Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Termos técnicos sobre processadores: FSB, cache, etc


EduardoS

Posts recomendados

O cache L1 e o local onde se armazena as instruçoes principais que e processador utiliza para executar alguma tarefa , procesamento de algum dado , A L2 e onde fica o restante das instruçoes que o processador ocupa , sendo ele bem maior que o L1 e capaz de armazenar bem mais informação.

qualquer coisa veja http://forum.clubedohardware.com.br/fsb-cache-etc/400838

aqui você entendera melhor como funciona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com algumas exceções, sim, dados usados pelo programa passam primeiro pelo cache.

EduardoS, quando você diz 'com algumas exceções, sim...', você está supondo isso?

Você tem alguma situação-exemplo onde uma palavra de memória vai diretamente da MP pro registrador do processador?

Pois pelo que tenho entendido com Tanenbaum, os registradores nunca lidam diretamente com a MP, e sim com a cache.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EduardoS, quando você diz 'com algumas exceções, sim...', você está supondo isso?

Você tem alguma situação-exemplo onde uma palavra de memória vai diretamente da MP pro registrador do processador?

Bom... só o EduardoS sabe o que estava pensando, mas...

1- Demora um tempo para escrever a linha de cache, alguns processadores, que eu saiba, tentam ler a palavra pedida da memória para o núcleo o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que preenchem a linha.

2- Existem instruções especiais de LOAD que mandam ignorar o cache, em algumas arquiteturas, além do mais óbvio: áreas UC (Uncacheable) da memória, que nunca são lidas da cache (você até poderia ler para a cache sempre que fosse fazer um LOAD desses endereços, mas não acho que seja uma implementação muito eficiente).

Pois pelo que tenho entendido com Tanenbaum, os registradores nunca lidam diretamente com a MP, e sim com a cache.

Obrigado.

E se não houver cache :)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, se uma página for uncacheable não resta outra alternativa.

Em situações normais, você sabe me dizer qual 'algoritmo' é usado pra determinar se compensa uma determinada região da memória ser armazenada na cache ou não? Supondo que não haja intervenção do programador.

Mesmo que seja decisão do compilador usar as instruções LOAD especiais que você citou, ou do próprio processador. Mas.. qual seria o método utilizado pra tomar essa decisão?

Claro que tudo isso depende da implementação, e pode haver muitas maneiras de tomar essa decisão. Saber ao menos uma delas já me faz feliz :P

Valeu ThiagoLCK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://forum.clubedohardware.com.br/fsb-cache-etc/400838

Eu andei lendo aqui no forum... e entendi mais ou menos... pois bem, a minha duvida e

pelo que eu entendi no principio quanto maior o cache, mais rápido fica o conjunto, porém se ele for muito grande o conjunto fica lento?

Para jogos por exemplo, seria melhor ter mais cache tipo 3mb ou 1mb?

E o quanto esse tal de cache influencia nos games?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito cache ajuda, o micro não ficará mais lento mas não é o 1º fator a ser considerado na compra de um processador...

No entanto o cache L2, que geralmente é maior e mais simples tem latências maiores do que o L1, sendo assim mais rápido.

Em geral é bom ter uma CPU com um cache maior, mas o determinante para a compra é a arquitetura do processador e clock, cache não é o principal em um processador mas sua falta ou excesso pode condená-lo ou ajudá-lo muito (vide a AMD com sua nova CPU sem L3...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Filho, você se enrolou todo.

Muito cache ajuda, o micro não ficará mais lento mas não é o 1º fator a ser considerado na compra de um processador...

Não, não é o primeiro fator. O que importa é o projeto final e o uso que será feito dele. Um processador com 4MB de cache não é necessariamente mais rápido que um com 2MB.

No entanto o cache L2, que geralmente é maior e mais simples tem latências maiores do que o L1, sendo assim mais rápido.

Ao contrário, ele é mais lento.

Em geral é bom ter uma CPU com um cache maior, mas o determinante para a compra é a arquitetura do processador e clock, cache não é o principal em um processador mas sua falta ou excesso pode condená-lo ou ajudá-lo muito (vide a AMD com sua nova CPU sem L3...).

Aqui você se contradisse, se arrependeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não é o primeiro fator. O que importa é o projeto final e o uso que será feito dele. Um processador com 4MB de cache não é necessariamente mais rápido que um com 2MB.

Foi isso que ele disse...

Ao contrário, ele é mais lento.

Aqui ele errou mesmo.

Aqui você se contradisse, se arrependeu?

Não se contradisse... em geral é mesmo bom ter um processador com maior cache, e pouco ou muito cache podem piorar muito ou melhorar muito um processador. Aliás, sem nenhum cache, qualquer processador fica pelo menos 80% mais lento em aplicações normais.

É verdade, se uma página for uncacheable não resta outra alternativa.

Na verdade eu não vejo obstáculo em trazer a linha para o cache e invalidá-la imediatamente, é só que essa é uma forma muito ruim de tratar o problema...

Em situações normais, você sabe me dizer qual 'algoritmo' é usado pra determinar se compensa uma determinada região da memória ser armazenada na cache ou não? Supondo que não haja intervenção do programador.

