

Introdução
A Gigabyte, tradicional fabricante de placas-mães, também entrou no mercado de fontes de alimentação. Vejamos como a Superb 550P (GE-P450P-C2) se sai em nossos testes.
Logo de cara ficamos desapontados com esta fonte ao olharmos atentamente a caixa do produto: esta fonte não é de 550 W como você poderia deduzir a partir do seu nome, mas uma fonte de 450 W com potência de pico de 550 W. Nós esperaríamos este tipo de atitude de um fabricante chinês “Xing Ling”, mas um fabricante de placas-mães de primeira linha tentar enganar seus clientes é inadmissível. Isto não seria um problema se lojas on-line como a Newegg.com não caíssem nesta armadilha listando esta fonte como sendo de 550 W. A Newegg.com também lista esta fonte como tendo certificação 80 Plus, o que não é o caso.
Figura 1: 450 W contínuos, 550 W de pico.
A propósito, esta fonte é fabricada pela AcBel Polytech.
Figura 2: Fonte de alimentação Gigabyte Superb 550P.
Figura 3: Fonte de alimentação Gigabyte Superb 550P.
A Gigabyte Superb 550P tem 14 cm de profundidade. Ela tem uma ventoinha de 120 mm localizada em sua parte inferior. Como você pode ver na Figura 2, esta fonte tem circuito PFC passivo e não ativo e por isso ela ainda tem uma chave 115 V/230 V. Pelo menos ela é baseada em uma topologia mais moderna (chaveamento direto com um transistor) – a maioria das fontes de alimentação sem PFC ativo é baseada na obsoleta topologia meia-ponte, que apresenta baixa eficiência.
Esta fonte não tem sistema de cabeamento modular e todos os cabos utilizam proteções de nylon, mas só no cabo principal da placa-mãe que esta proteção sai de dentro da fonte (veja Figura 3). Todos os cabos usam fios 20 AWG, que são mais finos do que o mínimo recomendado, exceto o cabo ATX12V/EPS12V, que usa fios 18 AWG (a bitola correta a ser usada). Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos (47 cm).
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V (38 cm).
- Um cabo com um conector de seis/oito pinos para placas de vídeo (40 cm).
- Dois cabos com dois conectores de alimentação SATA e um conector de alimentação para periféricos cada, 40 cm até o primeiro conector, 12 cm entre os conectores.
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete, 40 cm até o primeiro conector, 12 cm entre os conectores.
Esta configuração é compatível com um produto de 450 W.
Figura 4: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas