Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
eurojf

Problema contratual

Recommended Posts

Prezados,

Alguém pode entender esta mensagem como off-topic mas peço que leiam e vejam se podem me ajudar.

Tenho um contrato antigo, daqueles com renovação automática, de um software.

Este contrato licencia o software baseado em CPUs.

A pouco tempo troquei de máquina e na nova exiastem 3 itaniuns core 2 duo.

O licenciador do software quer cobrar por 6 (seis) processadores.

Assim sendo fico com a seguinte dúvida: tenho 3 processadores ou 6 ?

Cada CORE pode ser considerado um processador ?

Agradeço sua ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Assim sendo fico com a seguinte dúvida: tenho 3 processadores ou 6 ?
Depende do contrato. As firmas podem cobrar pelo número de núcleos (cores), por uma fração dos núcleos, por soquetes (processadores), etc.

Entre em contato com o fabricante do software.

[]'s

DT

Compartilhar este post

Link para o post

você tem 3 processadores de dois núcleos cada, como dick trace falou o negocio é falar com a empresa que licensiou o software e ler bem o contrato, mas cpu mesmo você tem apenas três. porém se esse software consegue aproveitar todos os seis núcleos eles podem usar isso como argumento para cobrar mais.

Editado por rafoel

Compartilhar este post

Link para o post
Cada CORE pode ser considerado um processador ?

Com certeza, cada Core é um processador, que assim como o Rafoel disse, você tem 3 processadores e cada um deles possui 2 núcleos.

CPU = "Unidade Central de Processamento. É a parte do computador que efetua o processamento. Ou um conjunto de chips que executam as instruções dos programas e dos circuitos conectados ao computador"

www.creativehost.com.br/suporte/glossario/c.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Com certeza sua máquina tem 3 cpu's, pois como o colega Renato já esclareceu, a cpu é uma unidade central de processamento e assim

cada unidade de processamento é uma cpu independente de quantos

núcleos possua internamente.

Boa sorte nessa briga.

adcarvalho

Compartilhar este post

Link para o post

mas não foi isso que o renato falou... ele falou que cada core é um processador...

cada core pode ser considerado um processador sim, cara...

mas mesmo assim, é bom ler o contrato... para ver qual a terminologia exata!

porque dependendo da época que foi feito o licenciamento, nego não tinha nem noção de que poderiam vir a existir mais cores nos processadores... então de repente você consegue encontrar alguma brexa na terminologia do contrato que te de suporte para contestar a cobrança dos 6 processadores...

apesar deles estarem certos, é possível que, contratualmente falando, você consiga reverter isso aí...

Editado por Henrique.Ayres

Compartilhar este post

Link para o post
mas não foi isso que o renato falou... ele falou que cada core é um processador...

cada core pode ser considerado um processador sim, cara...

Isso depende muito da pessoa. Eu diria que não. Núcleo é núcleo, processador é outra coisa. De qualquer modo, é o contrato que decide, se os caras não definirem bem você simplesmente aponta para o site da Intel e mostra para eles como a Intel define seus produtos.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se você puder colocar o contrato aqui seria bom, assim eu poderia le-lo e te dizer como é a tua situação, se deve pagar por 6 ou por 3 licenças.

porque eu imagino que no contrato ele disse CPU querendo dizer PC (Personal Computer) e não unidade de processamento, já que, antigamente não existia computadores com mais de um núcleo, correto??

Penso que a licença seja para limitar o número de máquina e não de processadores =)

* Sim, eu entendo que cada CORE seja um processador, o que existe são núcleos.

Core 2 Duo = 1 processador com 2 núcleos

Editado por Renato Alvarenga

Compartilhar este post

Link para o post

Nosso colega Renato Alvarenga começou a desvendar a coisa, só que há

um pequeno detalhe, haviam as placas com dois processadores, eu mesmo

tive uma Elpina assim, que acabei vendendo por não conseguir o módulo

apic que era necessário ao funcionamento correto dos dois processadores, ela era usada pelo antigo dono com um Pentium II ocupando um dos slots

e o outro vazio, até hoje não entendi, comprar uma placa para duas cpu e

usar uma só.

adcarvalho

Editado por adcarvalho

Compartilhar este post

Link para o post
haviam as placas com dois processadores. . .

O que o Ed disse é verdade, quem se lembra do Mac G4 e G5???

Eles tinham 2 processadores também, um em cada lado da placa-mãe =p

powermacg5v2.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais