Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura alta no AMD Sempron 2200+


system

Posts recomendados

Olá a todos, antes de tudo, sou novo por aqui e não entendo muito de hardware.

Desde que comprei meu computador, passo por problemas de altas temperaturas com o processador. Antes, eu usava um Duron 950MHz, as temperaturas chegavam a mais de 60°C, então chamei assistência e o técnico passou uma pasta térmica e trocou o cooler do processador (que gira a ~3700 RPM). Daí, a temperatura se estabilizou. (A placa-mãe que rodava o Duron comentado acima, não faço ideia, mas pelo que andei lendo nela, tinha algo escrito MS, o S de Star).

Ontem, resolvi fazer um escambo com um amigo, peguei a placa-mãe que ele usava e seu processador (à saber: ASUS A7V400MX-SE, AMD Sempron 2200+ com fsb 166MHz, rodando com o cooler da AMD). E, devido, novamente, à altas temperaturas, levei o pc numa loja de manutenção e pedi que o técnico passasse pasta térmica. Foi feito, pelo menos, hoje não está chegando a 70°C.

A temperatura parece estar estável em 66°C. Hoje pela tarde realizei uns testes, montei o computador fora do gabinete e liguei e a temperatura parecia estabilizar-se em ~59°C. O HD e a MB estão à, respectivamente, 38°C e 34°C. O cooler está girando a ~4700 RPM. O Núcleo da CPU está operando a uma tensão que oscila entre 1.63v e 1.65v.

Gostaria de discutir alguma solução pro meu problema, pois, pelo que andei lendo aqui no fórum, esta temperatura não é normal, nem a tensão no núcleo.

Agradeço desde já,

Maurício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa, pra completar:

Se eu deixo o processador ocupado, operando a "100%", depois de alguns minutos (10 a 15min) a temperatura chegou a 71°C.

Aqui no Clube do Hardware, achei um artigo que comentava sobre Sempron e CeleronD, lá vi que a temperatura máx. do Sempron é 90°C.

O que posso fazer pra corrigir a temperatura?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

System, se você já tem aqueles cooler's extras que ajudam na circulação de ar dentro do gabinete, e também já tirou a poeira que normalmente fica agarrada nos filamentos do dissipador de calor do cooler do processador, só resta a troca do cooler do processador por um de melhor qualidade(melhor se for todo em cobre).

Eu uso um Jet7 com filamentos e base em cobre e o meu Athlon XP 3200 está ficando em +/- 60ºC quando estou usando 100% processamento. Além disso tenho 2 coolers estras no gabinete, um na parte frontal baixa puxando ar para dentro e outro na parte traseira alta jogando o ar quente para fora. Não esqueça que a temperatura externa também influencia na refigeração, logo o gabinete deve ficar em um lugar que facilite a circulação de ar.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A configuração do sempron 2200+ e fsb 166 e multiplicador 9x (nesse ultimo, se o conjunto placa-mãe/processador for destravado).

Uma solução seria jogar fora esse cooler amd original (que por sinal são péssimos) e comprar um cooler com maior dissipação de calor. Uma boa sugestão nesse caso seria o vcom 39b (se nao souber como identificar, quase sempre a ventoinha vem na cor verde).

Por complementação, caso ainda persista temperaturas altas, sugiro a colocacao de duas ventoinhas, uma na frente do gabinete soprando ar para dentro e a outra atrás do gabinete soprando ar para fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal, tentei comprar o vcom39b, mas o cara da loja disse que estava em falta e comprei o único para socket 462 que ele tinha: MTek CS0334G. Ele é de cobre, ainda não o testei, pois estou esperando chegar a pasta térmica Arctic Silver 5, que comprei no Mercado Livre, e o alcool isopropílico (que está muito difícil de achar).

A minha dúvida é: esse cooler é bom? Alguém já usou? Eu vi aqui no Clube do Hardware um artigo, se não me engano, falando que as fontes da MTek são horríveis... O mesmo vale pros coolers? Gastei o mesmo que eu gastaria num vcom 39b (R$ 25,00).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, vim aqui pra agradecer a vocês por terem me ajudado.

Fiz uma mudança no meu pc: comprei gabinete de 4 baias, cooler mtek de cobre e pasta térmica arctic silver 5.

Limpei o processador com alcool isopropílico, passei a arctic, coloquei o cooler da mtek no processador e uma ventoinha (do cooler da evercool) na parte te trás do pc, jogando ar pra fora.

Resultado: a temperatura do meu pc caiu ~ 16°C (de 71°C para 56°C) e já estou satisfeito com ela!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!