Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
21/08/2006 às 16h28min por Rafael Otto Coelho em Placas-Mãe Soquete LGA775 (Intel)

Introdução

Demos uma olhada na P5VD1-X, placa-mãe da ASUS para processadores Intel soquete LGA775 baseada no chipset VIA PT880 Ultra. Assim como a P5GPL-X, a P5VD1-X faz parte da linha de baixo custo da ASUS (identificada pelo "-X" no final do nome da placa), sendo voltada ao mercado de computadores de nível médio, visto que ela não possui vídeo on-board, que é característica básica dos computadores realmente de baixo custo.

Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
Figura 1: A P5VD1-X.

O visual da P5VD1-X é careta, sem peças coloridas ou recursos mais extravagantes. A ponte norte do chipset é resfriado por um grande dissipador passivo (isto é, sem ventoinha). A ponte sul não possui dissipador de calor. O que chama a atenção logo de cara nesta placa-mãe é a presença tanto de um slot AGP quanto de um PCI Express x16. Falaremos sobre essa peculiaridade mais adiante.

Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
Figura 2: Visão geral.

A P5VD1-X aceita processadores Pentium D, Pentium 4 ou Celeron D baseados no soquete LGA775 com barramento externo de até 1.066 MHz.

Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
Figura 3: Outro ângulo.

Mais Detalhes

Os soquetes para módulos de memória em duas cores já demonstram que a P5VD1-X possui acesso à memória em dual channel, recurso que melhora bastante o desempenho de computadores baseados nos processadores Pentium 4 e Celeron. A placa aceita até quatro módulos DDR-DIMM de 1 GB cada, totalizando 4 GB de memória máxima, podendo ser usados módulos PC2700 (DDR333) ou PC3200 (DDR400).

O conector de alimentação é padrão ATX12V 2.x, ou seja, com 24 pinos, mas nada impede que você conecte uma fonte de 20 pinos e trabalhe normalmente. Nunca é demais lembrar: é melhor usar uma boa fonte de 20 pinos "de marca" do que uma fonte de 24 pinos "genérica".

Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
Figura 4: Conector de alimentação e soquetes de memória.

Na Figura 5 vemos os dois slots para placas de vídeo, um AGP 8X e um PCI Express x16, mas que na verdade, apesar de usar o formato físico do conector x16, trata-se de um barramento PCI Express x4. O fabricante argumenta que não existe grande perda de desempenho, mas como a ASUS não nos envia placas para teste (o exemplar aqui analisado foi emprestado por uma loja amiga), não temos como verificar se essa informação é verdadeira.

Um ponto interessante é que existe a possibilidade de usar os dois slots simultaneamente com placas de vídeo AGP e PCI Express. Convém também salientar que nem toda placa PCI Express x16 é compatível com esse slot.

Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
Figura 5: Slots para placas de vídeo.

Os dois conectores ATA-133 (permitindo a ligação de até quatro periféricos como discos rígidos e unidades de CD ou DVD) ficam na beirada da placa, que é uma excelente localização pois os cabos não precisam passar por cima da placa-mãe, onde atrapalhariam a ventilação.

Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
Figura 6: Conectores ATA.

Mais Detalhes (Cont.)

Próximo à ponte sul VIA VT8237R ficam os dois conectores para discos rígidos SATA-150. A P5VD1-X permite a ligação de dois discos em RAID 0, 1 ou JBOD. Também vemos os conectores do painel frontal, que usa código de cores para identificação.

Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
Figura 7: Conectores SATA e do painel frontal.

Na Figura 8, além dois dois slots para placas de vídeo, vemos os três slots PCI e o conector para unidades de disquete, numa péssima posição.

Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
Figura 8: Slots de expansão.

