
Conclusões
Qual das cinco unidades SSD de 240 GB que testamos é a mais rápida? Bem, não houve um ganhador absoluto, já que cada unidade teve pontos fortes e fracos em diferentes testes.
Nos testes de leitura sequencial, a OCZ Vertex 3 MAX IOPS foi a melhor, vencendo as demais unidades por uma boa margem no CrystakDiskMark e no AS SSD. Mas, nos testes de escrita sequencial, a Intel 510 Series foi a melhor. Em ambos os testes de leitura e escrita sequencial, a Crucial M4 C400 apresentou o pior desempenho e foi batida por uma margem grande.
Nos testes de leitura aleatória usando blocos de 512 KB, a OCZ Vertex 3 MAX IOPS saiu na frente em ambos os testes de leitura e escrita. Nos testes aleatórios usando blocos de 4 KB, no entanto, a OWC Mercury Extreme Pro 6G foi a vencedora, sendo mais rápida em três dos quatro testes. No teste de escrita aleatória do CrystalDiskMark usando blocos de 4 KB, a OCZ Vertex 3 MAX IOPS foi mais rápida do que a unidade da OWC por uma margem pequena.
No HD Tune, a OWC Mercury Extreme Pro 6G obteve a maior taxa de transferência média e apresentou o mesmo desempenho da taxa de transferência de pico das outras unidades baseadas no chip SandForce.
Portanto, qual dessas unidades você deve comprar? Bem, se você está procurando por desempenho, a OCZ Vertex 3 MAX IOPS ou a OWC Mercury Extreme Pro 6G são as nossas recomendações. As duas unidades apresentaram pontos fortes e fracos em diferentes áreas, com a unidade da OWC vencendo em sete testes e a OCZ Vertex 3 MAX IOPS em cinco. Elas também estão na mesma faixa de preço.
Embora a Crucial M4 C400 SSD tenha apresentado o pior desempenho, nós devemos considerá-la, pois ela é, nos EUA, US$ 130 mais barata do que as outras unidades incluídas em nosso teste, sendo uma excelente opção para os usuários que não se importam em sacrificar o desempenho em nome do baixo custo. Sua capacidade de armazenamento também é um pouco maior, já que a Crucial não separa parte de sua memória para uso interno (“over-provisioning”).
Nós achamos a Intel 510 Series um pouco cara, mas não hesitaríamos em recomendá-la caso o seu preço ficasse entre o da Crucial M4 C400 e das unidades com chip controlador SandForce. A Mushkin Chronos se saiu muito bem em nossos testes, mas acabou atrás da OCZ Vertex 3 em quatro deles. Embora ainda seja uma unidade rápida, nós gostaríamos de vê-la custando US$ 15 a menos, nos EUA, para ser escolhida em vez das duas unidades SSD com controlador SandForce.
Respostas recomendadas