Notebook Acer Aspire 5750
01/08/2011 às 14h07min por Rafael Otto Coelho em Portáteis

Introdução

Vamos dar uma olhada no notebook Acer Aspire 5750, que tem tela de 15,6 polegadas, podendo vir com os processadores Core i3-2310M, Core i5-2410M ou Core i7-2630QM, 2 GB a 6 GB de memória, e disco rígido de 320 GB a 640 GB, além de ter uma porta USB 3.0. O modelo que analisamos foi o 5750-6606, com processador Core i3-2310M, 3 GB de memória e disco rígido de 640 GB. Confira!.

Um ponto de destaque no 5750 é seu chipset, o Intel HM65, o que significa que esse notebook usa processadores Core i3, Core i5 ou Core i7 de segunda geração, baseados na arquitetura Sandy Bridge. Dessa forma, ele é mais atualizado do que o Aspire 5742Z, sobre o qual escrevemos recentemente, que é baseado nos processadores Core i de primeira geração. Para saber mais sobre essa nova geração de processadores, leia nosso tutorial Por Dentro da Microarquitetura Intel Sandy Bridge.

Além das várias versões do modelo Aspire 5750, o fabricante oferece ainda o modelo 5750G, que vem com uma placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GT 540M.

O sistema operacional que vem instalado no Aspire 5750 pode ser o Windows 7 Home Basic (como no produto que temos em mãos) ou o Windows 7 Home Premium.

Vamos analisar esse notebook em detalhes nas próximas páginas.

O Aspire 5750

O Aspire 5750 vem dentro de duas caixas de papelão em forma de maleta, oferecendo boa proteção no transporte. Junto com o notebook vem apenas a fonte de alimentação e alguns folhetos..

Na Figura 1 podemos ver o Aspire 5750. Ele não usa o acabamento “preto piano”, que arranha com facilidade. O acabamento é texturizado e, apesar não riscar, pode ficar com marcas caso seus dedos estejam engordurados.

Acer Aspire 5750
Figura 1: O Acer Aspire 5750

Vendo o aparelho de frente, notamos à esquerda o leitor de cartões compatível com SD, MS, MS Pro, xD e MMC. Ao lado dele, os LEDs de indicação de estado.

Acer Aspire 5750
Figura 2: Frente

Na lateral direita do notebook podemos ver uma porta USB 2.0, uma porta USB 3.0, a unidade óptica (gravador de DVD) e local para a instalação de dispositivo anti-furto da Kensington.

Acer Aspire 5750
Figura 3: Lado direito

Na lateral esquerda, vemos o conector para a fonte de alimentação, porta Gigabit Ethernet, saída de ar do cooler do processador, saída de vídeo VGA, saída HDMI, uma porta USB 2.0 e os conectores de áudio (microfone e fone de ouvido, que também suporta saída SPDIF de 3,5 mm).

Acer Aspire 5750
Figura 4: Lado esquerdo

Visão Geral

Abrindo o notebook, temos uma ideia de seu tamanho. A tela de 15,6 polegadas e resolução de 1366x768 é brilhante, o que pode incomodar por causa dos reflexos. Na parte superior da tela fica a webcam de 1,3 megapixels, com o microfone logo ao lado. A moldura da tela é com acabamento “preto piano” e risca com muita facilidade. Uma coisa que poderia ser melhor nesse notebook é a resolução da tela, já que 1366x768 é comum em notebooks com tela de 14 polegadas ou até menores. O ideal seria uma resolução de 1600x900..

Acer Aspire 5750
Figura 5: O notebook aberto

O Aspire 5750 tem uma característica não muito comum em notebooks: o teclado completo, isto é, com teclado numérico separado. Além disso, as teclas são grandes e bem espaçadas, e a digitação é confortável e precisa. Abaixo do teclado temos o touchpad, que dispõe de barra de rolagem e é sensível a gestos.

Acer Aspire 5750
Figura 6: Teclado

Na parte de baixo, vemos a bateria encaixada e uma tampa que dá acesso aos soquetes de memória e ao disco rígido, sem lacres impedindo o acesso.

Acer Aspire 5750
Figura 7: Vista inferior

Componentes Internos

A bateria com tensão de 11,1 V e 4400 mAh de capacidade dá uma duração de cerca de 3,5 horas com uso médio. Obviamente esse tempo depende de vários fatores, como uso do processador, brilho da tela, utilização da unidade óptica, etc. .

Acer Aspire 5750
Figura 8: Bateria

Abrindo a tampa inferior (basta remover dois parafusos), temos acesso a um compartimento onde ficam a unidade de disco rígido, a placa de rede sem fio (em um slot mini PCI Express) e os dois soquetes de memória. Dessa forma, fazer uma expansão de memória ou troca da unidade de disco rígido é muito simples e rápido.

Acer Aspire 5750
Figura 9: Compartimento para acesso aos componentes

A unidade de disco rígido que equipa nosso notebook é um modelo de 640 GB, 5.400 rpm, SATA-300 da Western Digital, modelo WD6400BPVT.

Acer Aspire 5750
Figura 10: Disco rígido

Componentes Internos (Cont.)

