Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest _tOyoo_

[Resolvido] Ajuda Com Mount !

Recommended Posts

Guest _tOyoo_

Sou novo no mundo do Linux, possuo 2 Hds, um está com Windows XP e Red Hat 8, e o outro só tem dados...

Quando eu "monto" (ex: mount -t vfat /dev/fd0 /root/floppy) o floppy ou a partição que está o Windows XP, só consigo ver os arquivos no modo gráfico, se eu dou ls -l por exemplo ele fala que tem zero arquivos... como faço para ver os arquivos no modo "texto" mesmo?

Outra pergunta, como faço para descobrir qual o nome (tipo hda?) do meu segundo HD que só possui dados?

Obrigado pela atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto aos hds:

hda - HD primario master

hdb - HD primario escravo

hdc - HD secundario master

hdd - HD secundario escravo

na bios é possivel identificar a posicao dos hds.

quanto ao mount:

o win xp as vezes esta em ntfs e sera necessario patchs para poder ler este tipo de particao. nestes casos, é preciso mountar a particao com o argumento "ntfs" apos a opcao "-t". quanto ao fato de poder ver os arquivos no modo grafico e no modo texto não... já experimentou mudar de diretorio antes de dar o comando "ls -l"? ou ainda dar o comando (no seu caso) ls -l /root/floppy ???

contudo, devo levar em consideracao q o red hat não usa esta pasta (/root/floppy) como padrão. por isso você n tem permissao para ler ela (somente como root ou com privilegios dele - SU). o padrão é a pasta /mnt/floppy

se você foi no arquivo /etc/fstab , vai ver uma linha que descreve suas particoes. lá havera a linha do diskete. verifique em q pasta o diskete sera mountado. se la estiver tudo correto, para mountar o diskete basta (neste caso) "mount /root/floppy". fica mais fácil né?

já as particoes do windows e o hd de dados podem ser mountados quando o computador inicia. para isso, basta adicionar linhas ao /etc/fstab. para facilitar a sua vida, adicione como opções de mountagem a seguinte linha "umask=0222", como no exemplo:

# <fs> <mountpoint> <type> <opts> <dump/pass>

/dev/hda1 /mnt/windows ntfs ro,umask=0222 0 0

dai os usuarios normais terao acesso as particoes ntfs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest _tOyoo_
  • Autor do tópico
  • A partição é em fat mesmo, quando eu digito ls -l /root/win ele mostra os arquivos mas quando eu to no /root/win e do ls -l elenão aceita... estranho né...

    eu encontrei o outro hd q é o hdb5 mas não foi no bios... lá nom achei... acho q nom procurei direito =p

    no arquivo fstab ele não mostrando o q eu "monto" mas mostra o q o linux "monta" quando ele inicia, vou tentar adicionar a linha q você falou pra iniciar com o hdb5 já!

    valeu pelas dica, elas me ajudaram bastante!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×