Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Saída VGA queimando Monitor!


mauricio.imbe

Posts recomendados

Tenho uma placa-mãe (P4VP-MX) que aparentemente anda queimando monitores!

Mas não consigo encontrar o problema, nem no vídeo onboard nem com uma placa off agp.

Como e o que posso medir na saída vga para saber se pode danificar um monitor ou não?

Estou com ela aqui ligada faz umas 4h e beleza, mas eu não estou nada confiante...

Desde já agradeço à todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na saída dos pinos de cor terá uns 0,6 a 1,2V... mas mesmo que tenha bem mais que isso (2 ou 3V) o monitor costuma aguentar tranquilo...

A entrada de sinal no monitor normalmente tem uns capacitores pra desacoplar, as vezes uma resistencia como fusistor... diria que é bem difícil a placa queimar o monitor diretamente.

Indiretamente talvez, mandando refresh meio alto, causando problema no chaveado de modo (800x600, 1024x768...)...

Bom, os pinos da saída VGA normalmente vem direto do chipset, não há nada vindo direto da fonte ou alguma VRM numa placa off... então teria que haver o milagre do video onboard estar com esse problema, e o milagre ainda maior de o video off que você testou também estar com o mesmo incrível problema... creio mais em intermitência no cabo (Mal contato, intermitência gera uns sinais de frequencia meio alta as vezes), ou interferência de RF ou eletromagnética pela fonte ou algum eletroeletronico perto do monitor.

Mesmo que você curto-circuite os pinos no monitor, ou na placa de vídeo, queimar não queima!

Dependendo da intensidade baixa do sinal você pode ter uma interpretação errada da presença ou não do sinal de vídeo por parte do monitor (Usado pro desligamento), e o monitor ficar chaveando varias vezes por segundo (Desligando e ligando, ou tentando isso, já que ao ligar pode haver consumo, que gera queda na tensão, havendo queda o monitor entende que a placa de video mandou desligar, aí o monitor se desliga, desligado a tensão sobe e ele entende que a placa mandou ligar...e por aí vai). Um cabo fino pode fazer a tensão ficar abaixo de 0,5V... depende de cada modelo de monitor o quanto ele necessita!

(E a interferência vinda pelo cabo, onde não tem o ferrite no cabo dá pra desconfiar! (Ele fica dentro do monitor, normalmente, não necessariamente no cabo (Monitor com cabo não-agregado (Que tem um DB9 ou DB15HD femea ao invés do cabo, caso de monitor velho) me parece mais sucetivel a interferências pelo cabo, pela falta do ferrite nele))

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz umas medições com multímetro digital nas saídas das vgas. As duas primeiras são na placa-mãe suspeita, a terceira em meu PC pessoal. Todos os números em V (volts). Pinos vazios: onde a medição foi zero (0,00).

conectorvgalx9.jpg

Abaixo uma tabela da pinagem VGA que encontrei na web:

vga15_pinout.gif

Será que estas voltagens que medi estão corretas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tabela de pinagem da web não aparece... mas imagino que diga que deverá ter de 0,6 a 1,5V nos pinos RGB, e uns 2,5 a 5V nos sincronismos H e V... já os dados monitor>PC são por barramento I2C, aí a tensão não é parametro, como em RS232 e tal, se tiver mais de 0,1V já tá valendo... o 'false-RMS' dos multimetros normais engana nessas horas... só osciloscópio pra ter certeza absoluta do que há lá.

Alias, isso é medido com o monitor ligado ao PC né? Senão fica irreal... tem que haver carga porque tensão em aberto sempre vai ao topo, e na falta de ID do monitor ou 'peso' nos RGB (Colocando resistor de 75 ohms entre cada cor e seu respectivo GND a placa já acha que tem monitor ligado nela) a placa pode bem cortar o envio dos sinais.

