Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Nexus RX-8500 850 W


     29.718 visualizações    Energia    0 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Nexus RX-8500 850 W

Análise do Secundário

Enquanto que a RX-6300 (630 W) usava um projeto parcialmente síncrono em seu secundário, a RX-8500 utiliza um projeto padrão com seis retificadores Schottky 40CPQ045, cada um suportando até 40 A (20 A por diodo interno a 120° C, queda de tensão de 0,43 V).

Como mencionamos, esta fonte usa dois transformadores. O primeiro transformador é usado para gerar metade do barramento principal de +12 V e a saída de +5 V, enquanto que o segundo transformador é usado para gerar a outra metade do barramento principal de +12 V e a saída de +3,3 V.

A corrente máxima teórica que cada linha pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 - D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo de retificação. Apenas como um exercício podemos assumir um ciclo de trabalho típico de 30%.

A saída de +12 V é produzida por quatro dos retificadores disponíveis, o que nos deixa com uma corrente máxima teórica de 114 A ou 1.371 W.

A saída de +5 V é produzia por um dos retificadores, o que nos dá uma corrente máxima teórica de 29 A ou 143 W.

A saída de +3,3 V é produzida pelo o último retificador, o que nos dá uma corrente máxima teórica de 29 A ou 94 W.

Fonte de alimentação Nexus RX-8500
Figura 12: Retificadores.

O secundário é monitorado por um circuito integrado PS223, responsável pelas proteções da fonte, como sobrecarga de corrente (OCP), sobretensão (OVP) e subtensão (UVP). Qualquer outra proteção que esta fonte possa ter é implementada fora deste circuito integrado. Como você pode ver claramente na Figura 13, esta fonte tem um sensor de temperatura além do sensor presente no dissipador de calor do secundário, o que normalmente significa que a fonte tem proteção contra superaquecimento (OTP).

Fonte de alimentação Nexus RX-8500
Figura 13: Circuito de monitoramento.

Os capacitores eletrolíticos do secundário também são taiuaneses da Teapo e rotulados a 105° C.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!