Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ATENÇÃO: Leia antes de postar - micro reiniciando/travando. Teste as memórias RAM.


PELiGRO

Posts recomendados

  • Membro VIP

Memtest86+ é a ferramenta mais utilizada para a verificação de erros e confirmar o bom funcionamento e compatibilidade das memórias e sua controladora, usado inclusive no teste de estabilidade no caso de overclocks.

Para rodar o memtest86+ você precisa iniciá-lo antes do sistema operacional, dessa forma o programa terá acesso a baixo nível ao seu hardware, permitindo assim que os testes sejam conduzidos corretamente. O tempo do teste varia de acordo com a capacidade do seu computador e quantidade de memória instalada.

Se você tem mais de um módulo de memória instalado, é interessante que você os teste individualmente. Pode ser que apenas um esteja com defeito, levando o seu computador apresentar instabilidades como resets aleatórios, lentidões e etc. Assim fica mais fácil identificar qual dos módulos está defeituoso, bastando o remover ou substituir.

Vale lembrar que o programa pode acusar o que podemos chamar de falsos positivos. Suas memórias podem não estar com defeito, mas estão com o bom funcionamento comprometido por outros fatores que podem ser contatos dos módulos ou slots das memórias sujos, timings e clocks configurados de forma errada no BIOS, overclocks mal sucedidos ou fonte de qualidade duvidosa (caracterizando assim problemas relacionados ao mal fornecimento de energia).

Ao identificar um módulo com problema, antes de o descartar ou gastar dinheiro comprando um novo, faça a verificação dos fatores citados anteriormente e refaça o teste para ver se o módulo continua a apresentar problemas.

Download do memtest86+: http://www.memtest.org/#downiso (página oficial)

Criando uma unidade bootável para o memtest86+

Você tem três opções:

1. Disquete: identificado como "Pre-Compiled package for Floppy (DOS - Win)"

Descompacte o arquivo em uma pasta, coloque um disquete no drive e execute install.bat ou install64.bat (para sistemas 64-bit). Digite a letra da unidade (99% dos casos a letra A) e aguarde.

Todos os dados do disquete serão perdidos. Certifique-se de fazer o backup dos dados.

2. CD-ROM: identificado como "Pre-Compiled Bootable ISO (.zip)"

Neste caso você irá precisar gravar a imagem do disco. Recomendo que use um CD-RW por questões de economia, assim você pode apagar e reutilizar o disco mais tarde.

Tenha cuidado de gravar a imagem do disco, e não o arquivo da imagem do disco como se fosse um CD de dados.

3. Pendrive: identificado como "Auto-installer for USB Key (Win 9x/2k/xp/7)"

Obs.: Algumas placas mãe mais antigas não aceitam boot por pendrive. Tudo o que você precisa fazer é espetar o pendrive no computador, abrir o instalador automático e selecionar a letra da unidade correspondente ao pendrive.

Todos os dados do pendrive serão perdidos. Certifique-se de fazer o backup dos dados.

Certifique-se de configurar o seu BIOS para buscar setores de boot primeiro na mídia que você utilizou para gravar o programa memtest86+, caso contrário o sistema irá iniciar o sistema operacional ignorando totalmente os outros drives.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...