Se o programador não usar instruções especiais e a página for cacheável, desconsiderando considerações extras (multiprocessamento e tal), toda instrução de LOAD que não bater no cache vai fazer com que o processador busque o dado e sua linha na memória e aloque uma posição para a linha dele na cache...

Mesmo que seja decisão do compilador usar as instruções LOAD especiais que você citou, ou do próprio processador. Mas.. qual seria o método utilizado pra tomar essa decisão?

Agora escolher qual dado tirar do cache para colocar outro é mais complicado, normalmente se usa LRU (Least Recently Used: o menos recentemente usado) ou alguma aproximação.

Uma razoável fonte de consulta geral para esse tipo de coisa é o livro do Hennessy e Patterson... tem mais exemplos reais dessas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu errei na hora de fazer referência, o pensamento estava certo mas as últimas palavras deram um sentido que não tinha a ver com o que eu tinha falado.

Eu disse que o determinante é a arquitetura, se você fica citando em partes antes de ler o post todo parece que eu não falei sobre isso, o que não é verdade.

Quis dizer que em condições extremas (pouco cache) pode prejudicar a CPU, mas que não é o determinante para a compra (ou seja, a primeira coisa que você vai analisar).

É óbvio que tudo depende da aplicação utilizada, o que esqueci de dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o programador não usar instruções especiais e a página for cacheável, desconsiderando considerações extras (multiprocessamento e tal)...

É justamente isso que não quero desconsiderar. Pois apesar da discussão ser teórica, mesmo uma informação correta não trará benefício se não estiver no contexto de implementações reais e modernas.

Os processadores cada vez implementam mais e mais tralhas pra acelerar o processamento, e é justamente no meio dessa bagunça toda que eu queria encaixar minha dúvida.

Mas é algo muito específico, numa área cheia de 'mistérios'. E principalmente, dependente de implementação.

Bom.. ficam as informações aí pro pessoal.

Valeu pela discussão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É justamente isso que não quero desconsiderar. Pois apesar da discussão ser teórica, mesmo uma informação correta não trará benefício se não estiver no contexto de implementações reais e modernas.

Então... eu desconsiderei multiprocessamento porque ele complicaria desnecessariamente a explicação, mas a ideia básica continua a mesma. De resto acho que não desconsiderei nada relevante, mas preferia alguém que tivesse mais conhecimento para confirmar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 3 meses depois...
  • 5 semanas depois...

caramba, demorou mas terminei de ler todos os posts.

o que me chamou atencao neste topico foi seu titulo FSB, CACHES, ETC. apesar de saber da maioria do que foi dito aqui (nao estou me vangloriando disso), tenho 2 dúvidas que persistem. andei pesquisando e nao achei respostas satisfatórias. eis as duvidas:

alguem aí sabe o real impacto na performance de um cache L3 maior no rendimento geral do processador?

quais aplicativos se beneficiam de um cache maior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Olá Pessoal..

Sou novo no Forum..

Já tive meu topico apagado..

Me mandaram procurar aqui mas eu não encontrei..

Alguém aí, sabe Definir e Explicar o que a Cache L4 faz??

PS: Não consegui encontrar nada sobre L4 no Topico..

Abraços

nunca ouvi falar que existe cache level 4. a menos que tenham inventado isso há pouco tempo, os processadores INTEL e AMD teem cache L3.

para tu entender o que é memória cache, leia o começo deste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca ouvi falar que existe cache level 4. a menos que tenham inventado isso há pouco tempo, os processadores INTEL e AMD teem cache L3.

para tu entender o que é memória cache, leia o começo deste tópico.

Eu sei o que é memoria cache..

Quero saber o que a L4 Faz..

Abraços

Achei em um livro..

Obrigado pelas Informações..

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
caramba, demorou mas terminei de ler todos os posts.

o que me chamou atencao neste topico foi seu titulo FSB, CACHES, ETC. apesar de saber da maioria do que foi dito aqui (nao estou me vangloriando disso), tenho 2 dúvidas que persistem. andei pesquisando e nao achei respostas satisfatórias. eis as duvidas:

alguem aí sabe o real impacto na performance de um cache L3 maior no rendimento geral do processador?

quais aplicativos se beneficiam de um cache maior?

Tem uma comparação muito boa e comtemporânea para tirar as dúvidas a respeito da sua pergunta: os athlon II versus os phenom II.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Ativando Cache L2 do Processador

Bom eu ja procurei em vários lugares, Eu sei como ativar o cache L2 e tudo mais, mas tenho uma duvida.

Meu processador é um core 2 quad com 8 mb de cache no total.

porém quando abro o Cpu-z pra saber ele me informa assim

Cache L2 - 4096 Kb x 2

ou seja, para cada dois núcleos eu tenho 4096 Kb = a 4 mb

A minha duvida é, quando eu for mexer nos registros do windows para ativar o cache, eu coloco os 8 mb de cache no total, q seria 8192 Kb somando os dois

ou eu coloco apenas os 4 mb = 4096 Kb?

Desde ja agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...