Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação LEPA G850-MAS


     19.485 visualizações    Energia    2 comentários
Teste da Fonte de Alimentação LEPA G850-MAS
Produto Recomendado

Análise do Secundário

A LEPA G850-MAS usa um projeto síncrono, significando que os retificadores foram substituídos por transistores MOSFET. Além disso, esta fonte utiliza um projeto DC-DC, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação menores conectadas ao barramento de +12 V principal. Ambos os projetos são usados para aumentar a eficiência da fonte.

A saída de +12 V usa cinco transistores MOSFET IPD031N06L3 G, cada um suportando até 100 A a 100° C em modo contínuo ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 3,1 mΩ. Esses transistores são controlados por um circuito integrado SP6019 e estão localizados em uma placa menor conectada à placa de circuito impresso principal. 

LEPA G850-MAS
Figura 16: Os transistores de +12 V

Os conversores DC-DC estão localizados na mesma placa de circuito impresso que o sistema de cabeamento modular. Ambos são gerenciados por um controlador PWM APW7159, com cada saída usando dois transistores MOSFET AP72T03GH, cada um suportando até 63 A a 25° C ou 44 A a 100° C em modo contínuo ou até 190 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) máximo de 9 mΩ

LEPA G850-MAS
Figura 17: Os conversores DC-DC

LEPA G850-MAS
Figura 18: Os conversores DC-DC

As saídas desta fonte são monitoradas por um circuito integrado WT7502, que suporta apenas proteções contra sobretensão (OVP) e subtensão (UVP). 

LEPA G850-MAS
Figura 19: Circuito de monitoramento

Esta fonte utiliza uma combinação de capacitores eletrolíticos japoneses, da Chemi-Com, e capacitores sólidos para a filtragem de suas saídas. Ver Figura 20.

LEPA G850-MAS
Figura 20: Capacitores


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gostei bastante dos resultados da fonte e ela oferece bom custo e ótima regulação de tensão. Achava que se sairia mal no ripple, mas até aí ela foi bem. Só precisava de um teste para saber se esta seria uma ótima saída para não pegar a HX850 V2 por $50 a mais, e isso se confirmou. Aliás, a Corsair precisa melhorar sua política de preços já pois tem muitas fontes com desempenho parecido ou melhor por custo menor lá fora. As Lepa G-Series (e futuramente Seasonic G-Series) são bons exemplos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo teste, nunca tinha ouvido falar da LEPO e vem com uma fonte muito parecida com a HX-850 da Corsair; é muito bom termos alternativas mais em conta porque está feia a coisa em termos de qualidade/preço não temos opção e ficamos presos a poucos modelos caros e difíceis de encontrar aqui no Brasil; tomara que apareçam ainda muitas outras alternativas, afinal, nada como uma boa concorrência para acabar com a exploração e ganância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!