Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usando o 2n5064


jpsan

Posts recomendados

Olá pessoal! Estou desenvolvendo um circuitinho aqui mas preciso de uma ajuda de vocês.

Seguinte eu tava afim de usar o transistor(não se é transistor ou scr) 2n5064

porque ele funciona como um transistor com trava(mais ou menos isso ne?), só que não entendo muito de eletronica e queria saber como usar ele.

Tipo aonde que eu ligo cada pino dele.

Eu queria usar ele com um ldr por sombra que acionaria um motor quando não tivesse luz (mas que não desliga-se quando a luz voltar), só que eu não sei a função de cada pino. Tipo o A e o K liga no no positivo e negativo isso? E o gate eu ligo aonde??

Desde já valeu pela ajuda

Ninguem ai gente??

Nem que seja algum outro transistor ou outro jeito de fazer isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega jpsan, não sei que motor você pretende acionar com este SCR (2N5064), pois ele não suporta uma corrente alta, abaixo você tem o datasheet dele:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/philips/2N5064.pdf

Se seu motor consumir mais do que 0,8A use um TIC106, datasheet abaixo:

http://www.datasheetcatalog.org/datasheets/166/322997_DS.pdf

sua intenção só funcionará se o circuito estiver sendo alimentado por tensão contínua (que você não informou e nem o valor desta tensão), o motor seria ligado no anodo do SCR e o outro lado dele no positivo da fonte,

O catodo do SCR vai ligado no negativo da fonte, no gate você vai ligar o seu LDR do positivo da fonte para o gate, e seria interessante você ligar um resistor do gate do SCR ao terra também..., o valor do resistor ao terra dependerá do valor Ohmico deste LDR (que você não informou)!...

Dê mais especificações do circuito que você vai usar e aguarde outras dicas dos colegas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi mal ai de não colocar a corrente.:P

A corrente a ser consumida a pouca pois estou com a ideia de ligar alguns leds e não um motor. O valor do ldr eu tambem não sei ao certo mas é aqueles de 10mm, acho que é de 2k. Eu li os datasheets só que eu não entendi o que fazer com o gate. E a parte do tic106 ele não é para 110 ou 220?? Na verdade meu maior problema é o gate que eu não sei ao certo como usa-lo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok! o gate do SCR é usado para dar a "partida" na condução dele..., como o LDR diminui a resistência quando há incidência de luz, você coloca-o entre a alimentação positiva e o gate do SCR, e para garantir que o SCR não vai conduzir quando o circuito for alimentado, você coloca um resistor do gate para o terra...

Se o valor do LDR for 2,2K Ohms, você pode começar a fazer um teste com um resistor de 220 Ohms, ou coloque um trimpot de 500 Ohms e vá testando a sensibilidade que você deseja no circuito...

Ficaria algo como o desenho abaixo:

scrldr.jpg

Aguarde outras opiniões!, este é só uma opção de circuito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu amigo, vou montar aqui o circuito, mas acredito que é mais ou menos isso que eu estou procurando. Já estou usando um trimpot porque é mais fácil fazer os ajustes.

A resistencia do ldr eu estava pensando, talvez não seja 2k porque eu medi com o multimetro, mas depois eu me toquei que ele muda a resistencia :confused:.

Antes em outros testes eu estava estava pensando em usar um rele com trava dai usei um tip 122, só que o rele não disparava. Então segui para o 2n5064.

Mas acho que é isso mesmo que estou procurando. Já posto aqui os resultados

Mais uma vez obrigado pela ajuda :D

Olá Bcptroncio

Fiz o testes na protoboard mas não funcionou não :(

o ldr fica em paralelo com o led??

Ele fica acesso o tempo todo.

Alguma dica?

Tipo, (sem querer abusar) eu não entendo muito bem esquemas eletricos até tento entender mas geralmente erro na montagem, teria como fazer uma breve explicação?? Ou algum desenho com a forma dos componentes??

motor seria ligado no anodo do SCR e o outro lado dele no positivo da fonte,

O catodo do SCR vai ligado no negativo da fonte, no gate você vai ligar o seu LDR do positivo da fonte para o gate, e seria interessante você ligar um resistor do gate do SCR ao terra também...,

Eu segui a orientação da sua primeira resposta mas, me perdi nas polaridades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Vou "tentar" te explicar!, você deve ter ligado algo errado!...

O LDR não vai ficar em paralelo com o Led!...

