Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock em Q8200


Bonavit

Posts recomendados

Após ter comprado a placa de vídeo GTX560, percebi que o meu Q8200 está dando gargalo na GTX560 (principalmente no GTA IV), e por isso tô a fim de fazer um overclock no processador. Sou leigo no assunto e por isso estou aqui pedindo a ajuda dos colegas. Não quero nada exagerado, quero ter uma razoável margem de segurança no over.

Vamos as configurações do PC:

Placa mãe

Asus P5KPL-AM-CKD-VISUM-SI

Processador

Intel Core 2 Quad Q8200 2.33Ghz

Memória

2x 2GB RAM DDR2 800Mhz KINGSTON

Vamos as temperaturas:

Processador 49 ºC

Núcleo 1 55 ºC

Núcleo 2 52 ºC

Núcleo 3 62 ºC

Núcleo 4 55 ºC

Placa mãe 42 ºC

Conjunto dissipador

Cooler genérico.

Temperatura ambiente

Varia bastante. Média de 30 ºC no verão.

Fonte de alimentação

FONTE CORSAIR CX430

Vamos as imagens:

SPD

latncia.th.png

Memory

2cdh.th.png

CPU

3cdh.th.png

Mainboard

4cdh.th.png

Acho que é isso. Peço ajuda dos colegas. Meu objetivo maior é aumentar o desempenho em jogos, mas, como já disse, não precisa ser um over exagerado. Quero ter uma boa margem de segurança!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta subir aos poucos o multiplicador, depois que chegar em certo ponto, vai abaixando a tensão pra estabilizar.

Na ativa qual a frequência da sua cpu em 100% de uso? na imagem mostra apenas 2ghz

Amigo, sou leigo no assunto. Acho que não entendi muito bem a sua pergunta. Como vejo qual a frequência da minha CPU em 100% de uso?

Será que ali não aparece 2Ghz porque não havia praticamente programa nenhum aberto? O processador meu processador é 2.33Ghz, mas acho que, quando não há praticamente nenhum programa aberto, é normal aparecer esta clockagem. Posso estar errado, mas acho que já vi a explicação de alguns membros daqui mesmo do CDH sobre este assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu também não entendo muito disso, mas ali a parte do "depois que chegar em certo ponto, vai abaixando a tensão pra estabilizar." não faz muito sentido pra mim...

Pois quanto mais você aumentar o multiplicador mais tensão o CPU vai demandar, então você teria que ir aumentando...

Eu só brinquei com overclock em CPUs AMD, então não sei qual a vCore do seu quad, mas uma técnica que gostei, é colocar a maior vCore segura possível no CPU, e depois ir aumentando o Multiplicador, até aonde teu cooler permitir ou até faltar energia pro CPU, aí quando estabilizar se você achar que tem vCore sobrando diminui aos pouquinhos e ve se continua estável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais alto a tensão, mas quente sua CPU ficara, se aumentar o multiplicador, e diminuir sua tensão, tera um over mais estavel. Entende a linha de raciocinio?

Sobre a Frequencia real de sua cpu, era isso que eu queria saber, qual a real, 2.33 que voce disse, é normal abaixar mesmo em low.Essa linha da intel é meio chata de over, uns 3 ghz seria de bom tamanho, e com cooler intel, tome cuidado com as temp.

Graube, voce mesmo disse para ele diminuir o vcore para estabilizar, porque achou estranho eu dizer para diminuir?

O principio é esse multiplicado alto, e vcore baixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tiago, talvez eu tenha falado bobagem por não saber qual a vCore stock do quad...

Pelo que entendi do seu comentário agora, ali nos prints ela já está acima do Stock, então sua linha de raciocínio segue a minha...

Pra mexer no meu phenom 1100t fiz assim:

Elevei a vCore pra 1.4 (Sei que é "seguro" até 1.5 mas não quis arriscar)

Subi o multiplicador até aonde o Cooler aguentou,

Estabilizei em 4.0, fui baixando a vCore até o processador engasgar por falta de energia, estabilizei em 1.375...

Então Bonavit, imagino que você possa fazer o mesmo... Só é bem chato porque requer muitas reinicializadas (no meu caso não porque tem o AMD Overdrive)

Pelo que o Mr Tiago disse, essa vCore aí já tá boa pra fazer esses procedimentos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por falar em cooler...

Alguém sabe o que significa isso nos coolers? (imagem abaixo)

5cdh.th.png

Isso por acaso significa que o Cooler está operando a 30% de sua capacidade total? Se esse for o caso, não seria mais apropriado aumentar um pouco? Como faço isso?

Cara cooler de GPU é normal operar a 30%...

na verdade a minha 6970 é bem esquentada... pra ela sair dos 30% ela tem que passar dos 90º.

Acho que GPU tem uma forma diferente de lidar com temperaturas.

Com o AMD overdrive eu coloquei o cooler em 100% pra ver se ela parava de ficar em 90º, ela realmente parou, mas fora do meu apartamento dava pra ouvir... hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O procedimento do Graube esta correto.

Temperaturas normais para o cooler padrão da intel são 40º em low, e 65 full, acima de 70° em full é arriscado, ainda mais com cooler padrão.

Porque nao troca o seu cooler? akasa viper custa uns 125, é bom, e vai poder fazer o over tranquilo.

