Introdução
Finalmente iniciamos nossa rodada de testes de placas-mães PCI Express para processadores soquete 939. A primeira placa para esta nova plataforma que testamos foi a KN1 Extreme, da ECS.
A KN1 Extreme é a placa-mãe topo de linha da ECS para processadores Athlon 64 e Athlon 64 FX, usando o chipset nForce4 Ultra da NVIDIA.
Figura 1: Caixa da Placa-Mãe KN1 Extreme.
Placa-Mãe ECS KN1 Extreme.
Como todas as placas da série Extreme, a KN1 é super colorida. A placa tem a cor púrpura metálico, os soquetes de memória são na cor azul e amarelo, diferenciando os canais da memória, os conectores das portas Serial ATA são na cor laranja, um slot PCI chamado de PCI Extreme é amarelo, os conectores IDE principais são na cor verde limão e o suporte do dissipador de calor do processador é laranja. O chipset nForce4 Ultra é resfriado por um enorme dissipador de calor ativo (isto é, com ventoinha) prateado. Esta ventoinha – que é transparente – emite um ruído agudo que incomoda bastante, simplesmente inaceitável nos dias de hoje.
Em nossa opinião tanto o tamanho do dissipador como a velocidade de rotação desta ventoinha são exagerados e desnecessários, já que outras placas que testamos e que utilizam o mesmo chipset usam dissipadores pequenos com ventoinhas de baixa rotação. Pelo tamanho do dissipador, acreditamos que, só ele, sem o uso de uma ventoinha já seja suficiente para refrigerar corretamente o chipset nForce4 Ultra.
Figura 3: Dissipador de calor ativo do chipset nForce4 Ultra.
Assim como a sua irmã menor KV2 Extreme, que já testamos, a KN1 Extreme também possui o recurso Doctor LED que consiste em um LED de alto brilho de cor azul na frente de cada slot. Estes LEDs piscam quando não existe nenhuma placa conectada ao slot ou quando uma placa conectada não está bem encaixada, ficando acesos quando existe uma placa conectada, indicando o bom funcionamento do slot.
Figura 4: Doctor LED em ação.
Outra novidade é uma coifa de acrílico verde limão na parte de trás da placa que junto com uma ventoinha ajuda a resfriar os transistores MOSFET e a retirar o ar quente daquela região, imitando alguns fabricantes que já utilizam este recurso há algum tempo. No caso desta placa, acreditamos que se os transistores contassem com dissipadores de calor a eficiência deste recurso seria maior. Sinceramente, do jeito que este recurso está ele é pouco eficiente e só ajuda a gerar ainda mais ruído. Felizmente a ventoinha utilizada na coifa é mais silenciosa do que a utilizada no chipset. Por causa desta coifa não existe espaço para o conector DB-25 utilizado pela porta paralela. Esse conector está disponível através de cabo adaptador que acompanha a placa.
Figura 5: Coifa traseira que auxilia na ventilação.
A KN1 Extreme conta com quadro soquetes DDR-DIMM, aceitando até 4 GB de memória DDR266/333/400. A ECS usou a cor azul nos soquetes 1 e 2, e amarelo nos soquetes 3 e 4. Para utilizar o recurso DDR Dual Channel basta instalar os módulos nos soquetes de mesma cor que não há erro: você estará usando o esquema DDR Dual Channel.
Respostas recomendadas