O painel traseiro da P5VD1-X é bastante simples, tendo apenas como diferencial a presença da saída coaxial de áudio digital. Além disso, temos os conectores "de sempre": teclado, mouse, porta paralela e serial, USB, Ethernet (com LEDs indicadores de estado) e conectores de áudio. Novamente, batemos na mesma tecla: será que encareceria muito o produto se o fabricante incluísse no painel traseiro todos os conectores de áudio? Será que eles acham que qualquer pessoa que use um microfone não tem direito a usar o som de seis canais, ou vice-versa?

Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
Figura 9: Painel traseiro.

O conjunto de acessórios que acompanha a P5GPL-X é o mesmo das outras placas de baixo custo da ASUS: manuais, CD de drivers, espelho traseiro e cabos para unidades de disco.

Placa-Mãe ASUS P5VD1-X
Figura 10: Acessórios que acompanham a placa.

Principais Especificações

As principais características da ASUS P5VD1-X são:

 

Overclock

A P5VD1-X tem opções básicas de overclock, especificamente a possibilidade de configurar a freqüência do barramento externo do processador de 133 a 400 MHz, definir o clock da memória e uma freqüência fixa para o barramentos PCI e AGP, o que oferece maior chance de um overclock de sucesso.

Sentimos falta apenas de opções de ajuste da tensão de alimentação do processador e das memórias. Também há vários ajustes das temporizações da memória.

Conclusões

A P5VD1-X é uma placa com tantos pontos positivos e negativos que fica difícil dizer se é uma boa placa ou não. Tudo vai depender, como se diz, do "gosto do freguês". Ela tem o dual channel, portanto deve apresentar um desempenho de memória superior a outras placas da mesma faixa de preço que não possuem esse recurso. A presença dos dois slots para placas de vídeo pode ser visto como um bônus para quem tem uma placa AGP, e pretende manter essa placa por algum tempo, e posteriormente migrar para uma placa PCI Express. Mas aí vem o problema: essa placa de vídeo, na P5VD1-X, vai funcionar com velocidade de comunicação com o processador reduzida, o que pode comprometer o desempenho em jogos. Também não há garantias de que uma placa de vídeo PCI Express adquirida no futuro vá funcionar nessa placa-mãe, visto ao projeto exótico. Desta forma, se o objetivo do usuário é realmente migrar para o padrão de placas de vídeo PCI Express (já que o AGP já é uma tecnologia ultrapassada), é melhor procurar uma placa-mãe que possua um slot PCI Express x16 "de verdade", como por exemplo sua "irmã", a ASUS P5GPL-X.

De qualquer forma, essa placa não é de todo ruim, pois tem razoáveis opções para overclock, bastante flexibilidade na escolha de placa de vídeo e processador (coisa que a P5GPL-X não apresenta, pois não aceita processadores Pentium D) e, melhor de tudo, não é das mais caras.

Originalmente em http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Placa-Mae-ASUS-P5VD1-X/1263

© 1996-2014, Clube do Hardware - Todos os direitos reservados.

É expressamente proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo e dos textos disponíveis no site principal (http://www.clubedohardware.com.br), no fórum de discussões (http://forum.clubedohardware.com.br), no boletim de notícias enviado por e-mail e em nas nossas páginas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.), seja através de mídia eletrônica, impressa ou qualquer outra forma de distribuição, mesmo citando a fonte e colocando link para o artigo original. Os infratores serão indiciados e punidos com base nas leis nº 9.610 de 19/02/1998 (Brasil), Digital Millenium Copyright Act (DMCA) (EUA) e diretiva 2001/29/EC (União Européia).

Não nos responsabilizamos por danos materiais e/ou morais de qualquer espécie promovidos pelo uso das informações contidas em nosso site, em nosso fórum de discussões, em nosso boletim de notícias ou em publicações feitas em redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube etc.).

Opiniões emitidas por usuários e moderadores não necessariamente refletem a opinião do Clube do Hardware e de sua direção.

Ao acessar o nosso site ou nossa página em redes sociais, você está ciente e concorda com os termos acima.