

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da 3R System iCEAGE IA450HP80. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte usa uma ponte de retificação KBU806, que suporta até 8 A a 100° C se um dissipador de calor for usado, o que não é o caso. Em uma rede elétrica de 115 V esta fonte seria capaz de extrair até 920 W; assumindo uma eficiência de 80%, esta ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 736 W sem a sua queima. É claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.
Figura 9: Ponte de retificação.
Normalmente fontes de alimentação de baixo custo sem circuito PFC ativo são baseadas no obsoleto projeto meia-ponte. Para nossa surpresa a iCEAGE IA450HP80 é baseada na configuração de chaveamento direto com dois transistores, a mesma utilizada por fontes com PFC ativo. Esta é a primeira vez que vimos uma fonte de alimentação sem PFC usar esta topologia.
Na seção de chaveamento outros dois transistores de potência MOSFET 2SK4108 são usados na configuração direta com dois transistores, como mencionamos no parágrafo anterior. Cada transistor suporta até 20 A a 25° C em modo contínuo ou até 80 A a 25° C em modo pulsante. Infelizmente o fabricante não informou os limites de corrente em 100° C. Esses transistores possuem uma resistência máxima de 210 mΩ quando estão ligados, característica chamada RDS(on). Este número indica a quantidade de potência que será desperdiçada, portanto quanto menor este valor melhor, já que menos potência será desperdiçada, aumentando assim a eficiência.
Figura 10: Transistores chaveadores.
Os transistores chaveadores são controlados por um controlador PWM UC3843.
Figura 11: Controlador PWM.
Respostas recomendadas