Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso exótico de transistores


Tranzorb

Posts recomendados

Saudações a todos,

Observem estes dois circuitos:

%7Boption%7Dhttp://img191.exs.cx/img191/9964/exotictransist2hd.gif' border='0' alt='' />

%7Boption%7Dhttp://img191.exs.cx/img191/9986/exotictransist27dk.gif' border='0' alt='' />

Neles, os transistores gravados com um quadro vermelho estão ligados de uma forma pouco usual, não? No caso do 2o., eu já observei essa ligação em um outro esquema, mas o 1o., eu nunca observei.

Tenho tido dificuldades em encontrar informação sobre qual a finalidade dessas ligações. No caso da 2a., penso que a intenção é usar o transistor com uma corrente de coletor máxima reduzida (acredito que seja esse o efeito dessa inversão), mas no caso do 1o. diagrama, não consegui interpretá-lo.

Gostaria de saber se os colegas que desenham circuitos poderiam me ajudar a compreender a função desses transistores no circuito.

Obrigado a todos,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações a todos,

Agradeço as respostas fornecidas. Porém, caso haja colegas que discordam das análises feitas até então, por favor, contribuam.

Entendo realimentação como o retorno de parte do sinal de saída de um aplificador de volta a sua entrada. E, tanto num caso como no outro, pelos transistores indicados não está passando sinal de realimentação. Aliás, ainda que estivesse passando, precisamos compreender o papel desses transistores, não...?

O esquema dá uma ligeira impressão de que está sendo efetuada uma realimentação, mas, se analisarmos com um pouco de atenção, veremos que, em ambos os circuitos, há um ponto de +5V no caminho da suposta realimentação. Isso muda completamente essa interpretação.

Muito obrigado a todos,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de postar minha interpretação do 1o circuito:

No 1o circuito "amarramos" a entrada não inversora ao zero volts (0v) sem conectá-lo diretamente ao zero. Uma das vantagens disto seria estabilidade térmica, pois sabemos que com o aumento da temperatura a "corrente de fuga" do componente costuma aumentar, o que faz variar a tensão sobre ele. Assim temos 0v no emissor de Q2 e 0,6vna base de Q2, que é a mesma tensão da base de Q1, o que resulta novamente em 0v no emissor de Q1, "amarrando-o ao terra.

Além da estabilidade térmica, penso que caso haja um problema qualquer interno ao operacional, como um curto-cuicuito poderemos ter a entrada não inversora com 0v ou 5v, mas com corrente máxima, pois sua resistência interna "desapareceu", e neste caso ou Q1 ou Q2 segurariam a "bronca".

Espero poder ter contribuído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No 1º circuito os transistores estão ligados como diodos em uma configuração chamada espelho de corrente, serve para manter estabilidade do ponto quiescente do amplificador interno do OP. No 2º a inversão dele possibilita o casamento do sinal de entrada com o de saída, veja que o circuito é um gconversor de onda quadrada de precisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

Andei fazendo uns testes aqui em casa para a 1a. configuração mostrada. Desconfiei que tivessem algo a ver com manter estabilidade térmica, assim como citou o colega macedoethomas. Montei os dois transistores BC548 ligados dessa forma, de um modo que eu pudesse aquecê-los bastante, e de maneira mais bem distribuída possível, com um ferro de solda. A tensão no ponto que se liga à entrada do amp. op. manteve-se constante em 40mV. Acredito que essa constância se deve a tal ligação.

Quanto à análise feita por Cassiano BH: desculpe cara, não consegui entender sobre o 2o. circuito, será que você poderia explicar ou postar um link para onde posso encontrar informações sobre isso?

Muito obrigado pessoal,

Tranzorb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...