Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Delphi X Visual Basic


caezar

Posts recomendados

  • Membro VIP

É difícil encontrar pela web algum artigo que esclareça realmente as diferenças entre ambas. Na maioria das vezes, o que se vê é textos "fanáticos", cada qual defendendo sua ferramenta preferida e atacando sua ferramenta "inimiga". Parece até coisa de político...

Bom, eu trabalho profissionalmente com VB há mais de 6 anos, e só não aprendi Delphi ainda por falta de tempo. Mas pretendo desenvolver usando ambas as ferramentas.

Pelo que eu sei, as diferenças se resumem em alguns detalhes, como:

1) a sintaxe da linguagem, embora as estruturas sejam parecidas, por exemplo, toda linguagem tem IF (estruturas de decisão), FOR... ou DO... (estruturas de repetição), ou coisas parecidas.

2) o "simples" fato do VB ser orientado a eventos, enquanto o Delphi é orientado à objetos, o que é uma enorme vantagem sobre o VB, pois muita coisa onde se escreve 10 linhas de código em VB pode ser feita com 5 linhas em Delphi.

Enquanto o Delphi surgiu do Object Pascal por volta de 1995, o VB surgiu do Basic, por volta de 1991.

VB e Delphi são ferramentas de desenvolvimento, comumente chamadas de "Ferramentas RAD" (Rapid Application Development) e possuem uma IDE (Interface Design Environment) para facilitar o desenvolvimento "visual" de aplicativos.

VB e Delphi se destinam à mesma coisa: desenvolvimento de aplicações de um modo, digamos, mais "produtivo", ou seja: ao invés de perder um tempão escrevendo código para desenhar janelas e botões, economize tempo desenhando isso tudo com o mouse, e use o tempo que sobrou para escrever o que realmente interessa: o código que vai fazer a aplicação funcionar.

Mais detalhes:

=> Delphi history – from Pascal to Diamondback (Delphi 2005)

=> VB history

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...