Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Solução de Refrigeração Líquida da Intel


     88.650 visualizações    Refrigeração    1 comentário
Solução de Refrigeração Líquida da Intel

Detalhes Técnicos

Como mencionamos, o sistema de refrigeração líquida da Intel tem apenas dois componentes, ao contrário dos outros sistemas de refrigeração líquida tradicionais que têm quatro. O que eles fizeram foi colocar a bomba na parte de cima do bloco do processador e remover o reservatório. A Intel explicou que nos sistemas tradicionais o reservatório é necessário apenas por causa do vazamento de água inerente ao sistema. O principal motivo  do vazamento de água é encontrado nos tubos de borracha: eles são muito permeáveis. Portanto, trocando os tubos de borracha por tubos de metal para transportar a água, a Intel foi capaz de remover o reservatório.

Solução de Refrigeração Líquida da Intel
Figura 5: Sistema de refrigeração líquida tradicional.

Solução de Refrigeração Líquida da Intel
Figura 6: Modelo da Intel.

Claro que esta mudança trouxe um efeito colateral: a solução da Intel não é tão flexível (literalmente). Na verdade, isto é exatamente o que a Intel queria. Em vez de um sistema difícil de montar voltado para usuários avançados, a Intel queria um sistema pronto para ser usado, que não precisasse de manutenção, e que pudesse ser facilmente produzido em grande escala.

O líquido refrigerante é feito de água com 35% de propileno glicol e vem de fábrica selado dentro do sistema para ser usado pelo resto da vida do equipamento. O usuário não deve inserir nada no sistema para começar a usá-lo, não sendo necessária a substituição do líquido refrigerante durante a vida útil do equipamento.

Na Figura 7 você ver um diagrama em bloco das fases de teste do sistema de refrigeração líquida da Intel. Primeiro o motor é testado. Em seguida vácuo é criado dentro do sistema para ver se o mesmo pode suportá-lo (em caso positivo, o sistema segue para a próxima fase). Então gás hélio é inserido dentro do sistema e uma espectrometria de massa é feita para verificar se existe vazamento. Na quinta fase o líquido refrigerante é inserido no sistema e então o sistema é selado e pronto para ser vendido.

Solução de Refrigeração Líquida da Intel
Figura 7: Diagrama em bloco das fases de teste.

Daremos agora uma olhada em alguns dados importantes referentes ao desempenho do sistema.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Muito bom esse artigo, uma otima solução para quem não possui espaço, mas me pergunto se a bomba não vai ajudar a aquecer a água e não é descrito nada referente a isolação térmica da bomba contra o bloco de cobre, e que a temperatura minina não foi descrita ou melhor dizendo a quantos graus o processador vai operar?????

se alguem souber alguma novidade extra sobre esse produto deixe sua mensagem pois me interessei muito em adquiri-lo

abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!