Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Programa em pascal


Bellator

Posts recomendados

Estou tentando criar um programa simples utilizando a estrutura case, mas quando eu compilo o programa, aparece a mensagem: 'Implementation limit exceeded (range of case index). Já tentei mudar o tipo da variavel, mas so piorou a situação, o que eu estou fazendo de errado? Alguém poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá . . .

Bem, você poderia colocar sua fonte, para que alguém testasse ou te dissesse o que há de errado . . . vou te dar umas dicas . . .

1. Nunca use variáveis que não sejam do tipo ordinal (Strings, números de ponto flutuante como Extended, Single ou Currency, por exemplo). Uma estrutura CASE que verifica qual mês foi digitado (CASE Mes OF Janeiro ...  Fevereiro ... ) nunca irá funcionar com Strings literais, mas sim com Inteiros (CASE Mes OF 1 ... 2 ... );

1.1 Exceção : Se os valores forem outras variáveis, constantes, membros de conjuntos. Exemplo :

   CASE MessageDLG('Format C: ?', mtWarning,

   [mbYES,mbNO],0) OF

      mrYES : Manda Bala !;

      mrNO : Não faça isso !;

   END;

Neste caso, mrYES e mrNO são constantes que representam números;

2. A cada comparação (valor : procedimento), usa-se uma linha de código. Exemplo;

 CASE X OF

   1 : Close; {linha válida}

   2 : SaveToFile(Filename);

        Close;                      {linha inválida}

   3 : Cancel;  {linha válida}

 END;

Aqui tento salvar o arquivo e sair se X for igual a 2, mas não posso colocar duas linhas.

2.1 Exceção : Agrupando as linhas com BEGIN .. END; Exemplo :

 CASE X OF

   1 : Close; {linha válida}

   2 : BEGIN

          SaveToFile(Filename);

          Close;

        END;                      {linha válida}

   3 : Cancel;  {linha válida}

 END;

Resolvi o problema acima : mostrei que quando X for 2, ele iniciará um bloco de instruções que está entre BEGIN .. END;. Isto é permitido !

Espero ter ajudado, ainda mais porque uso D?elphi e não o Turbo Pascal (eles não são a mesma coisa) ...

Até mais . . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só me corrigindo o switch é pra C. Bom, já que o exemplo anterior foi em Delphi, aqui vai um em pascal.

Program Testa_Case;

Uses Crt;

Var

   Op : char;

begin

      clrscr;

      writeln ('Digite a ou b ');

      op:=readkey;

      case op of

            'a' : writeln ('Você digitou A');

            'b' : writeln ('Você digitou B');

      end;

      readkey;

end.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...