Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual Wired


gabrieow

Posts recomendados

Pessoal,

informatica não é minha área de maior conhecimento, então eu recorro ao pessoal pra me sanar essa dúvida, me perdoe se for repost, não achei nada na pesquisa!

Eu mexo com audio automotivo há muito tempo, fiz a instalçao eletrica do meu quarto inteiro, montei 3 fontes de amplificador e tenho certa bagagem com elétrica...

Bem, em se tratando de corrente contínua todos sabemos q se for feita uma associação em paralelo de duas fontes se obtem o somatório da corrente disponível, com isso em mente tive a ideia óbvia (mas eu não vi em outro lugar, por isso q eu acho q tem alguma treta) de associar duas fontes ATX

a ideia começou com o upgrade do meu PC, eu detesto gabinetes coloridinhos e com coisas q piscam, meu PC fica aberto com as tripas pra fora desde o dia q saiu da caixa, já passou por alguns upgrades e eu mantenho o gabinete podre... e infelizmente, a fonte podre q veio com ele! como a grana tá curta e as fontes de alta potencia são muito caras eu pensei no seguinte, comprar 2 fontes genéricas q tem em torno de 180W reais e associar, obtendo-se teoricos 360W, cada fontezinha dessa custa uns 20 reais, daria pra associar até 3 dessas por quase metade do preço de uma fonte de 500W equivalente!

como associar? KISS (Keep It Simple Stupid!)

como a associação em paralelo não tem segredo a ideia é só associar cada um dos fios com seu correspondente na outra, inclusive o verde q é o start da fonte! Tomando-se certos cuidados q são banais pra quem mexe com audio hi-fi se poderia ter uma ativação e demanda homogenea e sincronizada de todas as fontes!

eu pensei muito, e não consegui achar uma forma disso não dar certo...

alguem TEM q ter tentado, e ou ele se ferrou com tudo dando errado ou deu certo e ele ficou quietinho e não contou pra ninguém!

valeu pessoal!

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E aí colega de profissão (ganho mais como sonorizador automotivo do que como eng.).

O que você pode fazer é melhorar uma fonte genérica.

*Acrescentar ou substituir os capacitores eletrolíticos de entrada:

ligar em paralelo ou substituir, obtendo um valor de 800 a 1200uF/200V (3x330, 2x470 ou 1x1000) verificar o espaço disponível.

*Substituir a ponte retificadora:

trocar os diodos, por outros de maior corrente: 6 , 8 ou 10A.

*Instalar filtros de RF e EMI na entrada:

algumas fontes AT têm tomada de energia com filtro incorporado, quando em bom estado e OK podemos usa-los(são práticos e não ocupam espaço).

instalar filtro de EMI na entrada.

*Trocar os dissipadores:

usar cobre(artesanal) ou alumínio, maiores e mais grossos.

*Melhorar a ventilação

trocar a ventoinha de saída por uma com sensor de temp. ligada direto na linha de 12v, monitorando o dissipador de saída.

instalar uma ventoinha grande na parte superior da fonte (120mmx25mm ou 120mmx30mm) de 2.500RPM com um NTC de 50 a 80Ω em séria na energia que vai acompanhar a temp. do dissipador de saída.

*Substituir os transistores e o FET de entrada:

usar equivalentes de maior capacidade e ou eficiência.

usar iguais em ponte, dobrando sua capacidade e usando o outro “lado” do dissipador.

*Melhorar os eletrolíticos de saída:

onde o eletrolítico trabalha sozinho(sem bobina) dobrar os valores em uF.

*Melhorar os transistores de saída:

usar equivalentes de maior capacidade e ou eficiência.

usar iguais em ponte, dobrando sua capacidade e usando o outro “lado” do dissipador.

*Melhorar a fiação de saída da fonte:

usar fios 18AWG e remodelar a fiação das HDs e drivers para usar apenas um chicote e não dois(4x molex de 4 pinos 12v-GND-GND-5v), HDs e drives consomem pouco.

*Instalar PFC e monitoramento:

montar um módulo de PFC(TDA-4862G ou MC-33260) ou usar algum “módulo” pronto de PFC,

instalar multímetros baratos para monitorar as linhas principais ou montar um circuito de controle e monitoramento possibilitando o “desligamento” da fonte(por relê) quando a linha variar mais que 10%, talvez alarme sonoro(beep) a 5%.

Fonte http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=85952

Mas o que mais detona as genéricas nem é tanto a potencia, que muitas vezes é superestimada, e sim a temperatura de funcionamento, recomendo colocar uma fan adicional para jogar ar pra dentro e deixar a original pra retirar o ar quente. Eu ainda deixaria fora do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fala V8

na verdade eu sou veterinário, mas por todo meu tempo de faculdade, e mesmo antes eu sempre me meti a instalar som em carro, montar umas bugigangas eletricas... sou DIY covícto! hehehhehehe no fim acabei aprendendo muita coisa de eletrica, principalmente quando me meti a fazer um amplificador... foi legal, mas ele ainda não funciona direito! hahaha

cara... eu pensei nisso de modificar, mas como eu não sei a topologia de uma fonte ATX eu não me meti ainda... em breve eu faço isso! hehe

gostei dos ups na ponte retificadora, isso vai melhorar MUITO a estabilidade!

fiação já era uma ideia melhorar, usar fio de cobre decente, e não esse lixo q vem nessas fontezinhas, refrigeração e ventilação já eram alvo tbem, as fontes ficariam ao lado do PC com ventilação propria... gostei da ideia dos dissipadores de cobre DIY... fácil de fazer!

os capacitores q eu não sabia o que poderia ser mudado, porque não entendo essas fontes cheias de transistores e até chipamps!

mas e a associação em paralelo? você sabe de alguma limitação? porque tipo, uma vez eu adaptei um amplificador vintage q recebeu transistores muito parrudos e o consumo subiu demais, o que foi feito foi associar duas fontes, usando a mesmo retificadora, tá certo, mas foram associadas as fontes sem probs!

como a fonte é um componente que precisa de demanda pra fornecer energia não vejo porque teria problema colocar os fios de 2 fontes TODOS em paralelo! só a corrente q iria aumentar BEM!

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então, um problema que eu tive quando associei fontes diferentes é que uma delas desarmava só de estar com o terra em comum, até hoje não sei o porque.

Eu ainda preferia dar uma reforçada na fonte principal que vai na placa mãe, e usaria a fonte adicional nos periféricos, HDs, fans, drivers opticos, só deixando o terra em comum pra evitar o loop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse problema do terra talvez possa ser resolvido linkando os 2 terra, e aterrando tudo em um unico ponto, ou seja, criar um centro de aterramento no qual as fontes estariam ligadas com um diodo, pra evitar fluxos indesejaveis em caso de uma das fontes ter diferensas de tensão ou corrente!

eu tenho duas fontes e uma placa mãe+processador+RAM sobrando aqui em casa... vou dar uma bricada!

assim q eu tiver algum resultado eu posto aqui!

pelo visto pouca gente tentou isso!

valeu V8... aliás... excelente gosto! Camaro 350... small block né?

eu curto mais os garotos crescidinhos, big block, HEMI!!! hehehe

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!