Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux - Ajuste da resolução


kratos159

Posts recomendados

Eu instalei ele neste fim de semana n sei muito de linux, estou no inicio. Estou tendo um problema e se alguem poder me ajudar eu agradeceria.

o que está acontecendo aqui é:

Tento aumentar a resolução de video para 1024X768, porém acredite, esta opção n aparece. Minha tela esta em 800X600 e esta imensa! tentei atualizar manualmente e também n consegui. quando eu ativo os efeitos visuais colocando no maximo o linux pede que eu pegue o software da distribuidora de video, ele pega um da Nvidia ( minha placa de video é onboard). Faço a atualização e então os efeitos ligam, porém a tela fica maior ainda!! Dessa forma mau consigo desativar ou ativar as coisas, ja que a minha tela se torna pequena para manusiar as janelas gigantescas.

N sei se é algo tosco, e muito menos sei se alguem passou por isso. Desta forma gostaria de mudar a resolução da tela para 1024X768 e em seguida ligar os efeitos visuais. Se alguem poder me ajudar eu agradeço muito!

A n mensionei que a placa de video onboard é uma GeForce 7100 / Nvidia nForce 630i

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu instalei ele neste fim de semana n sei muito de linux, estou no inicio. Estou tendo um problema e se alguem poder me ajudar eu agradeceria.

o que está acontecendo aqui é:

Tento aumentar a resolução de video para 1024X768, porém acredite, esta opção n aparece. Minha tela esta em 800X600 e esta imensa! tentei atualizar manualmente e também n consegui. quando eu ativo os efeitos visuais colocando no maximo o linux pede que eu pegue o software da distribuidora de video, ele pega um da Nvidia ( minha placa de video é onboard). Faço a atualização e então os efeitos ligam, porém a tela fica maior ainda!! Dessa forma mau consigo desativar ou ativar as coisas, ja que a minha tela se torna pequena para manusiar as janelas gigantescas.

N sei se é algo tosco, e muito menos sei se alguem passou por isso. Desta forma gostaria de mudar a resolução da tela para 1024X768 e em seguida ligar os efeitos visuais. Se alguem poder me ajudar eu agradeço muito!

A n mensionei que a placa de video onboard é uma GeForce 7100 / Nvidia nForce 630i

instale o programa envyng, a partir dos repositórios, ele reconhecera o melhor driver proprietario para sua placa de video...

qualquer duvida.... solta o berro..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

instale o programa envyng, a partir dos repositórios, ele reconhecera o melhor driver proprietario para sua placa de video...

qualquer duvida.... solta o berro..

Então fiz o que você falou e botei o tal programa, sendo que agora minha resolução fica maior, como havia relatado antes. E ainda n ha opção de troca de resolução. Ela esta agora em 640X480 tornando tudo impraticavel e agora o que eu faço?

desde ja obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro tente isso:

Se você instalou o driver marcado como recomendado pela ferramenta de drivers proprietários do Ubuntu, você pode ver em Sistema > (Administração ou Preferências) se tem o nVidia settings (um com o logo da nVidia). Aí você abre ele e seleciona a segunda linha (configuração do monitor Xserver, ou coisa assim) e muda a resolução.

OBS- se você não consegue ver as coisas, quando aparecer a tela de login clique em 'sessão' e escolha 'failsafe Gnome' (Gnome seguro).

Também você pode tentar entrar no Ubuntu em 'recovery mode' (no menu do GRUB) e penso que ele vai apresentar um modo de recuperação do servidor X (vídeo).

Edição- ops, você não falou qual distribuição está usando. Isso ajuda na resolução do problema.

Você também pode acrescentar a resolução no xorg.conf (como exemplo o do Ubuntu):

gksudo gedit /etc/X11/xorg.conf

e deixar tipo assim

Section "Screen"
Identifier "Default Screen"
Monitor "Configured Monitor"
Device "Configured Video Device"
SubSection "Display"
Modes "1024x768"
Virtual 1024 768
EndSubSection
EndSection

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ubunto aqui é o 9.10.

Eu abro a configuração pelo programa da Nvidia vou na segunda linha assim como você havia dito, na hora de trocar a resolução eu só tenho duas opções menores que 800X600.

E também ja fiz o que você falou pela ponte de comando e mesmo assim a bagaça n muda.

Me aconselharam a testar com outra placa de vídeo, e como a minha é onboar eu decidi ir comprar uma boa logo!

Sendo que ainda estou incafifado com isso e resolvi perguntar se alguem aqui ja havia visto isso e se tem alguma solução que eu ainda n havia tentado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta no terminal reconfigurar o servidor X:

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Se não der em nada você pode tentar instalar o driver mais novo da nVidia. Pra isso vá em Sistema > Administração > Drivers de Hardware, desabilite o driver da nVidia e reinicie.

Então vá em Sistema > Administração > Canais de Software e adicione

ppa:nvidia-vdpau/ppa

Aí vá em Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic e quando ele abrir clique em 'Recarregar' (pra recarregar as informações dos pacotes), então procure por nvidia-glx. Deve aparecer o 190.42, marque ele pra instalação e 'Aplicar'. Então reinicie e veja se funciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentarei ser claro... hehe mas vamos lá...

1 - Como root no terminal dou o comando:

# X -configure :1

Esse comando ira criar um xorg.conf, nos moldes antigos, o completo por assim dizer... após isso...

# mv /root/xorg.conf.new /etc/X11/xorg.conf

irá substituir o xorg atual (pelado) pelo xorg novo (completo)

2 - ainda como root, instale o driver indicado para sua placa de video...

# envyng -t

Selecione a opção 1 (Install NVIDIA Driver), e seguindo a numeração da tabela, digite o numero daquele que aparecer como Recommended, ele esta indicado com um +. Aguarde finalizar o processo e mande reiniciar o sistema.

3 - Ao reiniciar, digite no terminal, como usuario comum...

$ sudo nvidia-settings

Precisa usar o sudo, pois o nvidia-settings utiliza o X e também permissão de escrita no xorg.conf.

Va em "X Server Display Configuration", selecione a resolução desejada, clique em "Apply" e após "Save to X Configuration File". Saia do programa e reinicie a maquina para testar.

Qualquer coisa solta o grito guri... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!