

Distribuição da Potência
Na Figura 12 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação da Silencer 610 EPS12V.
Figura 12: Etiqueta da fonte de alimentação.
Como você pode ver na Figura 12, a PC Power & Cooling rotulou esta fonte como tendo apenas um barramento de +12V. Na verdade PC Power & Cooling já vem há algum tempo defendendo o uso de um único barramento em vez de múltiplos barramentos virtuais, como você pode ver no site deles como sendo o mito número oito sobre fontes de alimentação.
Dentro da fonte, no entanto, encontramos a marcação de dois barramentos virtuais de +12V na placa de circuito impresso, como você pode ver na Figura 13. De acordo com a PC Power & Cooling esta marcação está errada e esta fonte tem realmente apenas um barramento de +12V.
Figura 13: Dois barramentos virtuais marcados na placa de circuito impresso, apesar de esta fonte usar um projeto com um único barramento.
Nós obtivemos uma resposta bastante elucidativa do fundador da PC Power & Cooling, Doug Dodson, como você pode ler abaixo.
“Esta fonte usa um único barramento. Caso contrário haveria um circuito de proteção de sobrecorrente separados para cada saída. Em vez disso, existe uma única proteção geral. A marcação na placa de circuito impresso está errada e deveria ter sido removida desde que decidimos abandonar projetos com múltiplos barramentos. Todas pessoas que fossem submeter esta fonte a testes deveriam testar isso por conta própria.
Se ela tivesse múltiplos barramentos a fonte de alimentação desligaria se um dos dois barramentos puxassem mais de 20 A. Qualquer um pode provar que só existe um único barramento puxando 49 A do que ele acha que é o barramento +12V1 ou o +12V2 e verá que a fonte de alimentação não desligará.
A razão que deixamos o +12V1 e o +12V2 na placa de circuito impresso é que queríamos ludibriar nossos concorrentes já que éramos os únicos a fazer projetos com um único barramento e estávamos tendo muito êxito com isso. Então admitimos nossa vantagem e começamos a nos vangloriar por isso.
Para finalizar, quando fazemos uma declaração técnica, pode acreditar que é verdade.”
A potência e as correntes rotuladas estão dentro das especificações dos semicondutores usados nesta fonte de alimentação.
Mais uma vez gostaríamos de lembrar que esta fonte de alimentação é rotulada a 40° C. Normalmente quando nenhuma alusão a temperatura é feita, os fabricantes assumem 25° C, que é uma temperatura muito abaixo da temperatura de funcionamento real de uma fonte de alimentação. Lembre-se que a potência máxima que uma fonte de alimentação consegue fornecer diminui com o aumento da sua temperatura interna.
Agora que nós temos todos os equipamentos necessários pra fazer um verdadeiro teste de fonte de alimentação nós verificaremos se esta fonte é capaz de fornecer a potência rotulada.
Respostas recomendadas