Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Com Mount !


Visitante

Posts recomendados

Sou novo no mundo do Linux, possuo 2 Hds, um está com Windows XP e Red Hat 8, e o outro só tem dados...

Quando eu "monto" (ex: mount -t vfat /dev/fd0 /root/floppy) o floppy ou a partição que está o Windows XP, só consigo ver os arquivos no modo gráfico, se eu dou ls -l por exemplo ele fala que tem zero arquivos... como faço para ver os arquivos no modo "texto" mesmo?

Outra pergunta, como faço para descobrir qual o nome (tipo hda?) do meu segundo HD que só possui dados?

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos hds:

hda - HD primario master

hdb - HD primario escravo

hdc - HD secundario master

hdd - HD secundario escravo

na bios é possivel identificar a posicao dos hds.

quanto ao mount:

o win xp as vezes esta em ntfs e sera necessario patchs para poder ler este tipo de particao. nestes casos, é preciso mountar a particao com o argumento "ntfs" apos a opcao "-t". quanto ao fato de poder ver os arquivos no modo grafico e no modo texto não... já experimentou mudar de diretorio antes de dar o comando "ls -l"? ou ainda dar o comando (no seu caso) ls -l /root/floppy ???

contudo, devo levar em consideracao q o red hat não usa esta pasta (/root/floppy) como padrão. por isso você n tem permissao para ler ela (somente como root ou com privilegios dele - SU). o padrão é a pasta /mnt/floppy

se você foi no arquivo /etc/fstab , vai ver uma linha que descreve suas particoes. lá havera a linha do diskete. verifique em q pasta o diskete sera mountado. se la estiver tudo correto, para mountar o diskete basta (neste caso) "mount /root/floppy". fica mais fácil né?

já as particoes do windows e o hd de dados podem ser mountados quando o computador inicia. para isso, basta adicionar linhas ao /etc/fstab. para facilitar a sua vida, adicione como opções de mountagem a seguinte linha "umask=0222", como no exemplo:

# <fs> <mountpoint> <type> <opts> <dump/pass>

/dev/hda1 /mnt/windows ntfs ro,umask=0222 0 0

dai os usuarios normais terao acesso as particoes ntfs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A partição é em fat mesmo, quando eu digito ls -l /root/win ele mostra os arquivos mas quando eu to no /root/win e do ls -l elenão aceita... estranho né...

eu encontrei o outro hd q é o hdb5 mas não foi no bios... lá nom achei... acho q nom procurei direito =p

no arquivo fstab ele não mostrando o q eu "monto" mas mostra o q o linux "monta" quando ele inicia, vou tentar adicionar a linha q você falou pra iniciar com o hdb5 já!

valeu pelas dica, elas me ajudaram bastante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!