Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Galera da uma ajudinha aqui


JairoJr

Posts recomendados

e ai galera beleza, tipo eu to com uma duvida chata quanto o consumo de energia de uma lan house que meu colega trabalha. La tem 11 pcs completos ( monitor, gabinete e estabilizador) 1 servidor e 10 clientes... + 2 arcondicionados...1 de 18.000Btus (2100W) e outro de 15.000Btus (2000W). Se consideramos que cada monitor tem 85W, e os gabinetes e os estabilizadores eu não sei a potencia... como eu faço pra saber o consumo total da lan por mês... E eu queria saber se os arcondicionados são dessa potencia mesmo ou pode ser um mais economico e com menos Btus tipo 12.000 ou 10.000, a lan fica aberta das 09:00 as 12:00 a tarde das 14:00 as 22:00 dias ulteis, e 09:00 as 22:00 nos finais de semana sem intervalo. Ai tipo estava querendo ver onde ele poderia economizar energia e como.... a lan tem 6m x 3m, 5 pcs de um lado e cinco do outro. Na ponta tem um servidor, ligando uma impressora multifuncional, um swtch de 16 portas e um modem dsl... Acho que é isso que souber como eu faço me da um tok valeu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JairoJr

a sua questao e complexa mas não é difícil.

a primeira questao esta em determinar a energia dissipada por cada elemento que trabalha nesse espaço.

repare por exemplo que uma fonte de pc pode indicar 300 w mas esse pode não ser o comsumo real , pois depende do factor de potencia do mesmo.

por exemplo e normal ver indicado em em fontes de computador ver que sao de 300W . isto no entanto é a potencia que podem fornecer ao circuito , por vezes nem isso .

a energia consumida pode ser 2X superior ou mais.

para lhe confirmar isso tenho uma fonde depc que seria de 300W mas cujo consumo realé de 880 !!!!

no caso generico que poe tem duas questoes , se não estou enganado.

uma é o consumo energetico

este só vai ter uma solução é medir com watimetro ou usando pinça amperimetria e medindo a corrente de cada elemento e sabendo a tensão pode verificar o mesmo pode saber a energia total em VA.

não se esqueça de elementos como iluminaçao etc

outra questao diz respeito ao sistena de ar condicionado.

este tem de ser calculado em funçao da energia dissipada dentro desse volume , das condiçoes de isolamento , dos sistemas de ventilaçao etc etc.

assim em funçao destes valores e sem esquecer que as pessoas que ai trabalham tambem geram calor, terá que calcular as BTUs necessarias.

outra questao pode dizer respeito a disposicao fisica dos siatemas de AC.

por fim e sabendo estes valores pode saber :

onde esta a gastar energia inutil e onde pode economizar.

outra questao que pode por pode ser a utilizaçao de sistema de correcçao de factor de potencia.

espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!