Sobe o multiplicador e ve como fica, sabe entrar na bios e modificar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobe o multiplicador e ve como fica, sabe entrar na bios e modificar?

Pois é cara, não sei direito (apesar de que já dei uma lida em alguns tutoriais e tal, não parece ser difícil).

Eu não sei o que modificar lá... sei que é o FSB mas não sei se tenho que mexer em outra coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem como voce postar fotos da bios? dessa parte

AI Overcloking= Manual

FSB Frequency= 300

DRAM Frequency= Fixe em 667MHz

tensão da memória= Deixe padrão

Over tensão =1.25v

VTT Over tensão=1.2v

Vcore Voltage + 50mv

tenta isso.

depois aumenta

FSB Frequency

Tá aí a imagem (se precisar de mais, é só falar):

foto0019gc.th.jpg

Apenas uma pergunta: a frequência da minha memória é originalmente 800Mhz e a do FSB é 333Mhz. Pra quê diminuir, se o objetivo é justamente fazer um over? Lembrando que no Q8200, a matemática a ser feita é 7x333 e tal.

Edit: aquele DRAM ali quer dizer a frequência da memória RAM? Ou tem algo a ver com o processador mesmo?

Não é mais fácil simplesmente ir aumentando o FSB aos poucos? Meu objetivo é dar um over apenas no processador e tal... Por exemplo, se eu botar 357 no FSB, aí ficaria um total de 2.499.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá aí a imagem (se precisar de mais, é só falar):

foto0019gc.th.jpg

Apenas uma pergunta: a frequência da minha memória é originalmente 800Mhz e a do FSB é 333Mhz. Pra quê diminuir, se o objetivo é justamente fazer um over? Lembrando que no Q8200, a matemática a ser feita é 7x333 e tal.

Edit: aquele DRAM ali quer dizer a frequência da memória RAM? Ou tem algo a ver com o processador mesmo?

Não é mais fácil simplesmente ir aumentando o FSB aos poucos? Meu objetivo é dar um over apenas no processador e tal... Por exemplo, se eu botar 357 no FSB, aí ficaria um total de 2.499.

Quando voce por AI Overcloking em manual, voce vai perceber que a memoria vai ficar em 667MHz

DRAM é a frequência da memoria mesmo, mas as memorias de 800mhz na verdade operam em 667mhz.

O FSB é a frequencia do processador o multiplicador ira multiplicar o que voce por no FSB.

Para um over basico como voce quer, voce ira modificar apenas o FSB mesmo, mas pra voce modificar o FSB, voce deve deixar em AI Overcloking= Manual, e automaticamente ira pedir as outras conf que eu te passei.

Tenta fsb de 357 como voce falou. e o resto como eu falei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando voce por AI Overcloking em manual, voce vai perceber que a memoria vai ficar em 667MHz

DRAM é a frequência da memoria mesmo, mas as memorias de 800mhz na verdade operam em 667mhz.

O FSB é a frequencia do processador o multiplicador ira multiplicar o que voce por no FSB.

Para um over basico como voce quer, voce ira modificar apenas o FSB mesmo, mas pra voce modificar o FSB, voce deve deixar em AI Overcloking= Manual, e automaticamente ira pedir as outras conf que eu te passei.

Tenta fsb de 357 como voce falou. e o resto como eu falei

Beleza, cara. Acho que entendi tudo.

Obrigado pela ajuda. Acho que amanhã vou fazer o over de leve e depois postarei os resultados aqui. Valeu!

Se alguém tiver mais alguma dica, por favor poste aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudei apenas o FSB pra 400, ficando assim com 400x7 = 2.8Ghz.

Deu uma melhorada no desempenho tanto do GTA IV quanto do BF3. Entretanto, o FPS mínimo do GTA IV continua o mesmo - as vezes ele vai pra 20 fps e tal.

Alguma dica? Mudo algo além do FSB? As temperaturas parecem estar ok. Será que tento ir além disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cara acho melhor voce nao mudar mais nao, vai so no FSB mesmo, tenta aumentar mais. Falo por voce nao ter um cooler bom, temperaturas altas podem danificar seu equipamento. Alem disso nesse jogos, o que manda mais é sua VGA, sua CPu overclockada vai apenas ajudar mas nao fazer milagra. Pra voce saber se houve ganho de desempenho, apenas com bach.

http://forum.clubedohardware.com.br/overclocking-q8200-informações/710938

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cara acho melhor voce nao mudar mais nao, vai so no FSB mesmo, tenta aumentar mais. Falo por voce nao ter um cooler bom, temperaturas altas podem danificar seu equipamento. Alem disso nesse jogos, o que manda mais é sua VGA, sua CPu overclockada vai apenas ajudar mas nao fazer milagra. Pra voce saber se houve ganho de desempenho, apenas com bach.

http://forum.clubedohardware.com.br/overclocking-q8200-informações/710938

Parece que no GTA IV, o processador é bem importante para o desempenho. Outra coisa: minha placa de vídeo realmente não é o problema, visto que ela é bem mais moderna e superior ao processador. O problema do meu desempenho realmente é o processador (razão pela qual estou fazendo overclock). Visivelmente ele tá dando gargalo na placa de vídeo. Mas enfim, com 2.8Ghz já deu uma melhorada, mas estou com medo de aumentar o FSB além disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!