Um dos terminais do LDR vai no positivo da fonte, o outro lado vai para o Gate do SCR (Pino do Meio dele)...

O resistor/trimpot, vai do gate (Pino do meio do scr), para o terra da fonte, junto com o pino da esquerda do SCR (catodo)...

No pino da direita do SCR, você vai ligar o polo negativo de sua carga (motor, led, lâmpada...etc).

O outro lado de sua carga (lado positivo dela), você vai ligar no positivo da fonte...

Estou baseando na visualização do scr da figura abaixo:

post-359338-13884957041632_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa valeu ai pela ajuda!!

Mas ainda não esta funcionando perfeitamente :(

Tipo ele esta funcionando pela luz e não pela sombra.

E quando eu fui testar eu testei com um buzzer (porque o led iria queimar) e ele não trava-va.Dai quando eu coloquei um rele ele trava-va o circuito. Isso é normal??

Mais uma vez obrigado pela ajuda :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Para o circuito funcionar com a sombra, é só colocar o LDR entre o gate e o terra, e no lugar onde ele era antes você coloca o resistor/trimpot...

E quando eu fui testar eu testei com um buzzer (porque o led iria queimar) e ele não trava-va.Dai quando eu coloquei um rele ele trava-va o circuito. Isso é normal??
Acredito que seja normal, a corrente do led é muito baixa para manter o SCR conduzindo....
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Bcpetronzio, desculpa ae mas eu ainda não entendi direito. Não entendi onde colocar o trimpot.

O resistor/trimpot, vai do gate (Pino do meio do scr), para o terra da fonte, junto com o pino da esquerda do SCR (catodo)...

No pino da direita do SCR, você vai ligar o polo negativo de sua carga (motor, led, lâmpada...etc).

A parte que eu acho que eu estou mais me perdendo é que, pelo o que eu entendi o scr não respeita muito as polaridades. Por exemplo o anodo e catodo acabaram na parte negativa do circuito. Por exemplo o catodo acabou no terra o que é certo, mas o anodo (que eu achava que deveria ir ao positivo) foi ligado ao negativo da carga.

Podia dar mais uma ajudinha :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
desculpa ae mas eu ainda não entendi direito. Não entendi onde colocar o trimpot.
Jpsan, pegue o desenho que fiz (já joguei fora) no post #4 e no lugar do resistor você vai colocar o LDR, e no lugar onde esta o LDR, você vai colocar o resistor...
Por exemplo o catodo acabou no terra o que é certo, mas o anodo (que eu achava que deveria ir ao positivo) foi ligado ao negativo da carga.

Podia dar mais uma ajudinha

Sim!, o catodo vai sempre ao terra, e o anodo esta indo para o positivo, só que antes é intercalado a carga! (a carga esta em série com o SCR)...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Mais uma vez não deu certo. Eu troquei de lugar o ldr e o trimpot e ainda não está funcionando. Montei para testar com um tip122 e deu certo pela sombra. Já com um scr nada acontece.

Eu fiz assim:

liguei o trimpot ao positivo e do trimpot ao ldr.

Dai no positivo do ldr liguei o gate. O catodo do scr liguei na carga positiva. A carga negativa liguei no -. O anodo liguei no positivo. E a outra parte do scr liguei no negativo

Está pouco errado ou muito errado??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeeeeee, consegui :D

Nossa não imaginava que era só trocar mesmo o lugar o ldr e o trimpot.

Sabe, quando você espera algo bem mais complicado.

Nossa, brigadão mesmo pela ajuda e pela paciencia :lol:

Agora vou desenhar a pci e montar tudo certinho.

Só mais uma perguntinha: o que aconteceria se não colocasse nenhuma resistencia??

Queimaria. Fiquei com medo de testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá mais uma coisinha.

Seguinte antes eu estava com a ideia de usar de travar um rele com o scr, mas eu estava pensando que seria um exagero de pilha um circuito que precisa de 2 pilhas usar 6.

Então eu queria saber se estou pensando certo.

No 9º post foi dito que o led não trava-va porque porque a corrente dele era muito baixa para manter o scr conduzindo.

então seria o caso de usar um transistor?? Tipo um tip122?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá montei a placa tudo certinho, e já está funcionando.

Para realizar a trava liguei com um rele mesmo (sei que não é o mais certo mais da conta do recado).

A parte ruim do circuito é conseguir mirar o laser a uma certa distancia. Mas já estou feliz mesmo assim vendo o circuito funcionar legal.

Obrigado pela ajuda Bcpetronzio.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!