Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
sscarvalho

Reinstalar xp em particao logica do mesmo hd: E possivel?

Recommended Posts

Já pesquisei bastante sobre esse assunto, mas nenhum tópico se encaixou no meu caso. Além disso, como sou burrinho, não consegui, a partir desses casos, fazer uma analogia com o meu. Mas deixemos de enrolação e vamos ao que interessa.

Quando eu era, além de burro, totalmente ignorante em informática, fiz uma instalação do XP no meu micro novo. Acontece que eu tenho nesse micro dois discos rígidos, sendo um de 80 Gb e outro de 320Gb. Eu queria que o XP fosse instalado no de 320Gb, mas, devido à minha ignorância, o mesmo acabou se instalando no de 80Gb. Então ficou o de 80Gb como C e o de 320Gb como E. Como eu queria o inverter e colocar o XP no de 320Gb, acabou ficando o XP na letra E. Mas só aí vi que isso era um problema: muitos programas usam o C. Dessa forma, tentei renomear a letra, mas, como todos sabem, isso não é possível quando se tem o SO instalado no disco que se quer renomear.

Depois de pesquisar bastante, resolvi criar, usando o Partition Magic, uma partição no HD de 320Gb, criando nele uma de 80Gb, com a letra C (o de 80GB já havia renomeado para F). O objetivo: reinstalar o XP nessa partição, alcançando assim o meu objetivo, que é ter o XP instalado na letra C.

Surge agora a questão: dar para reinstalar o XP nessa partição lógica? Sendo o caso, como proceder, pois na Bios só são visíveis o disco e não as partições...

Desde já agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para evitar toda essa confusão e possível perda de dados, te sugiro desconectar os HD's e invertê-los nos cabos. Aí sim, tu vai ter o C: no lugar certo, sem enjambração.

Senão, pode usar o PM para criar essa partição, mas deve também marcá-la como Primária. O HD só dat boot em partição primária, podendo ter até 4 desse tipo.

Uma vez que tu já tem uma partição primária e vai criar outra. Quando instalar vai acontecer uma coisa: o XP vai criar um menu para escolher o sistema operacional a executar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Ferrari e Arildo Marcelino, obrigado por responderem.

    Ferrari, a despeito do que você afirmou, eu consegui instalar o XP na partição lógica. Não recomendo a ninguém fazer isso, pois não sei se a instalação será bem sucedida em todos os casos. Ficou assim mesmo: após a Bios, vem um menu com as opções, no caso o XP da partição primária, quase do jeito que estava antes (explico abaixo), e o XP na partição extendida (lógica), com a instalação nova. Ainda não percebi qualquer diferença nesta instalação em relação à uma instalação "normal".

    E aproveito este post para esclarecer alguns problemas que ocorreram comigo e que podem ajudar outras pessoas.

    Apesar de não ser recomendado, consegui alterar a letra da partição onde o XP estava instalado originalmente, como era minha intenção, conforme afirmado no meu primeiro post, usando o Partition Magic (da E para a C). O próprio PM sugeriu e realizou o mapeamento da letra E para C. Entretanto, essa mudança não ocorreu naturalmente, tive muitos problemas. Para começar, o PM precisava que o XP fosse reiniciado para que a mudança fosse implementada. Só que, penso eu, assim que ocorreu a mudança, o XP deixou de terminar o carregamento, porque o mapeamento ainda não havia sido feito, e não pôde ser implementada por causa da mudança da letra. Dessa forma, surgia uma tela azul com o ícone do XP, e ficava nisso. Felizmente, como já tinha feito uma partição lógica, reinstalei o XP nessa partição, o que ocorreu sem problemas, como já relatado acima. A minha surpresa foi que, após feito isso, a antiga instalação voltou a funcionar, com o PM terminando de fazer o mapeamento. Só que surgiram alguns problemas, sendo que alguns deles ainda não consegui resolver.

    Para começar, surgiram mensagens de erro que acabei descobrindo ser da placa de vídeo. Reinstalei o seu drive, e o problema foi resolvido. Depois, com o Internet Explorer, cuja mensagem de erro dizia que faltava uma entrada para um arquivo .dll. Tentei resolver corrigindo o registro, mas não consegui (alguém saberia resolver dessa forma?). Mas reinstalando o IE o problema foi resolvido. Outro problema que surgiu foi quando da instalação de algum programa: novamente aparecia mensagem de erro acusando falta de entrada no registro. Dessa vez consegui resolver o problema diretamente por meio de Regedit, e o problema era, como era de se esperar, erro de letra, pois nesse caso o registro ainda apontava para a letra E (parece que PM não corrige todos os problemas de mapeamento). E o atual problema que ainda não consegui resolver é tornar branco os menus de alguns programas assim que os mesmos são selecionados (como o bloco de notas) e permanecer assim. Tentei no Regedit alterar todas as letras E's para C's, mas esse problema persiste.

    Editado por sscarvalho

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×