Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-Break para Zalman 360


DEV-Cobol

Posts recomendados

Olá, recentemente tive uma placa mãe queimada por picos de tensão, então creio q um no-break poderia quebrar o galho, minha configuração é essa da assinatura, a fonte é uma Zalman 360, lembrando q eu não quero q o pc fique ligado durante varios minutos após os picos de luz, tensão etc, só quero que ajude a não prejudicar os componentes como placa mãe etc. Um No-break de 700VA serve? porque vejo q a diferença de um de 700 VA para 800 VA chega a + ou - 100 reais.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Picos de tensão não queimam nada quando se usa uma fonte boa como a Zalman 360APS. O próprio PFC ativo já se encarrega de filtrar muita coisa. O ideal em casos de picos de tensão é usar um bom filtro de linha, este sim é o equipamento adequado nessas situações.

O uso de um nobreak off-line (quase todos os encontrados no mercado) pode ser até mais prejudicial do que usar a fonte ligada diretamente na tomada submetida a picos de tensão. Isso porque esses nobreaks possuem estabilizador interno, equipamento este que é altamente nocivo à fonte.

Quedas de energia também não estragam nada no PC. Creio que tua placa mãe queimou por outro motivo, provavelmente uma descarga elétrica que pode ter caído na rede telefônica e, se o micro estiver conectado à internet por cabeamento, a placa mãe pode ir pro espaço num caso desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já utilizo um filtro de linha só não se se ele é bom, é um SMS, então será que foi essa descarga que queimou a placa mãe? o computador estava ligado e aí deu um barulho como se fosse do coler ou ventilador fazendo um barulho como se algo tivesse tocando nele. depois disso ainda consegui liga-lo mais uma vez, e então ele só liga a fonte. o que será q pode ter acontecido? algum aquecimento ou algo do tipo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom amigo, o filtro de linha provocar uma queima de placa mãe isso é a última coisa que pode acontecer. Filtros de linha, por piores que sejam não causam esse tipo de coisa não, o máximo que eles podem fazer é não fazerem nada (parece ambíguo, não? :D).

Existem diversos fatores que podem ter causado a queima da tua placa mãe. O correto é você testar peça por peça em outro PC para se certificar de que o problema seja realmente nela.

Se realmente tua placa mãe está com problemas, uma coisa que pode ter acontecido é ela simplesmente morrer sozinha, talvez por causa da idade, ou outro motivo. Essas coisas acontecem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já utilizo um filtro de linha só não se se ele é bom, é um SMS, então será que foi essa descarga que queimou a placa mãe? o computador estava ligado e aí deu um barulho como se fosse do coler ou ventilador fazendo um barulho como se algo tivesse tocando nele. depois disso ainda consegui liga-lo mais uma vez, e então ele só liga a fonte. o que será q pode ter acontecido? algum aquecimento ou algo do tipo?

Muito improvável que sua placa mãe queimou por causa de problemas na rede elétrica, se fosse pela rede elétrica a fonte teria queimado junto...

Essa queima deve ter sido proveniente de algum surto na rede de dados, pode ser sua rede local (um outro PC da rede com problemas, cabo de rede encostado na rede elétrica, etc), vindo pela linha telefônica (mesmo que passe pelo modem ADSL, já vi placa de rede queimar e modem continuar intacto), vindo de cabo de TV/Internet a cabo ou de antenas de rede wireless (internet via radio).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para esclarecer melhor, o nobreak só tem real utilidade em caso de queda sistemática da energia. Surtos e outros problemas o nobreak não vai resolver, e sim um bom filtro de linha.

Como já lhe disseram e pelo que eu percebi, o seu problema não é queda de energia e o problema da placa mãe não foi causado por alguma falha da rede elétrica.

Pode comprar outra placa mãe sem problemas (já que o defeito é realmente nela). Se quiseres ter um pouco mais de segurança na rede, compre um filtro de linha da APC, Upsai ou Clamper. Porém isso não é urgentemente necessário.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!