Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Heber

HSP56 no Debian-br-cdd

Recommended Posts

Sou iniciante no Linux e estou tendo dificuldades para instalar meu modem HSP56, segui um tutorial do Site do Debian e aconteceu o seguinte:

debian-br-cdd:~/Desktop/Modem/pctel-0.9.7-9-rht-4c# ./setup

checking for running kernel version...2.6.8

checking for ptserial...ptserial-2.6.c

checking for gcc...3.3.5

searching for kernel includes...found at /usr/src/kernel-headers-2.6.8-2/include/

checking for autoconf.h.../usr/src/kernel-headers-2.6.8-2/include//linux/autoconf.h

checking for asm/mach-default...yes

checking for kernel version in version.h...UTS_RELEASE is 2.6.8-2

checking type of tty_struct.count...int

detecting your modem...found. Your modem is a sis type modem.

installation done

debian-br-cdd:~/Desktop/Modem/pctel-0.9.7-9-rht-4c# modprobe pctel

FATAL: Module pctel not found.

debian-br-cdd:~/Desktop/Modem/pctel-0.9.7-9-rht-4c#

Quando dou o comando:

debian-br-cdd:~# lspci

0000:00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [siS] 730 Host (rev 02)

0000:00:00.1 IDE interface: Silicon Integrated Systems [siS] 5513 [iDE] (rev d0)0000:00:01.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [siS] SiS85C503/5513 (LPC Bridge)

0000:00:01.1 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [siS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 82)

0000:00:01.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [siS] USB 1.0 Controller (rev 07)

0000:00:01.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [siS] USB 1.0 Controller (rev 07)

0000:00:01.4 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [siS] SiS PCI Audio Accelerator (rev 02)

0000:00:01.6 Modem: Silicon Integrated Systems [siS] AC'97 Modem Controller (rev a0)

0000:00:02.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [siS] Virtual PCI-to-PCI bridge (AGP)

0000:01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [siS] 630/730 PCI/AGP VGA Display Adapter (rev 31)

debian-br-cdd:~#

o que está errado, já que não consigo usar o modem? desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você tem certeza de que o drive é esse? no meu caso, usei o drive da smartlink eu passei muito tempo pra colocar o meu modem intel AC 97 pra funcionar no debian-br.Faça o seguinte, vá no www.linmodems.org e faça o download do scam modem, rode-o, ele lhe dará um monte de arquivos de texto contendo informaçoes sobre o seu modem INCLUSIVE que drive você deve utilizar e como ativa-lo. Se ele lhe indicar o smartlink, e você estiver com problemas, ai ou manda um mail ou mp pra mim, ou posta aqui novamente...

as ordens.... Rony Melo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Postado Originalmente por rgmmelo@11 de março de 2006, 14:59

você tem certeza de que o drive é esse? no meu caso, usei o drive da smartlink eu passei muito tempo pra colocar o meu modem intel AC 97 pra funcionar no debian-br.Faça o seguinte, vá no www.linmodems.org e faça o download do scam modem, rode-o, ele lhe dará um monte de arquivos de texto contendo informaçoes sobre o seu modem INCLUSIVE que drive você deve utilizar e como ativa-lo. Se ele lhe indicar o smartlink, e você estiver com problemas, ai ou manda um mail ou mp pra mim, ou posta aqui novamente...

as ordens.... Rony Melo

Compartilhar este post

Link para o post

suspeitei desde o principio, me faz um favor, da um lsmod e cole aqui ou veja se tem um modulo chamado snd intel ou coisa parecida...acho que o seu caso é o caso que tem o conflito com o alsa...se tiver este modulo você vai baixar o alsa-lib-1.0.9.tar.gz e drive da slmodem-2.9.9-pre-alsa(ou coisa parecida), no google você acha os dois, dai é so COMPILAR o seu kernel preimeiro, depois instalar o alsa-lib1.0.9 e depois o drive do modem...e protinho é configurar o wvdial ou outro e você estará navegando no br-cdd...a proposito, qual versao de do br você tá usando?

se tiver duvidas e provavelmente terá, no s finais de semana é so add rgmmelo@hotmail.com e lhe ajudarei no possivel!!

boa sorte!!!

achei o alsa pra você ftp://ftp.alsa-project.org/pub/lib

ai é so dá um tar -jxvf nomedopacote.tar.bz2

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que eu vi, você não vai precisar do drive com o alsa não...baixe a ultima versao do drive da smartlink e instale normalmente....mas você COMPILOU O KERNEL?qual o erro que deu?posta aqui que é melhor, mais pessoas verao!!!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Vou tentar novamente com drive smartlink, quanto ao erro que deu da outra vez eu não me lembro.