A memória que veio no Acer Aspire 5750 é formada por dois módulos, um de 2 GB e outro de 1 GB, DDR3-1333 (PC3-10700) da Kingston. Embora seja uma configuração razoável para trabalhar tanto com sistemas operacionais de 32 bits quanto de 64 bits, o problema dessa configuração é a impossibilidade de aproveitar um dos módulos caso você queira aumentar a quantidade de memória RAM, já que ambos os slots estão ocupados. O Aspire 5750 aceita até 8 GB de memória usando dois módulos de 4 GB cada..

Acer Aspire 5750
Figura 11: Memória

A placa de rede sem fio que vem no Aspire 5750 é uma Atheros AR5B97, padrão IEEE 802.11b/g/n.

Acer Aspire 5750
Figura 12: Placa de rede sem fio

A unidade óptica é um gravador de DVD da Philips/Lite-on, modelo DS-8A5SH, que pode ser vista na Figura 13. Essa unidade lê e grava CDs na velocidade de 24x, lê DVDs em 8x, grava DVD+R, DVD-R e DVD-RW em 8x e DVD+R DL e DVD-R DL em 4x.

Acer Aspire 5750
Figura 13: Unidade óptica

Software e Utilização

Gostamos bastante do Acer Aspire 5750 em uso. Ele é grande (39 x 25,5 cm), e um pouco pesado (2,6 kg), o que dificulta um pouco para quem precisa carregá-lo para cima e para baixo, mas isso era de se esperar por não tratar-se de um notebook do tipo “ultra portátil”..

A qualidade do áudio do 5750 é excelente, graças a dois potentes alto-falantes na parte superior do equipamento. Quanto ao vídeo, conseguimos assistir filmes em qualidade full HD perfeitamente, sem falhas.

O notebook não vem com discos de instalação do sistema operacional. Porém, você tem a opção de criar DVDs de reinstalação do sistema (4 DVDs virgens são requeridos) que permite que você retorne o notebook ao estado original de fábrica caso necessário. Também há a opção de retornar ao estado original por meio de um aplicativo que utiliza uma imagem do sistema armazenada em uma partição oculta do disco rígido. Bem melhor seria se o fabricante incluísse junto com o notebook um disco de instalação do sistema operacional (no caso, o Windows 7 Home Basic) e outro de aplicativos e drivers, de modo que você pudesse reinstalar o sistema operacional de uma maneira mais personalizada. Por exemplo, o notebook vem com apenas uma grande partição disponível ao usuário, embora muitos prefiram dividir o espaço útil do disco rígido em duas partições, uma para o sistema operacional e outra para os dados.

Como todo notebook, o Aspire 5750 vem com um típico pacote de “bloatware” (programas que vêm pré-instalados e que normalmente não são úteis), que vai fazer você perder algum tempo desinstalando. Dentre eles há o Norton Online Backup e o McAfee Internet Secutiry Suite, ambos como versão demonstrativa de 30 dias. Há ainda o NTI Media Maker 9 e o Microsoft Office Starter 2010, que é uma versão do pacote de programas de escritório da Microsoft que traz apenas o Word e o Excel, ambos de uso livre, mas com propagandas. Alguns jogos e utilitários da Acer vêm pré-instalados, bem como outros programinhas de utilidade duvidosa como o MyWinLocker, Shredder e o eSobi 2. Além disso, o Aspire 5750 vem com o aplicativo Clear.Fi da Acer, que permite que você compatilhe mídias (vídeos, fotos e músicas) entre aparelhos (notebooks, computadores, smartphones e tocadores de mídia) que também tenham esse aplicativo instalado.

No geral, o Aspire 5750 vem razoavelmente pronto para usar, principalmente graças às versões livres do Word e do Excel. O Windows 7 Home Basic, apesar de ter algumas das limitações inexplicáveis também encontradas na versão Starter (como não permitir a troca do pano de fundo da área de trabalho) é uma boa opção para poder usar seu computador com um sistema operacional legalizado e fácil de usar.

Principais Especificações

As principais especificações do notebook Acer Aspire 5750-6606 que analisamos (lembre-se que o fabricante também oferece este produto com outras configurações) incluem: .

Conclusões

Escolher um notebook é um desafio e tanto, mesmo para o usuário ligado no mercado de informática. Há inúmeras opções de tamanho, processador, memória, disco rígido e, claro, preço. Obviamente, a escolha deve se basear na utilização que você terá e no preço. É importante levar em consideração que é mais vantajoso comprar um modelo com componentes mais atuais, fazendo com que o aparelho demore mais tempo para tornar-se obsoleto, além de compatibilidade com tecnologias mais recentes..

É nesse ponto que o Acer Aspire 5750 se destaca: em uma época em que ainda temos no mercado brasileiro notebooks baseados em famílias de processadores bem anteriores, adquirir um equipamento baseado na última geração de processadores é uma boa vantagem, principalmente se esse modelo tem um custo equivalente ao de outros já defasados. Além disso, ele ainda possui uma porta USB 3.0, que já começa a ser uma excelente opção, principalmente para armazenamento externo.

Porém, é bom lembrar que o Aspire 5750 é um notebook relativamente grande (por sua tela de 15,6 polegadas) e portanto não é o mais indicado para quem precisa de grande mobilidade. Ele também não tem uma placa de vídeo de alto desempenho, o que significa que não é indicado para jogos.

Se você procura um notebook com tela ampla, bem atualizado, custo relativamente baixo e com boa possibilidades de expansão, o Acer Aspire 5750 é uma excelente opção.

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Notebook-Acer-Aspire-5750/2329

© 1996-2013, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.