

Análise do Primário
Nós estávamos bastante curiosos para verificarmos quais componentes foram escolhidos para a seção de potência desta fonte de alimentação e também como eles foram interligados, ou seja, o projeto usado. Estávamos dispostos a ver se os componentes realmente forneceriam a potência anunciada pela Huntkey.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação D15XB80 em seu estágio primário, que pode fornecer até 3,2 A (a 100° C) sem um dissipador de calor instalado, que era o caso. Se a Huntkey tivesse instalado um dissipador de calor nesta ponte sua corrente máxima passaria para 15 A. Isto era algo a Huntkey definitivamente deveria ter feito, pois a ponte usada limita o máximo de corrente que esta fonte pode entregar. Em 115 V esta unidade poderia puxar até 368 W da rede elétrica (115 V x 3,2 A); assumindo uma eficiência típica de 80%, essa ponte permitiria esta fonte de alimentação entregar somente até 294 W sem a queima desse componente. É claro que estamos falando especificamente deste componente e o limite real vai depender de todos os demais componentes usados nesta fonte de alimentação.
Figura 9: Ponte de retificação.
Na seção de chaveamento dois transistores NPN de potência FJP13009 são usados na configuração meia-ponte. Eles podem fornecer até 12 A em modo continuo ou até 24 A em modo pulsante, que é o caso. Ambos valores são rotulado a 25°C. Esta antiga configuração é típica em fontes sem PFC ativo e tradicionalmente fontes baseadas nela apresentam eficiência mais baixa.
Figura 10: Transistores chaveadores (o segundo transistor está do outro lado do dissipador de calor).
Respostas recomendadas