Hoje eu dei uma conferida no meu Debian e vi que o source não estava instalado (presumi isto porque ao inserir o cd de instalação o pacote source estava em branco) então marquei para instalar, depois em /lib/modules/2.6.8-2.k7 tinha um arquivo com a seguinte descrição:

source 88 bytes ligação (com problema). Isto pode ter alguma coisa a ver com o problema? Tentei instalar também o driver Hsp_linux.zip, quando entrei em configurações de rede apareceu o ícone de rede e na frente (tipo de interface desconhecida), este ícone não aparecia antes.

Desculpe o incômodo, mas eu não quero desistir do linux só por causa do modem.

Compartilhar este post

Link para o post

até onde eu sei o debian-br não instala o source, você vai ter que compilalo na unha.e ele não tem dá um trabalho, mas eu juntei umas dicas ná net, e compilo o meu kernel com uns 5 comandos, so não te passo agora pois estou sem tempo pra procurar onde está essa dica pra você...

se você realmente quer usar o linux, você não vai desistir so por causa do modem, eu passei quase 4 meses pra colocalo pra funcionar no linux, e agora em qualquer distro eu consigo, mas o meu caso era porq tinha o choque com o alsa, coisa que pelo que eu vi você não tem....então é so você compilar o kernel e tá prontinho!

se você quiser, me passe seu mail que quando eu tiver um pouco de tempo mando as dicas bem explicadas pra você

Compartilhar este post

Link para o post

vamos lá:

tire o kernel-source-2.6.8(se estiver usando o 2.6.8, senao é so trocar pelo seu) do cd do debian e descompacte-o em /usr/src/

# cp /boot/config-2.6.8 /usr/src/kernel-source-2.6.8/.config ( esse comonddo cai como uma luva pra quem tem o br-cdd e net discada, pois você não terá como usar o make xconfig ou make -qconfig)---> esse comando copiará todas as configuraçoes do kernel instalado para o kernel que você vai compilar.

agora aqui você va colocar um cd do pink floyd( se gostar), pois esses comandos demoram.

#make menuconfig ( como você já copiou todas as config já vai tar tudo direito aqui)

# make modules_install

já deve ter acabado no minimo o the wall1

agora é copiar e linkar umas coisas e terá o br cdd na net

# cp /usr/src/linux/arch/i386/boot/bzImage /boot/vmlinuz-2.6.8-novo

# cp /usr/src/linux/System.map /boot/System.map-2.6.8-novo

# ln -sf /boot/System.map-2.6.8-novo /boot/System.map

# cp /usr/src/linux/.config /boot/config-2.6.8-novo

# mkinitrd -o /boot/initrd-2.6.8-novo.img 2.6.8-novo

pronto, so não sao 5 comandos como eu tinha lhe falado :D ......

agora é so você configurar o grub, se não me engano, ele fica em sistemas-->boot adm. lá como vai ter um kernel já instalado, você v como sao as configuraçoes e é adicionar vmlinuz-2.6.8-novo, initrd-2.6.8-novo e etc....nesta parte não posso lhe ajudar muito, pois não estou com o debian instalado em meu pc, e sim o slackware10.2 que usa o kde no lugar do gnome e o lilo no lugar do grub( eu prefiro o grub mesmo)..

depois de ter feito isso, é so configurar o wvdial( o discador do br nunca pegou aqui em casa) http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=1

se você for testar o wvdial, ele so funcionará como root ai você faz isso:

#chown root /usr/local/bin/wvdial

#chmod 4755 /usr/local/bin/wvdial

isso dará permissao ao seu usuario usa-lo....

pelo o que me lembro, o br so tem de diferente esses passos, o resto é igual as outras distros....

boa sorte...

ps: postei aqui pois outros usuarios podem ver também....

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais