Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows XP reiniciando - podem ser setores ruins no HD?


KenxirC

Posts recomendados

Olá pessoal!

Estou precisando de uma ajudinha com esse problema. Tenho um PC antigo, Pentium 4 e 1GB de RAM, mas vou ter que aguentar com ele mesmo e com o XP por mais um tempo...

O PC foi ficando naturalmente mais lento com vários programas instalados e HD muito cheio, mas um belo dia começou a travar pra valer e a resetar sozinho, às vezes simplesmente resetava mas na maioria das vezes aparecia primeiro uma das famosas telas azuis rapidamente seguida de um reset. Por conta disso resolvi fazer backup de uns 350GB de arquivos que estavam nele e foi bem na hora, mais uns três resets depois a partição do drive D simplesmente apareceu como se estivesse vazia e não formatada :confused:

Depois disso o Windows entrava só quando queria e continuava travando e dando resets, achei que o HD estava morrendo... Resolvi formatar e ver se resolvia. Formatei duas vezes e utilizei o CD original da placa mãe com os drivers corretos. No entanto na primeira formatada instalei uns drivers que eu não sabia pra que serviam além dos drivers de LAN e audio, aí o PC continuou resetando com telas azuis. Na segunda formatação reparticionei os drives C e D, formatei os dois novamente e instalei apenas os drivers de LAN, audio e da placa de vídeo NVIDIA GeForce 8400 GS de 512MB, o qual baixei pelo site oficial e conferi direitinho o modelo. Dessa vez parecia que estava tudo correto, atualizei o Windows normalmente, instalei meu Office Student e outros programas sem problemas, mas depois de algum tempo aconteceu de novo, uma maldita tela azul seguida de reset!

Um outro PC já teve o HD queimado aqui em casa, estou achando que pode ser por causa de uma tomada em barra velha pela qual passava a tomada da CPU antes de ligar no estabilizador. Agora está ligado direto no estabilizador, espero que resolva...

Mas o fato é que depois disso eu executei o "chkdsk" do Windows e vi que tanto o drive C quanto o D estavam com setores ruins, os quais eu imagino que sejam isolados após a formatação. É isso mesmo que acontece?? Ou podem ser esses setores ruins os responsáveis pela persistência do problema?? Estou preocupado em perder os novos arquivos gravados nesse HD daqui pra frente...

Eu sei que as telas azuis e os resets podem ocorrer por diversos motivos, mas acabei de reinstalar a máquina com o maior cuidado, sem programas suspeitos nem a possibilidade de ter pegado algum vírus pelo pouco uso nesse meio de tempo e já aconteceu de novo... Apesar disso aconteceu apenas uma vez depois dessa segunda formatação, estou aguardando pra ver o que acontece...

Gostaria de saber se existe algum programa que possa identificar de forma mais apurada o real estado do HD. Existe algum programa que isola de forma eficiente esses setores ruins??

Agradeço qualquer ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, KenxirC :)

Pode ser HD, mas acho mais provável que seja memória.

*Faça o download do MemTest86+

*Descompacte a pasta memtest86+-4.20.iso

*Grave a imagem ISO em um CD.

*Reinicie o computador

*No POST (tela inicial preta), entre no setup (geralmente teclando del, f12 ou simplesmente dar enter e escolha a opção de boot)

*Caso entre no Setup, escolha a opção de boot para unidade de CD

*Relate quantos erros apareceram no campo errors

Fico no aguardo. Abraços ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Djoni!

Obrigado pela dica! :D

Eu gravei num CD e fiz o boot, rodei o teste completo mas não reportou nenhum erro de memória.

Creio que o problema era de instalação, possivelmente algum vírus ou conflito com muitos programas instalados, talvez algum arquivo importante do Windows que tenha sido apagado ou danificado... Ou então problema no HD mesmo.

O estranho é continuar mesmo com a formatação e instalação cuidadosa do Windows, por isso estou preocupado de ser problema no HD mesmo... Mas como eu disse, aconteceu apenas uma vez depois da segunda formatação, não sei se foi apenas coincidência...

você pode me indicar um bom programa pra testar o HD e possivelmente isolar esses setores ruins??

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

*Faça o download do HD Tune

*Clique com o botão direito do mouse em cima do programa baixado, e execute como administrador

*Instale e abra o programa

*Clique na aba [error scan], e clique em [start]

*Ao término do scan, clique no botão [Copy information to clipboard] (clipboardco.jpg) e cole em sua próxima resposta.

*Clique na [Health] e faça o mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

Desculpe pela demora...

Antes de você recomendar o HD Tune eu acabei rodando o teste do HDD Regenerator. Se não me engano ele acusou 28 setores defeituosos, ou 28 setores com partes defeituosas. Mas ele não cita nada sobreesses setores estarem isolados ou não, se podem ser prejudiciais ao funcionamento do HD, etc...

