Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

queda na qualidade da imagem da 9600pro


Posts recomendados

Fui instalar o omega driver pra ver se ganhava desempenho na minha maquina (n2u400 /gecube 9600pro 400/400 128/128 nunca recebeu over). Desinstalei o Catalyst que estava instalado (não lembro qual era, creio que era o 5.4, o driver anterior ao atual catalyst), reiniciei a máquina e comecei a instalar o Omega.

Durante a instalação, o programa instalador pergunta se eu quero instalar a placa com Fast Write ligado ou desligado. ele diz que o padrão é desligado, mas ressalta que algumas Radeoms 9600 precisam dele ligado para um bom funcionamento. Como eu tinha desinstalado o Catalyst, não pude ver se estava sendo usado ou não o Fast Write (mais tarde eu pude ver que o driver da ATI estava sim usando FW). Instalei com fast write off, por dizer ser o padrão e tudo mais.

Instalo o driver, reseto o pc no fim da instalação, abro o windows (xp pro sp2), e assim que eu começo a jogar o Need For Speed Underground 2 noto que a imagem está bem tosca. as texturas parecem muito extranhas. Pensei que era diferença por causa do driver, o Omega podia trabalhar com uma qualidade mais baixa para ter melhor rendimento (as configurações de qualidade dos 2 drivers estavam iguais, as barrinhas selecionando qualidade total das texturas). Testei com outro jogo, Dawn of War, e também tinha alguns problemas nos gráficos.

Decidi voltar ao Catalyst. Desinstalei o Omega, reiniciei e instalei o driver oficial da ATI novamente. Dessa vez o mais atual, o 5.5. Quando a instalação termina, que eu reinicio o pc e vou pros jogos, está tudo igual a quando o Omega estava instalado. Achei estranho, mas podia ser resquícios de driver. Já estava mesmo na hora de formatar o hd e foi o que eu fiz. formatei tudo tudo, e resetei a bios, pois lá também se mexe em Fast Write e na velocidade do agp e no aperture size.

Tudo formatado, xp sp2 reinstalado, drivers da placa-mãe reinstalados. Baixei e reinstalei o Catalyst 5.5 novamente. Instalo os jogos, e quando vou testar, estão do mesmo jeito, com os gráficos bem piores do que no começo de tudo.

Bem, no fim das contas, depois de várias formatações, de tentativas com sp1 e sp2, com várias desmontagens e remontagens completas do pc, depois de vários resets na bios da placa-mãe, continuou tudo a mesma coisa. a qualidade muito ruim. Emuma das vezes em que eu formatei e instalei o catalyst, o Control Panel da ATI dizia não achar o driver da placa [isso já depois de eu instalar o catalyst, uma instalação sem erro nenhum]. Em outra ocasião, quando eu tentava abrir os jogos eles não abriam, e um deles disse que não foi possível iniciar a engine gráfica, ou que não foi possível iniciar o hardware gráfico, algo do tipo.

A única coisa que eu não tentei, foi fazer algo em relação à BIOS da placa de vídeo, pois nunca mexi nela e não quero fazer isso a não ser que seja a única solução.

Creio que o problema esteja relacionado com aquela instalação do Omega, em que eu escolhe deixar o Fast Write em off.

O site que eu uso para uploads de fotos está offline agora, mas em questão de horas ele estará de volta. Assim que ele voltar ao ar postarei uma foto do Underground2 antes do acontecimento, e outra de agora. Por sorte eu tinha essa foto antiga guardada na minha conta de email, e deu pra ter certeza das minhas suspeitas.

Se alguém já tiver alguma ideia do que está acontecendo aqui mesmo antes de eu postar as fotos, sinta-se a vontade para opinar e ajudar-me. Espero que não tenha causado um problema definitivo na GPU ou BIOS da VGA, porque NEM TÃO CEDO eu vou poder comprar outra =/. Estou até o fim do ano só pagando o financiamento que fiz para montar meu atual pc ^^.

Grato pela atenção, espero retorno, de preferência positivo! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui acontece algo parecido mas é quando uso os drivers Catalyst, no 3dmark 2003 no teste mother nature, e no 2005 no primeiro teste e no Counter Strike Source quando melhoro as texturas, a imagem fica toda pipocada, cheia de artefatos e texturas corrompidas, quando uso o Omega, o problema acaba.

Ao instalar o windows xp, coloque primeiro o sp2, depois instale os drivers do chipset, e logo em seguida instale o catalyst. Se não der certo, pode ver se a placa de vídeo funciona bem em outra máquina.

Diz aí também a sua configuração! Placa mãe, Processador, Memória, etc. Pois fica mais fácil ajudar ;)

Quanto ao problema do painel de controle, heheheh, acontece o mesmo problema aqui só que com o DNA Drivers, não instala nem a pau!

Eu tinha ficado com o Catalyst pois o Desempenho no CS:S era muito melhor que no Omega, mas agora mudei pro Omega mais atual e tá muito melhor, principalmente uso o Omega por causa do ATI Tray Tools, onde o Direct3d e Opengl são juntos para configurar antialiasing, etc.

Mas tenta antes na máquina de outra pessoa para ver se o problema acontece de igual(coisa que eu acho que não irá acontecer...).

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

demorou, mas começam a chegar as screens:

essa aqui acontece quando eu instalo o catalyst.

http://www.hangarnet.com.br/forum/uploads/...-1118624852.jpg

o pc instala o driver e reinicia, quando volta, fica assim. ai eu vou na pasta que o driver descompacta os arquivos de instalação (normalmente c:\ati\suport\.......) e procuro la pelo setup.exe . o pc repete toda a instalação, normalmente, e reinicia de novo. e depois a imagem volta ao normal. mas nos jogos continua com problemas nos gráficos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Cara, não é querendo ser palha não, mas tipo, eu tenho uma Radeon 9600 Pro 256 mb da Gecube e nunca, nunquinha mesmo, deu qualquer tipo de problema.

Na boa, não é querendo falar que você não intende do assunto não, mas antes de instalar programas que afetem o desempenho dos hardwares, leia bastante!!

Duas pessoas já me falaram que baixaram programas para dar overclock em placas de vídeo, e que depois disso, o monitor nem ligava.

Não pense que esses programas que melhoram o desempenho, melhoram tipo 200%.

Lembre de atualizar somente se o computador ou o jogo pedir, caso contrário, evite.

Abraços e boa sorte aí! :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!