

Introdução
A Silencer 610 EPS12V é uma fonte de alimentação de 610 W da PC Power & Cooling que usa o design de uma fonte de alimentação para PC tradicional com uma única ventoinha de 80 mm em sua parte traseira. Apesar do visual espartano, esta fonte de alimentação tem PFC ativo, dois conectores de alimentação para placas de vídeo LI ou CrossFire, conector EPS12V e é rotulada a 40° C. Dessa forma o fabricante garante que esta fonte fornecerá verdadeiramente 610 W de potência. Na verdade esta fonte vem com um relatório de teste gerado por uma máquina chamada Chroma 8000 (provavelmente a máquina testadora de fontes de alimentação mais topo de linha disponível no mercado hoje) mostrando não apenas esta fonte pode fornecer seus 610 W, mas que ela pode chegar ao máximo de 680 W. Como de costume, nós desmontamos completamente esta fonte de alimentação para darmos uma olhada a fundo em seu projeto e componentes e também a testamos para ver se ela realmente fornece 610 W de potência.
Figura 1: Silencer 610 EPS12V da PC Power & Cooling.
Figura 2: Silencer 610 EPS12V da PC Power & Cooling.
Você pode ver o relatório que vem com esta fonte de alimentação na Figura 3.
Figura 3: Relatório gerado pela Chroma 8000 para esta fonte de alimentação.
De acordo com o relatório, esta fonte de alimentação da PC Power & Cooling pode realmente entregar a sua potência rotulada, fornecendo 680 W de pico e oferecendo uma eficiência de 84,5% em 615 W, o que é absolutamente sensacional (o fabricante diz que esta fonte tem uma eficiência de 83%). Claro que faremos um teste de carga e eficiência para ver se podemos realmente confiar nos números divulgados pelo fabricante.
Quanto maior a eficiência melhor – uma eficiência de 80% significa que 80% da potência extraída da rede elétrica é convertida em potência nas saídas da fonte de alimentação e apenas 20% é desperdiçada, o que significa uma conta de luz mais baixa – só para você ter uma ideia, fontes de alimentação convencionais possuem uma eficiência entre 50% e 60%.
O PFC ativo (Fator de Correção de Potência), por outro lado, oferece uma melhor utilização da rede elétrica e permite que esta fonte de alimentação esteja de acordo com leis européias, o que permite à OCZ vendê-la neste continente (você pode ler mais sobre PFC em nosso tutorial Fontes de Alimentação). Na Figura 1 você pode ver que esta fonte de alimentação não tem uma chave 110V/220V, característica esta presente em fontes de alimentação com PFC ativo.
Esta fonte de alimentação vem com sete cabos de alimentação para periféricos: dois cabos de alimentação auxiliar PCI Express para placas de vídeo, um cabo de alimentação para periféricos contendo dois conectores de alimentação padrão e um conector de alimentação para unidade de disquetes, dois cabos de alimentação para periféricos contendo três conectores de alimentação padrão para periféricos cada e dois cabos contendo três conectores de alimentação Serial ATA cada.
Um dos conectores de alimentação para a placa de vídeo pode ser transformado em um conector de 8 pinos, como você pode ver na Figura 4.
Figura 4: Este conector de alimentação de 6 pinos para a placa de vídeo pode ser transformado em um conector de 8 pinos.
O revestimento plástico usados pelos cabos de alimentação principal da placa-mãe parte de dentro da fonte de alimentação – algo que sempre destacamos que os fabricantes deveriam fazer.
Esta fonte de alimentação tem um conector ATX12V, um conector EPS12V e o conector de alimentação principal pode ser usado tanto em placas-mães com 20 pinos ou quanto nas atuais placas-mães com 24 pinos.
Todos os fios usados nesta fonte de alimentação são de 18 AWG, o que é bom o suficiente para a faixa de potência desta fonte. Fontes de alimentação mais baratas usam fios de 20 AWG ou até mesmo de 22 AWG, que são mais finos.
Apesar de a PC Power & Cooling ter pagado para ter seu próprio número UL, JonnyGuru diz que esta fonte de alimentação é na verdade fabricada pela Seasonic, mas não fomos capazes de confirmar esta informação.
Respostas recomendadas