Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
cetaruom

Diferença de configuração de um PC para um console

Recommended Posts

Olá galera, alguem poderia me dizer porque um jogo, por exemplo: Need for speed most wanted roda tranquilamente sem lags e lentidões em PS2 e em um PC pra rodar sem legs e lentidões necessita de um hardware poderoso, segnicando em gasto elevado e comparação ao se comprar um PS2?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque o PS2 é uma arquitetura fechada. Enquanto quem programa o jogo para uma plataforma fechada fica fazendo diversas otimizações, quem programa para PC deve ficar preocupado com a questão de compatibilidade.

Imagine: você tem 4 mb para colocar um valor X de textura. Existem diversas formas de compactações e maneiras de você utilizar esse espaço de vídeo. É assim que os jogos para consoles são feitos. A desenvolvedora tem total liberdade para testar a melhor maneira de um jogo funcionar, balanceando a questão de desempenho/qualidade gráfica.

Já nos PCs isso não acontece muito... A pessoa deve pensar num jeito que a maioria das placas funcionem, em diferentes níveis gráficos. Imagine quantas configurações de PC são possíveis no mundo... Também é importante salientar que no PC pode está rodando diversas coisas ao mesmo tempo, complicando ainda mais a questão do desempenho. Por isso muita gente por ai defende um Windows exclusivo para jogos, onde todo o desempenho da máquina fosse utilizado apenas para isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro seta,

O que o Red mensionou faz sentido, mas não é só isso. Você já parou para imaginar o porquê do PC utilizar monitor ao invés de um TV? também já imaginou em qual resolução um Playstation 2 utiliza para exibir um jogo? Essa é a raiz da questão. Um console de vídeo-game, a grosso modo dizendo, utiliza quase a metade da resolução de um PC usando resolução de 800x600 (considerada baixíssima) em um monitor para exibir um jogo. Ora, se você tem um jogo rodando em 2 sistemas distintos sendo que um deles utiliza o dobro da resolução, qual você acha que precisará de um processador potente? e isso é só um exemplo. As placas de vídeo de última geração para PC, além de permitir resoluções de 1600x1280 ou mais, ainda possuem recursos de efeitos especiais ausentes nos consoles de hoje, exigindo ainda mais poder de processamento. Se você observar o jogo Need for speed most wanted em um PC de última geração, verá que a versão para consoles está à quilômetros de distância atrás em termos de qualidade gráfica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos dois falaram certo, mais vou acrescentar algo. Veja bem... um console, vamos pegar um PS2, foi feito com a finalidade de jogar... ele é optmizado para isso. já um pc tem de fazer de TUDO, ou seja, ele processa muito mais informação do que um console.

Ao mesmo tempo que um pc esta rodando um jogo, ele ta monitorando sistema operacinal e tudo mais. o console se concentra apenas na tarefa de executar o jogo.

abraço :-BEER

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado Originalmente por Master of Templar@28 de dezembro de 2005, 03:07

Todos dois falaram certo, mais vou acrescentar algo. Veja bem... um console, vamos pegar um PS2, foi feito com a finalidade de jogar... ele é optmizado para isso. já um pc tem de fazer de TUDO, ou seja, ele processa muito mais informação do que um console.

Ao mesmo tempo que um pc esta rodando um jogo, ele ta monitorando sistema operacinal e tudo mais. o console se concentra apenas na tarefa de executar o jogo.

abraço  :-BEER

Ué, mas foi o que eu tinha colocado... E boa complementação do Mouratec, também tem essa questão, que é um dos maiores fatores do desempenho dos consoles ser superior.

Mas lembro que o Xbox é capaz praticamente de fazer qualquer efeito possível em PCs, diferente do PS2 que já é bem limitado nesse quesito. Veja um jogo que é um port direto: Winning Eleven 9. Ele poderia ser bem superior no quesito gráfico se fosse realmente pensado para os PCs, porém, por ser uma conversão direta da versão do PS2, não mostra nada de surpreendente nesse quesito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×