Usando o Sirus
Quando nos deparamos com um headset 5.1, sempre pegamos faixas de teste para este fim. No caso, usamos as oferecidas gratuitamente pelo site Lynne Music e Stealth Settings. Através do “console de mixagem tática” e dessas faixas, é possível calibrar o volume dos canais de acordo com o gosto do usuário. Esse módulo é o grande achado do produto porque permite controlar o som quase como um DJ mesmo, em plena partida de um jogo sem que seja necessário sair e abrir um aplicativo de áudio. Durante nossas partidas de Battlefield Bad Company 2 – jogo que consideramos com uma das experiências sonoras mais complexas e possantes –, conseguimos diminuir o grave das explosões (que são muitas) sem necessariamente tirar os olhos da tela ou dar Alt+Tab para um aplicativo qualquer. Aliás, sentimos que falta grave ao headset. Se o programa da CM Storm viesse com um mixer melhor, isso poderia ser corrigido.
Também notamos diferença na conexão do Sirus via plugues analógicos e USB. Ligado via console, o som ficou mais chapado, sem tantas nuances, enquanto que a experiência via plugues de áudio foi melhor. São necessárias algumas partidas para o ouvido se acostumar com o surround dentro do confinamento do fone de ouvido (que, afinal, não é o espaço de um home theater 5.1, logicamente) e assim tirar proveito tático de reconhecer que há um inimigo por trás ou um tanque está se aproximando pelo flanco esquerdo. Em jogo, aproveitamos a decolagem de helicópteros aliados para, debaixo dos veículos, captar a passagem do som pelos canais como se ele desse mesmo uma volta completa por cima.
No que o Sirus decepcionou um pouco foi a captação do microfone. É preciso dobrá-lo bem sobre a boca e deixar o volume no máximo (tanto no jogo quanto no gerenciador de áudio do Windows) para evitar reclamações do tipo “sua voz está baixa” e “não escuto você” que ouvimos nos primeiros testes. Por outro lado, ele não captou sons distantes da rua que às vezes incomodam os companheiros de jogo – o que acontece em modelos com microfones mais sensíveis. Contudo, a CM Storm entrou em contato conosco e disse que o microfone da primeira leva do Sirus, enviado para testes, foi modificado para a versão que chega às lojas. Segundo a assessoria, ele agora é um tipo diferente e unidirecional. Portanto, a opinião anterior se baseia no que modelo testado.
No quesito conforto, um dos mais importantes para quem vai passar horas jogando, o Sirus tem uma robustez que engana, pois é bem confortável, apesar de não ser exatamente leve na cabeça. O isolamento acústico dos fones, especialmente os de tecido, é grande – telefones tocaram e não notamos ao jogar.
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