Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower Grand 750 W


     43.544 visualizações    Energia    5 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower Grand 750 W

Análise do Secundário

Esta fonte de alimentação usa um projeto síncrono em seu secundário, o que significa que os retificadores Schottky foram substituídos por transistores MOSFET de modo a aumentar a eficiência.  Além disso, a fonte usa um projeto DC-DC no secundário, o que significa que ela é basicamente uma fonte de +12 V com as saídas de +5 V e +3,3 V sendo produzidas por duas fontes de alimentação separadas conectadas na saída de +12 V.

A saída de +12 V é gerada por cinco transistores MOSFET IPP034NE7N3, cada um capaz de fornecer até 100 A a 100° C em modo contínuo ou até 400 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) de apenas 3,4 mΩ. Três deles são usados na retificação direta, enquanto os outros dois são usados na porção “giro livre” da retificação.

Thermaltake Toughpower Grand 750 W
Figura 14: Transistores de +12 V

Assim como a maioria das fontes de alimentação que utiliza conversores DC-DC no secundário para gerar as saídas de +5 V e +3,3 V, a Toughpower Grand 750 W tem duas placas de circuito impresso separadas instaladas no secundário, uma para cada saída. Cada conversor é gerenciado por um controlador PWM APW7073 e usa dois transistores MOSFET ME90N03 – 60 A a 25° C ou 47 A a 70° C em modo contínuo, 240 A a 25° C em modo pulsante, RDS(on) de 9 mΩ – e dois transistores MOSFET ME70N03S – 62 A 25° C ou 50 A a 70° C em modo contínuo, 100 A a 25° C em modo pulsante, RDS(on) de 11 mΩ.

Thermaltake Toughpower Grand 750 W
Figura 15: Um dos conversores DC-DC

Thermaltake Toughpower Grand 750 W
Figura 16: Um dos conversores DC-DC

O secundário é monitorado por um circuito impresso PS223, que suporta proteções contra sobretensão (OVP), subtensão (UVP), sobrecarga de corrente (OCP) e superaquecimento (OTP). O circuito contra sobrecarga de corrente tem quatro canais (+3,3 V, +5 V e dois +12 V), mas o fabricante decidiu usar apenas um dos canais de +12 V disponíveis para fazer com que esta fonte tivesse apenas um único barramento de +12 V.

Thermaltake Toughpower Grand 750 W
Figura 17: Circuito de monitoramento

Metade dos capacitores eletrolíticos do secundário são japoneses da Chemi-Com e a outra metade são capacitores sólidos.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Pra que aquele conector EPS se ela ja tem dois ATX? tem alguma placa mãe que use dois EPS?

E realmente, a Thermaltake tem que rever o preço desta fonte, mas é comum as fontes da thermaltake custarem bem mais do que deveriam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante esse certificado de "80 Plus Gold" dado a uma fonte que não apresenta eficiência maior de 87% em carga máxima. Já sei que esse certificado é emitido pela Ecos em testes com temperatura ambiente de 23º e que em temperatura elevada a eficiência cai, mas isso é um outro papo.Os testes realizados pelo CdH são os que para mim são reais. Continuando,eu fico com a Corsair AX850, a OCZ Z 850 e a NZXT Hale90, que foram citadas pelo CdH, para fazer uma comparação de qualidade e preços. Isso sem dizer que elas me atraem muito mais, pois o preço influencia bastante a escolha, junto com a qualidade, é claro. Mais uma coisa que para mim é importante: o visual dessas três que citei dão um banho nessa Thermaltake, que é muito feia.

Ótimo teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!