Aqui as informações do teste do HD Tune:

HD Tune: SAMSUNG HD502HI Error Scan

Scanned data : 476749 MB

Damaged Blocks : 1.2 %

Elapsed Time : 111:07

HD Tune: SAMSUNG HD502HI Health

ID Current Worst ThresholdData Status

(01) Raw Read Error Rate 99 7 51 3912 Failed

(03) Spin Up Time 93 93 11 3030 Ok

(04) Start/Stop Count 97 97 0 3517 Ok

(05) Reallocated Sector Count 100 100 10 0 Ok

(07) Seek Error Rate 100 100 51 0 Ok

(08) Seek Time Performance 100 100 15 0 Ok

(09) Power On Hours Count 99 99 0 6190 Ok

(0A) Spin Retry Count 100 100 51 0 Ok

(0B) Calibration Retry Count 100 100 0 0 Ok

(0C) Power Cycle Count 97 97 0 3503 Ok

(0D) Soft Read Error Rate 99 31 0 3402 Ok

(B7) (unknown attribute) 100 100 0 0 Ok

(B8) (unknown attribute) 100 100 0 0 Ok

(BB) (unknown attribute) 100 100 0 6691 Ok

(BC) (unknown attribute) 100 100 0 0 Ok

(BE) Airflow Temperature 74 63 0 437780506 Ok

(C2) Temperature 74 60 0 504889370 Ok

(C3) Hardware ECC Recovered 100 100 0 297026999 Ok

(C4) Reallocated Event Count 100 100 0 0 Ok

(C5) Current Pending Sector 95 94 0 201 Ok

(C6) Offline Uncorrectable 100 100 0 0 Ok

(C7) Ultra DMA CRC Error Count 100 100 0 0 Ok

(C8) Write Error Rate 100 100 0 5 Ok

(C9) TA Counter Detected 99 99 0 12 Ok

Power On Time : 6190

Health Status : Failed

Esse Health Status "failed" significa que não está mais confiável esse HD??

Obrigado pela ajuda até o momento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me dar uma luz sobre esses resultados do HD Tune que postei??

Mais alguma sugestão pra que eu possa me certificar da confiabilidade do meu HD??

Como descrito aqui no tópico, reiniciou com tela azul logo depois da segunda formatada que dei no PC, mas foi só uma vez mesmo, continuei usando por alguns dias até agora e não aconteceu novamente. Pareceu até coincidência, mas os testes realmente indicaram setores ruins no HD, então estou com um pouco de medo de estar usando um HD que vá perder meus dados...

HELP!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ausência. Quando há setores defeituosos, significa que o HD está fisicamente danificado, e que com o tempo a tendência é só piorar, então sugiro que vá preparando seu bolso para comprar outro, fazer backup desse, etc. Por precaução.

Mas esse ainda pode durar um bom tempo, não sei dizer quando. Para melhorar o desempenho dele, sugiro que faça uma formatação de baixo nível. Se for fazê-la, tenha e mente que uma queda de energia ou um desligamento durante a formatação pode danificar completamente o HD, então sugiro que ligue o pc em um nobreak carregado.

E a formatação pode durar até mais que um dia completo.

Me informe o modelo de seu HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a ausência. Quando há setores defeituosos, significa que o HD está fisicamente danificado, e que com o tempo a tendência é só piorar, então sugiro que vá preparando seu bolso para comprar outro, fazer backup desse, etc. Por precaução.

Mas esse ainda pode durar um bom tempo, não sei dizer quando. Para melhorar o desempenho dele, sugiro que faça uma formatação de baixo nível. Se for fazê-la, tenha e mente que uma queda de energia ou um desligamento durante a formatação pode danificar completamente o HD, então sugiro que ligue o pc em um nobreak carregado.

E a formatação pode durar até mais que um dia completo.

Me informe o modelo de seu HD.

Opa! Obrigado por responder, Djoni!

O modelo é esse aqui: SAMSUNG HD502HI 500GB 5400rpm

Aquele resultado que postei ali dizendo "Health Status: Failed" significa algo ruim??

É, eu já imaginava que por precaução a melhor coisa seria trocar o HD, mas queria saber a melhor forma de isolar esses setores ruins para estender um pouco a vida útil desse HD... Qual seia o procedimento para realizar essa formatação de baixo nível??

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

MODERAÇÃO, PODE FECHAR O TÓPICO!

--------------------------------------

Infelizmente não consegui a ajuda que queria, mas já tirei minhas próprias conclusões. O que gerou o problema foi mesmo a tomada em barra ruim que citei, o negócio é ligar o micro sempre direto num estabilizador que esteja em ordem e seja confiável.

Além disso, mesmo rodando diversos programas e executando vários procedimentos para isolar os setores ruins, acabei novamente perdendo arquivos porque o estado do HD só foi piorando. Não perdi nada de importante, mas é sempre uma dor de cabeça...

Também conversei com dois técnicos, eles disseram que esses HDs mais novos não aguentam muito esse lance de isolar setores ruins e ficam cada vez piores mesmo, disseram que os antigos duravam mais nessas condições.

Daqui pra frente, surgindo qualquer problema parecido vou simplesmente fazer o backup o mais rápido possível e me livrar do HD, não vou mais arriscar. Fica a dica pra quem passar por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!