Segue a trilha na placa, off ou on, e veja as trilhas indo direto pro chipset, tendo talvez algum capacitor SMD desacoplando algo, ligado ao GND... sinceramente acho mais crível que um ET esteja te sacaneando com um laser lá do espaço do que os 2 chipsets tenham o mesmo problema causador disso ;-)

Se foi 1 ou 2 monitores queimados na mesma placa eu veria PRIMEIRO todo o restando (Joga estabilizadores no lixo, veja se o filtro de linha é filtro mesmo e não apenas um T, se tiver nobreak ignora ele e mete direto na tomada, se tiver 2 monitores ligados lado a lado desligue um, se o cabo do monitor passa perto da fonte afaste ele, se o monitor em sí está perto da fonte do PC afaste... se tiver PX/PY na vizinhança manda usar low-power apenas (5W)... se tiver elevador no predio ou motores eletricos potentes perto de casa dá umas monitoradas na tensão AC pra ver se a variação não é demais... hum, deixa ver... mecha no cabo pra ver se não tem mal contato... tente um aterramento xing-ling ligando a carcaça da CPU a uma janela ou porta de aço... alias, toque no GND do monitor descalço pra ver se não há um formigamento (Choque fraco)... hum, acho que é só... se for monitor mais velhos tem os probleminhas com taxa de atualização alta, aí o negócio é 60Hz, mesmo que em 800x600 não precisa meter 75 ou 85Hz, o selecionador de modo, quando o monitor é reparado, raramente é testado... tem a 640x480, ou 800x600, e que se lasque o usuario se ele quiser mais que isso (Pensamento de reparador admirador do Newton Braga...)(Se é que o ou os monitores em questão foram reparados recentemente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, mais uma... se tiver fonte ATX em standby por perto... aranque da tomada... como precisa só 5V/500mA essa parte da fonte oscila em frequencia mais baixa, bom pra qualquer fio ligado a elas virar antena que só vendo...

(Fontes chaveadas em geral, economicas em espaço, mas fazem um estrago danado no RF por perto (Radio AM que o diga), e também na rede, pela defasagem da corrente consumida em relação a tensão (Idem pra lampadas fluorescentes eletronicas)).

Normalmente monitor é mais "causador" de enormes interferências, mas não duvido que ele também sofra quando isso é causado por outras fontes ("-'Pimenta no olho dos outro é refresco', né Sr. Monitor?")

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, mais uma... se tiver fonte ATX em standby por perto... aranque da tomada... como precisa só 5V/500mA essa parte da fonte oscila em frequencia mais baixa, bom pra qualquer fio ligado a elas virar antena que só vendo...

(Fontes chaveadas em geral, economicas em espaço, mas fazem um estrago danado no RF por perto (Radio AM que o diga), e também na rede, pela defasagem da corrente consumida em relação a tensão (Idem pra lampadas fluorescentes eletronicas)).

Normalmente monitor é mais "causador" de enormes interferências, mas não duvido que ele também sofra quando isso é causado por outras fontes ("-'Pimenta no olho dos outro é refresco', né Sr. Monitor?")

Amigo, já estou a pensar que foi tudo falta de sorte mesmo...

O primeiro monitor danificado foi o original onde a placa-mãe foi montada (quando o pc era novo), daí foi feito um upgrade de tudo: placa-mãe, memória e processador. Esta placa-mãe sobrou, bem como um P4 1.8. Ela estava dada como morta... Testei ela com o meu monitor e ele apresentou problemas (logo ao ligar) e foi preciso trocar componentes queimados nele.

Já tinha desistido da placa, mas resolvi conectar tudo e por milagre ela deu sinal de vida. Daí fiquei empolgado e fiz uns testes, algo em torno de umas 5h com a placa funcioando direto sem problemas.

Montei esta mesma placa-mãe e seu P4 num PC de um amigo (pc antigo) e cerca de 4 dias depois seu monitor de 17" (novo, menos de 1 mês de uso) começou a zunir e a vibrar a imagem. Ele levou para o técnico (na garantia ia demorar demais - ele trabalha com o PC) e vai precisar trocar componentes danificados.

Levei a placa-mãe e o processador em um técnico. Ele testou tudo e disse que estava 100%.

Trouxe tudo para casa, instalei em bancada, coloquei um monitor velho (acho que tem uns 5 anos) e está funcionando perfeitamente por mais de 10h consecutivas, com burn-in e tudo.

"E agora José" ?!

Azar com monitores? Acho que só pode ser isto mesmo.

Obrigado pelas informações, mas não tenho muito mais equipamentos para verificar o que está acontecendo aqui. Aprendi muito com suas dicas.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!