

Distribuição da Potência
Na Figura 27 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação da Tagan TurboJet TG1100-U95.
Figura 27: Etiqueta da fonte de alimentação.
Como você pode ver esta fonte de alimentação tem quatro barramentos virtuais de +12 V.
Com base nos dados mostrados na página anterior concluímos que a potência máxima teórica da linha +12 V é de 2.057 W, a da linha de +5 V é de 286 W e da linha de +3,3 V é de 189 W.
Como já dissemos anteriormente, a corrente/potência máxima que cada linha pode realmente fornecer dependerá de outros componentes usados, especialmente do transformador, da bobina, da bitola do fio e até mesmo da largura das trilhas da placa de circuito impresso.
Para a saída de +12 V a Tagan colocou 20 A para cada um dos quatro barramentos virtuais da fonte – a Enermax colocou 17 A para cada barramento de +12 V em sua Galaxy 1000 W, porém a Galaxy tem cinco barramentos. Isto resultaria em 240 W por barramento ou 960 W no total – o valor rotulado pela Tagan.
Para a saída de +5 V a Tagan colocou uma corrente máxima de 28 A (a Enermax colocou 30 A para a Galaxy 1000 W), que é igual a 140 W, enquanto que para a saída de +3,3 V o fabricante colocou uma corrente máxima de 28 A (a Enermax colocou 30 A para a Galaxy 1000 W), ou 92,4 W. Entretanto, na etiqueta a Tagan diz que a potência combinada das saídas +5 V e +3,3 V é de 180 W, o que é estranho, já que essas duas saídas usam dois circuitos independentes (apesar de usarem a mesma seção de chaveamento).
De qualquer forma todas as saídas foram rotuladas com uma corrente muito abaixo da corrente máxima que cada retificador pode fornecer, mas como mencionamos várias vezes, a corrente/potência máxima dependerá de outros componentes, já que todos os retificadores usados são superdimensionados.
Infelizmente não temos os equipamentos necessários para fazer um teste de verdade de fontes de alimentação; precisaríamos criar uma carga real de 1.110 W para verificarmos se esta fonte de alimentação consegue fornecer ou não a sua potência rotulada. Nossos amigos do site alemão Planet3Dnow.de têm um equipamento desses e eles queimaram uma Tagan TG1100-U95 quando tentaram colocar mais de 768 W a 25° C nas linhas de +12 V.
Além disto, como um comentário final, a Tagan não especifica a temperatura em que a fonte de alimentação é rotulada. Normalmente quando nenhuma referência à temperatura é feita assumimos que ela seja rotulada a 25° C, que é uma temperatura muito abaixo da temperatura real de trabalho de uma fonte de alimentação. Lembre-se que a potência máxima que uma fonte de alimentação pode fornecer diminui com o aumento da temperatura interna. Aqui é importante notar que a Galaxy 1000 W da Enermax é rotulada a 50° C e também de acordo com nossos amigos do Planet3Dnow.de, ela pode realmente fornecer a potência anunciada.
Respostas recomendadas