Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PHP-GTK - ToolBar personalizaçao dos botoes


DiF

Posts recomendados

  • Moderador

Boa noite,

A pouco tempo, comecei meus estudos refrente ao PHP-GTK. para quem nao conhece e tem curiosidade, o php-gtk é uma maneira orientada a objetos voltada para a criação de aplicações gráficas com php.

bom minha duvida é a seguinte.. o php-gtk oferece algumas imagens de estoque para a criaçao rápida de botões com imagens.

ele tem uma classe chamada GTKToolBar, naqual contem GtkToolButton.

gostaria de saber se há possibilidades de personalizar estes botões.. ou se eu estou limitado a usar só os botões de estoque do php-gtk.

personalizar botões com imagens da classe GtkButton é simples de fazer.. mas nao sei como personalizar os botões da classe GtkToolButton que é um componente da classe GtkToolBar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom, nao deu nem tempo do pessoal tentar me ajudar.. se é que alguem programa em php-gtk rsrsr só digo que é muito bom o php-gtk deveriam apostar as fichas nele.. vai longe!

bom vou apresentar a solução que encontrei depois de uma lonnnnga pesquisa na internet e em meu livro:

[...]
//cria uma caixa vertical para alocar a barra de ferramentas
$vbox = new GtkVBox;

//instancia a classe GtkToolbar
$toolbar = new GtkToolbar;

//cria um botao da classe GtkToolBar
$addButton = new GtkToolButton;

//adiciona uma legenda ao botao
$addButon->set_label('Adicionar');

//cria o icone do botao
$addButtonIcon = GtkImage::new_from_file('imagens/add.png');

//atribui o icone criado ao botao
$addButton->set_icon_widget($addButtonIcon);

//insere o botao na barra de ferramentas na primeira posiçao
$toolbar->insert($addButton, 0);

//adiciona a caixa vertical na janela criada
$this->window->add($vbox);

//adiciona a barra de ferramentas na caixa vertical
$vbox->pack_start($toolbar, false, false);

[...]

se alguem quiser o codigo completo para ver funcionando.. é só pedir que eu posto aqui. e digo: vale muito a pena gastar um pouco mais de tempo e aprender o php-gtk dá pra fazer aplicativos muiito bons e profissionais.. com acesso a banco de dados e tudo mais.

abraço

Eis uma screen da barra de ferramentas .. e o aplicativo criado com o php-gtk

post-155230-13884961648904_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você obteve a informação que o GIMP é feito com PHP-GTK? A Wikipedia me diz que é C e GTK+ e dei uma procurada por aí e não achei referência alguma a PHP-GTK. Baixei o código fonte e tem C lá no meio.

Eu não acho que seja tão interessante o PHP-GTK. Veja, estamos cada vez mais colocando tudo quanto é tipo de software na web. Qual é a razão de ir contra a maré, ainda mais levando em conta que estamos pegando uma linguagem para a web e levando para desktop. Não estou convencido de que isso dê resultados assim tão bons.

Penso que há alguns programas que não tem jeito, não dá pra ser na web. O Browser, por exemplo. Outros ainda me parece que o browser não vai dar conta, como editores de imagens no nível do Photoshop ou de vídeos. Mas acho que para este tipo de software outras linguagens são mais usadas e mais robustas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@beeblebrox3, primeiro você esta muito errado que pode se basear em referencias ditas no wikipedia que qualquer um pode escrever.

A linguagem php é muito poderosa. e o GTK aumenta o poder. vejo que você nao sabe nada sobre o php-gtk, por acaso ja leu o livro: PHP-GTK - criando aplicaçoes graficas de pablo dall'oglio? é verdade que a tendencia de aplicaçoes seja via navegador na web. mas nao deves que esquecer que o GTK é apenas uma biblioteca que permite aplicaçoes graficas com o php, tendo em vista que ele foi projetado especialmente para a tuar na web.

realmente reconheço que passei uma informaçao equivocada que só vi depois, e esqueci de alterar aqui. mas você esta muito errado em criticar o php-gtk, sem ao menos conheçer mais a dentro. por favor, eu te convido a aprender um pouco mais sobre ele para que possas pelo menos reconhece-lo como uma alternativa de desenvolvimento Acesse os sites relacionados baixe algum programa desenvolvido por mais simples que seja só para ver!

Reconheço que atualmente ele esta um pouco desatualizado, mas nao esta estagnado, recentemente li que esse ano é possivel que a versao php6 e o gtk3 seja lançado, nao dou a informaçao como certa, mas foi o que andei lendo. se realmente vier.. a versao php-gtk3 aparecerá. ate lá vamos esperar!

Gtk+ foi desenvolvido para o GIMP, o GNU Image Manipulation Program. Gtk+ significa GIMP Tool Kit. O GTK+ tem crescido desde os primórdios e agora é usado como parte central do Gnome, o ambiente desktop GNU .

Gtk+ tem sido portado para o BeOS e Win32, fazendo-se a escolha perfeita para ser usado como base para uma extensão do PHP, mantendo o PHP independente de

plataforma e permitindo a criação de aplicações "janelizadas" em PHP para linux, BeOS e Windows.

veja estes dois videos de demonstraçao de um software de gestao empresarial feito com php-gtk.

e por fim... leia este artigo no proprio site do php-gtk: http://www.php-gtk.com.br/article_150?para-aqueles-que-nao-acreditam-no-poder-do-php-gtk

nao podemos desmerecer uma extensao que beneficia muito essa ótima linguagem. Minha empresa usará o php-gtk tambem alem do convencional como alternativas!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...