Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
goredaimon

Solução para Linux com NVIDIA RAID

Recommended Posts

Pessoal, bom dia!

Já quebrei muita cabeça com o NVIDIA RAID em SATAII no Linux. Eu uso o Mandriva, e sempre durante a instalação, ele detecta o software BIOS RAID da NVIDIA e com isso é possível fazer a instalação utilizando os recursos da NVIDIA RAID.

Os discos rígidos criados no NVIDIA RAID BIOS são mapeados para o /dev/mapper/nvidia?????? (???? porque é usado uma identificação diferente para cada array).

O grande problema que venho enfrentando há tempos é a atualização do kernel e modificações no boot loader (grub). Sempre que é atualizado kernel no Mandriva, o boot loader é refeito para que se tenha uma nova entrada de boot para o novo kernel. Acontece que ao fazer isso, perde-se alguma informação referente ao RAID e não consigo mais bootar. Isso me quebrou as pernas ontem novamente! Já tentei de tudo para dar um jeito nisso, reinstalando o bootloader na unha mas nada feito...

O que pretendo fazer agora é adquirir uma placa SATA RAID de qualidade, que contenha uma BIOS decente e que seja possível mapear o array em um único dispositivo ao invés de mapear no /dev/mapper. Para quem não entende, as placas controladoras SCSI da ADAPTEC, quando é feito um RAID com elas, elas mapeam o array do RAID para um único dispositivo, como por exemplo /dev/sda. Nunca tive problemas quando a configuração fica deste jeito ao invés de mapear no /dev/mapper.

Portanto, encontrei duas placas interessantes da ADAPTEC:

1220SA - R$ 279,00

1430SA - R$ 469,00

No site da WAZ (www.waz.com.br) encontrei-as para compra nos preços que citei acima. Porém, estou com uma grande dúvida antes de comprar qualquer uma das duas: será que elas vão mapear o array do RAID no /dev/sd? ao invés do /dev/mapper? Se sim, a mais barata já me serve numa boa!

Alguém já testou uma dessas placas? No manual delas, disponível no site da ADAPTEC, parecem que possuem recursos interessantes! :)

Fico no aguardo de uma ajuda!

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×