

Conclusões
A BFG MX-550 provou ser um excelente produto caso você respeite seu limite de capacidade rotulado.
Se você extrair até 80% (440 W) desta fonte, sua eficiência será de pelo menos 84,5%. Com ela fornecendo até 60% (330 W) da sua capacidade de potência máxima rotulada você verá uma eficiência entre 86% e 88%, o que é sensacional. Ao extrairmos sua potência máxima rotulada a eficiência caiu para 81,6% – não tão bom quando os outros resultados, mas ainda acima de 80%.
O nível de ruído elétrico foi muito baixo, muito aquém do máximo permitido, e as tensões estiveram sempre dentro do limite de 3% de seus valores nominais.
Nós tivemos dois problemas com esta fonte. O primeiro foi que ela queimou quando a sobrecarregamos. É bom lembrar, no entanto, que as proteções da fonte entraram em ação e a fonte desarmou três vezes antes de finalmente “morrer”. Está claro para nós que isto foi um problema de superaquecimento e por isso seria melhor se a BFG tivesse usado retificadores de +12V com uma área de dissipação maior (tecnicamente falando: ter usado retificadores com encapsulamento TO-247 em vez de TO-220).
O segundo problema foi que a ventoinha auxiliar não entrou em ação automaticamente: nós tivemos que colocá-la para girar manualmente com ajuda da ponta de um lápis. Talvez esta tenha sido uma das razões pelas quais o dissipador de calor do secundário superaqueceu e queimou o retificador de +12 V.
Esses problemas, no entanto, não afetarão 99,99% dos usuários, portanto se você é um usuário comum não se preocupe com isso (nós temos de dar a BFG o benefício da dúvida no problema da ventoinha e assumir que recebemos uma amostra com defeito).
Esta fonte compete em preço e recursos com a Antec NeoPower 550 W, uma fonte de alimentação que obteve os mesmos resultados da BFG MX-550 (alta eficiência entre 83,3% e 88%, baixos níveis de ruído e ripple e perfeita estabilidade das tensões) em nossos teste e que conseguimos sobrecarregar em até 650 W sem problemas (este modelo da Antec usa retificadores com encapsulamento TO-247 em vez de TO-220 – traduzindo: os retificadores são fisicamente maiores, permitindo uma melhor dissipação do calor). Honestamente, entre as duas nós recomendamos o modelo da Antec, já que não tivemos problemas com esta fonte e ele apresentou uma eficiência maior ao fornecer 550 W.
Isto não significa que a MX-550 não seja um bom produto, pelo contrário, esta fonte da BFG certamente agradará o usuário médio.
Respostas recomendadas