Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Com Mount !


Visitante

Posts recomendados

Sou novo no mundo do Linux, possuo 2 Hds, um está com Windows XP e Red Hat 8, e o outro só tem dados...

Quando eu "monto" (ex: mount -t vfat /dev/fd0 /root/floppy) o floppy ou a partição que está o Windows XP, só consigo ver os arquivos no modo gráfico, se eu dou ls -l por exemplo ele fala que tem zero arquivos... como faço para ver os arquivos no modo "texto" mesmo?

Outra pergunta, como faço para descobrir qual o nome (tipo hda?) do meu segundo HD que só possui dados?

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos hds:

hda - HD primario master

hdb - HD primario escravo

hdc - HD secundario master

hdd - HD secundario escravo

na bios é possivel identificar a posicao dos hds.

quanto ao mount:

o win xp as vezes esta em ntfs e sera necessario patchs para poder ler este tipo de particao. nestes casos, é preciso mountar a particao com o argumento "ntfs" apos a opcao "-t". quanto ao fato de poder ver os arquivos no modo grafico e no modo texto não... já experimentou mudar de diretorio antes de dar o comando "ls -l"? ou ainda dar o comando (no seu caso) ls -l /root/floppy ???

contudo, devo levar em consideracao q o red hat não usa esta pasta (/root/floppy) como padrão. por isso você n tem permissao para ler ela (somente como root ou com privilegios dele - SU). o padrão é a pasta /mnt/floppy

se você foi no arquivo /etc/fstab , vai ver uma linha que descreve suas particoes. lá havera a linha do diskete. verifique em q pasta o diskete sera mountado. se la estiver tudo correto, para mountar o diskete basta (neste caso) "mount /root/floppy". fica mais fácil né?

já as particoes do windows e o hd de dados podem ser mountados quando o computador inicia. para isso, basta adicionar linhas ao /etc/fstab. para facilitar a sua vida, adicione como opções de mountagem a seguinte linha "umask=0222", como no exemplo: