Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discos Rígidos


     101.129 visualizações    Armazenamento    5 comentários
Discos Rígidos

Conclusões de nossos testes

 A velocidade de um disco rígido é determinada por vários fatores, sendo que o quesito "marca" não entra no mérito da questão. Basta observar o gráfico contendo as taxas de transferência para observar que todas as marcas podem ser igualmente boas ou ruins, pois tudo depende do modelo do disco rígido.

  • Verifique que mesmo discos rígidos de mesma marca e mesma capacidade de armazenamento podem ter performance diferentes dependendo do modelo. Foi o caso dos dois discos rígidos Western Digital de 2.1 GB testados; o modelo AC32100H teve um desempenho melhor que o seu "irmão" AC22100H.
  • Quanto maior o buffer do disco rígido, maior será sua taxa de transferência. Da mesma forma, quanto mais setores ele conseguir transferir por vez (característica chamada blockmode), maior a taxa de transferência.
  • Quanto maior (fisicamente falando) for um disco rígido, maior será o seu tempo de acesso (o que é ruim). Basta comparar o tempo de acesso do disco rígido Quantum Bigfoot 1.2 GB, que é um disco rígido de 5 1/4", com o disco rígido Fireball 1.2 GB, também da Quantum, que é de 3 1/2". O Fireball possui um tempo de acesso bem menor que o Bigfoot, apesar de ambos serem bem parecidos tecnicamente - inclusive da mesma marca.
  • Os resultados do teste de tempo de acesso foram claros: o disco rígido que possui melhor tempo de acesso é o Quantum e o pior, o Maxtor.
  • Em compensação, a taxa de transferência varia muito de acordo com o modelo do disco rígido, e não com a marca. Basta observarmos que a Maxtor fabrica tanto o modelo com a melhor taxa de transferência média (modelo de 1.75 GB) quanto o modelo com a pior taxa (modelo de 1.2 GB).
  • Como os discos rígidos de maior capacidade possuem uma controladora mais avançada, em geral possuem uma taxa de transferência mais elevada.
  • Pensando em comprar um novo disco rígido? Então dê uma olhada antes no site do fabricante na Internet e descubra o tempo de acesso e a taxa de transferência do modelo que você está pensando em comprar. Procure saber também o tamanho do buffer do disco rígido e o seu blockmode. Compare os valores com os resultados que estamos publicando e você saberá se o disco rígido é bom ou não.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Olá!

 

O link para baixar o programa que utilizou para o teste e que eu queria utilizar também para testar meus discos aqui não está funcionando, poderia consertar? ou pelo que parece vocês não fazem mais download de programas? podem me indicar aonde posso baixar esse programa? porque eu pesquisei e apareceu vários e como não sei nada sobre esse programa especifico que vocês utilizaram para comparar fiquei em duvida!

@Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gabriel Torres disse:

@Rei Da Tecnologia Este artigo é de 1997 ou seja de 20 anos atrás! :tw_dizzy:

 

Atualmente, use o seguinte programa para testar desempenho de discos rígidos:

 

CrystalDiskMark: http://crystalmark.info/software/CrystalDiskMark/index-e.html

 

Jesus Cristo!

Eu esqueci totalmente de ver a data do artigo! me desculpe! mas de qualquer forma, obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero que não tenha problema comentar num tópico tão antigo. Eu decidi ver a quanto tempo o fórum existe e estou me divertindo com essas notícias, é engraçado pensar como hoje em dia 1 TB de HD não é o suficiente e a "alguns" anos atrás 2,1 GB era o high end. Essa notícia tem quase a minha idade e é muito bom ver como a tecnologia evoluiu em quase 23 anos, quem sabe como estaremos daqui mais 23 anos então.

Também tem o crescimento do fórum, antigamente ter uns três comentários na notícia era muito, hoje são páginas e mais páginas de conversas e opiniões. Espero que o fórum continue firme e forte como está desde 96, e que daqui "23 anos" eu ainda possa ver essa história da tecnologia.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!