

espero ter ajudado.

:-BEER

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0